Pular para o conteúdo principal

Quanto custa SEO - Projeto de otimização de site

Houve um tempo que poucos empresários sabiam o que era SEO. Mas com o passar dos anos, graças às divulgações de agências e eventos de marketing digital, muitos já sabem sobre esse recurso do marketing. Caso desconheça, sugiro a leitura do artigo o que é SEO.

Divulgar é sempre necessário, desde o velho marketing tradicional (como TV, Rádio e Impressos) e isso inclui a internet. Parece loucura, mas ainda há empresas que acreditam que basta lançar um site, fazer algumas interações nas redes sociais, e pronto, os clientes vão brotar do além. A internet é um local cheio de canais e muito mais concorrentes.

Marketing de busca: um tentáculo do marketing digital


Além de investir em redes sociais, e-mail marketing, design, há um campo do marketing digital que mais traz resultados diretos para qualquer tipo de empresa. O marketing de busca.

Aproximadamente 96% dos internautas realizam buscas sobre produtos, serviços e informações. A grande maioria das pesquisas são realizadas no Google. O marketing de busca tem como objetivo aumentar a visibilidade das empresas tanto nos espaços patrocinados (mais comum é uso do Google Ads) quanto nos orgânicos (gratuitos) - obtém-se resultados com estratégias de SEO (Otimização de Sites para Mecanismos de Pesquisas) dos resultados de buscas

Quanto custa SEO


Qual é o preço de uma consultoria de SEO para a empresa?

Costumo dizer que cada caso é um caso. O custo para se realizar as estratégias de SEO e conseguir melhor visibilidade nos resultados orgânicos depende das dificuldades do projeto. Alguns critérios são avaliados.

  • Autoridade e relevância do domínio
  • Facilidades ou dificuldades do sistema do site
  • Média de acessos e posições orgânicas atuais
  • Nível de qualidade dos concorrentes nos resultados de pesquisas
  • Nível de concorrência para as principais palavras-chave
  • Atual situação do layout, conteúdo e arquitetura da informação do site
Se o seu site já tiver alguma relevância interessante, sistema bom, já otimizado para dispositivos móveis, a consultoria SEO preço pode chegar em torno de R$ 1,5 mil até R$ 3,5 mil. Se o site for novo e a concorrência alta, o tempo de projeto se prolonga bastante, por isso pode chegar R$ 5 mil ou mais.


Vídeo sobre como trabalho com a consultoria de SEO



Em média, SEO quanto custa

De toda a experiência em projetos, os valores mais comuns são:

  • R$ 1.500,00 - para otimizações locais
  • R$ 3.000,00 - para otimizações regulares, onde a situação atual do site é relativamente favorável
  • R$ 5.000,00 - para otimizações difíceis, onde a situação atual do site é complicada por conta dos fatores abordados acima
  • R$ 7.000,00 ou mais - para otimizações de altíssima concorrência ou com necessidades de otimizar uma grande quantidade de páginas pela abrangência de mercado


Projetos para SEO precisam ser feitos por profissionais qualificados, pois as etapas de otimização são complexas, abrande pesquisas de palavras-chave, análises de concorrentes, otimizações técnicas no HTML, todo o conteúdo, divulgação em canais relevantes para construir autoridade, entre outros fatores.

Convido a conhecer o portfólio de projetos de SEO feitos desde 2010.


Anunciar no Google quanto custa?

Quanto custa Adwords - links patrocinados

Muitos têm a política de cobrar porcentagem sob o investimento. Geralmente não faço isso nos primeiros meses, pois até alinhar bem as campanhas, descobrir as palavras que mais convertem leva tempo.

O que sempre recomendo é iniciar investimentos em mídia mínimo de R$ 500,00 para segmentos locais e R$ 1.500,00 para segmentos nacionais. A mão de obra para gestão das campanhas de anúncios Google variam pela quantidade de campanhas e conjuntos de anúncios necessários.

Vale notar que o Google cobra por clique, e o custo por clique nos anúncios depende do leilão de palavras-chave e o índice de qualidade do seu site. Aí entra a importância de um consultor qualificado e certificado pela Google acompanhar diariamente as campanhas e anúncios, somente assim é possível obter os melhores resultados pagando menor valor possível.

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista, sócio da agência K2 Estratégia Digital, uma agência que obtém sucesso em todos os projetos. Está entre as 10 melhores agências do Brasil pelo RD Station em 2 categorias. Focada no marketing imobiliário. Analista de SEO, desde 2010 experiência no mercado.


Certificado Inbound Marketing

Postagens mais visitadas deste blog

O que é SEO On Page e Off Page?

Texto para loja online - e-commerce

Links em fórum de discussão são ruins?

Como vender roupa infantil pela internet