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O que é SEO e como funciona SEO - Otimização de Sites

Saiba o que é SEO (Otimização de Sites) para pesquisas orgânicas

Saiba o significado de Search Engine optimization - Otimização de Sites

Ter um determinado site no ar não significa que ele esteja ativo na rede. Isso mesmo. Do que resolve ter um site, por mais lindo que ele seja, se não há visitantes? Mais de 75% dos usuários da internet pesquisam por produtos e serviços utilizando mecanismos de busca. O maior deles no Brasil é o Google.

Se o usuário pesquisar determinado conteúdo usando a palavra-chave mais relevante do seu negócio e seu site não aparece nas primeiras posições, certamente está perdendo a oportunidade de ter contato com milhares de possíveis clientes todos os meses.

Mas afinal, o que é SEO?



Significa Search Engine Optimization. Definindo para um bom português, são várias técnicas fundamentais para deixar seu site adequado para os mecanismos de busca, visando melhorar o posicionamento das páginas de seu site nos resultados orgânicos.

Mas SEO vai muito além de melhorar seu site nos mecanismos. Também é muito importante para melhorar a qualidade geral de todas as páginas online de seu site,  criando relações amigáveis com os mecanismos e com os usuários. Tenha em mente: a qualidade do conteúdo é fundamental.

Por que contratar consultoria de SEO - Otimização de Sites?

Agora que você tem uma noção sobre o que é e como funciona SEO, vamos saber como a Otimização de Sites é ótima pelo princípio básico:

Aumentar o número de visitantes qualificado.

Estar bem posicionado no Google resulta muito mais acessos às suas páginas, e consequentemente, aumentará as chances de contração de serviços ou venda de produtos, no caso de lojas virtuais.

Existem dois modos de seu site estar em posições privilegiadas:
SEO e Links Patrocinados - a diferença entre as ações de marketing de busca.
A cor verde são os resultados orgânicos.
A cor vermelha são links patrocinados




  • Links Patrocinados: é um leilão de palavras-chave onde o anunciante cria campanhas com grupos de termos buscados pelos usuários. Dependendo do número de solicitações, qualidade e investimento, o seu website aparecerá na primeira página do Google nas áreas publicitárias. O anunciante paga por cada clique recebido. Saiba como anunciar no Google.
  • Links Orgânicos: o alvo de SEO. Não é mais interessante ter visitantes no seu site sem investir nada por isso? Os resultados orgânicos são determinados por vários fatores, entre os principais são: qualidade do site, bons títulos de página, conteúdos de qualidade, presença de palavras-chave certas, entre muitos outros fatores. Estar bem posicionado resulta em muitos acessos para o site, sem pagar por clique.
Saiba o que é Search Engine Optimization, também conhecido como Otimização de Sites ou SEO.

Os primeiros resultados podem começar a aparecer a médio e longo prazo. Nenhuma agência ou profissional de SEO pode prometer e dar garantias absolutas de que o site estará na primeira página do Google, por exemplo. A otimização de sites não promete, melhora as chances do mecanismo de busca considerar o website relevante na rede.

Agora que você sabe o que é e qual o significado do marketing de busca, o SEO, conte com nossa consultoria e melhore a qualidade de seu website.


Processos da consultoria de SEO


  1. Reunião inicial para entender o cenário ideal, o que se espera de um projeto de SEO, os problemas atuais, objetivos, público-alvo, entre outros fatores;
  2. Pesquisas de palavras-chave mais relevantes do negócio, para atrair usuários qualificados;
  3. Análise de concorrentes para entender os pontos fortes e fracos no âmbito do marketing de busca;
  4. Otimizações internas do site, desde questões técnicas do HTML, estruturação, velocidade de carregamento, usabilidade, até pelas melhorias dos conteúdos;
  5. Otimizações externas, com a produção e divulgação de conteúdos de qualidade;
  6. Muitos relatórios para compreender os cenários, o que melhorar.
Cada ação tem um conjunto de metodologia que se estendem a longo prazo. Por exemplo, a otimização de conteúdo pode levar vários meses para conclusão. Os resultados são duradouros, pois tendo sucesso em posições com palavras-chave adequadas, certamente crescem os números de conversões.

Lembre-se: aumentar as vendas no Google é mais importante do que só aumentar o tráfego. Aumento de tráfego pode ser apenas uma consequência. O importante é gerar o tráfego qualificado.


Google considerada ações de SEO como Spam?

Definitivamente que não. Profissionais capacitados e responsáveis melhoram a qualidade do site. Isso é fundamental para o Google, que visa a satisfação do usuário. A otimização de sites ajuda o mecanismo a exibir sempre páginas de alta qualidade. Assim todos ganham: quem consulta pesquisa, o site, o Google.






é jornalista diplomado desde 2009. É especializado em SEO e produtos otimizados. Adora blogs, bem posicionados.

Comentários

  1. Amauri Bruker29/01/2014 03:04

    achei muito interessante as suas explicações sobre o que é e como funciona as ações e o marketing de SEO. Eu participei de alguns cursos e palestras sobre o assunto por que eu tenho uma rede de sites, trabalho com vários ramos. Vou sempre acompanhar vossos artigos e certamente caso ache a necessidade de contratar teus serviços entro em contato por que eu realmente achei interessante suas reportagens, ouvi a sua entrevista e percebemos que você domina muito bem o assunto. Estás de parabéns caro Paulo.

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  2. Bruna Maressi29/01/2014 12:12

    Muito explicativo Paulo. Sou jornalista e muita gente fala agora das questões de SEO mas muitos, como eu, não sabem o que significa. Já assisti vídeos legais. Gostei muito das suas explicações. De fato, se dedica bastante nesses tipos de trabalhos hein. Vou pesquisar você no Facebook e vou te adicionar. Sempre compartilha conteúdos lá? Abraços e sucessos nos seus trabalhos.

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  3. Marcelo Furoki Ashida04/02/2014 07:05

    Eu acho que no Brasil o termo de SEO ainda é pouco falado e praticado. Mas vejo muitas agências picaretas que promentem 100% de posições.... esse artigo é bem explicativo para quem não sabe nada do que é otimização de sites. Legal...

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    Respostas
    1. Oi Marcelo.
      Sempre temos que tomar muitos cuidados em relação a isso. Eu, por exemplo, jamais digo com 100% de certeza que vou colocar determinado site na primeira página com todas as melhores páginas. Nosso trabalho e melhorar a qualidade do site e isso naturalmente nos ajuda e ter relevância.

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  4. Lucas Camarra04/06/2014 19:51

    Eu conheci seu site pela comunidade de tecnologia do Google+. Comecei a estudar melhor essa questão de otimização depois que resolvi abrir a minha primeira loja online, isso foi no ano passado. E mesmo assim de lá para cá muita coisa mudou. Também já assisti ao vídeo que fala sobre o que significa o SEO e achei bem legal, explicativo. Só estou com uma dúvida. É possível otimizar uma página de rede social para estar bem posicionado nas pesquisas?

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  5. Luciana Miren05/08/2014 10:38

    Um ótimo artigo. Tenho um blog de quadros em 3D e pretendo abrir uma loja virtual. Comecei a estudar sobre o que seria SEO para aumentar o tráfego do blog e no futuro ter sucesso com minha loja online. Gostei bastante do áudio, uma reportagem legal sobre o assunto. Parabéns. Foi bem esclarecedor.

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    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Luciana. Ações de otimização sempre dão bons resultados principalmente quando focamos em qualidade para os usuários. Recomendo que invista na otimização por que se faz sucesso para blog também pode ser bem interessante para sua loja virtual.

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  6. Luiz Nogari24/02/2015 12:55

    Muito importante saber o que é otimização de site. Não fazia ideia do que era SEO. Um amigo meu recomendou fazer no meu site para poder aumentar o tráfego orgânico. Ainda tive algumas dúvidas, mas lendo seu artigo deu para compreender como funciona. Parabéns.

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Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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