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O que é Google Adwords

Eu sou especializado em marketing de conteúdo, assessoria de imprensa e desde 2011 trabalho com técnicas de SEO. Mas em 2014 me especializei também em Adwords

Para os empresários ou profissionais do marketing parece quase impossível alguém não saber o que é Google Adwords. Mas há sim muitas empresas que ainda estão entrando no meio digital, deixando de ser meramente presentes no mundo físico. Para estes, tudo é novidade, por que geralmente começam a pesquisar como investir na internet quando há algum projeto em andamento.

Mas o que é Adwords?


Trata-se de um programa de publicidade do Google (links patrocinados) onde os anunciantes podem exibir anúncios das empresas nos seguintes locais:
  • Nos resultados de pesquisa: dentro da lista de resultados do Google, os anúncios são exibidos na parte superior e lateral.
  • Afiliados Adsense: outros sites e principalmente blogs podem disponibilizar espaços para que sejam exibidos anúncios do Google. Os anúncios de sua empresa podem aparecer em outros sites que tenham conteúdos relacionados ao seu negócio.
  • Lista de produtos: também conhecido como Google Shopping. É um comparador de preços que pode exibir seus produtos nos resultados de pesquisa ou dentro da plataforma do Google Shopping.
  • Vídeos do Youtube: configurando para isso, você pode exibir vídeos de propaganda dentro dos vídeos dos usuários. Também são exibidos anúncios de textos nas páginas do Youtube.

Meu conhecimento consiste em configurar contas, criar campanhas, grupos de anúncios, pesquisa e inserção de palavras-chave e conteúdos dos anúncios. São feitos análises das páginas de destino, custos das palavras-chave, conversão, entre outros. Tudo para conseguir a conversão gastando o mínimo possível.

Como funciona Google Adwords?

São diversas ações que podem ser usadas. Mas basicamente basta ter uma conta Google, como o Gmail. Após, deve-se configurar a conta, como a moeda que vai trabalhar, fuso horário e país padrão. Isso só pode ser alterado uma única vez.
Após, importante criar uma estrutura de campanha. O mais comum é se basear na estrutura do seu site.
Fonte: cursodeadwords.org

  • Campanhas: um exemplo simples é pensar campanhas para cada linha de produtos. Se você trabalha com loja de bebê, ideal é criar campanha para roupas de menino, outra campanha para roupas de menina, outra campanha para brinquedos e outra campanha só para divulgar a marca da empresa. É nesse nível que configura-se os locais geográficos, horários de exibição, o orçamento diário e quais dispositivos.
  • Grupos de anúncios: dentro da campanha de roupas menino, você pode criar um grupo só de bodies e outro só para calças. É nesse nível que há controle de palavras-chave e de lances para cada termo de pesquisa.
  • Palavras-chave e anúncios: dentro de cada grupo você vai inserir palavras-chave relacionadas, desenvolver os anúncios de textos e/ou gráficos e as páginas de destino de cada anúncio.

Vantagens de anunciar no Adwords

Quais são as vantagens do Adwords

  • Sua marca disponível para milhões de pessoas todos os dias. Milhares de internautas realizam pesquisas nos mecanismos de busca para encontrar informações sobre serviços e produtos. 
  • Com a publicidade dos Links Patrocinados, os anúncios são exibidos para as pessoas que estão pesquisando por serviços e produtos exatamente no momento que procuram.
  • O anunciante só paga quando o usuário clicar no anúncio exibido.
  • É possível determinar quanto investir em suas campanhas de palavras-chave, evitando surpresas desagradáveis no orçamento.
  • O anunciante ainda tem a possibilidade de aumentar alcance de seus anúncios por meio do sistema Rede de Display. O Google conta com inúmeros parceiros que exibem as publicidades oriundas dos anunciantes. O meio mais comum é pelo Google Adsense. Por exemplo: um determinado blog pode disponibilizar seu espaço para que as publicidades do Google sejam exibidas nas páginas. O mais interessante é que seu anúncio só será exibido nas páginas que tenham relação com seu serviço ou produto ofertado. 
  • Outros produtos Google também podem exibir sua publicidade, como no Youtube, Gmail, Orkut, entre outros, abrangendo ainda mais  o número de usuários que podem ter acessos ao seu site.

Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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