Pular para o conteúdo principal

Marketing de conteúdo na web

São estratégias para criação de conteúdos que tem como objetivo informar e solucionar os problemas dos usuários. Em troca, o criador desse conteúdo "vende" serviços adicionais ou divulga uma marca

Houve um tempo que o marketing agressivo e que interrompe o cotidiano das pessoas funcionava. Imagine você escutando um programa de rádio ou TV preferido e no meio do conteúdo surgem as publicidades, como merchandising e intervalos publicitários. Essas propagandas muitas vezes surgem em momentos inoportunos e que não interessam ao público. Mas isso sempre funcionou? Até poucos anos sim, mas agora resulta muito pouco.

Se sempre funcionou, por que agora não é eficaz?

Por que não havia outro canal onde a publicidade quase sempre não é invasiva, no caso, a internet. Não tinha jeito, a comunicação das empresas era somente por mídias impressas (jornais e revistas), TV e Rádio. Mas agora há a internet que torna o consumidor o grande maestro de decisões, define qual conteúdo deseja acompanhar. Com o marketing de conteúdo você praticamente pede licença ao usuário para mandar os seus conteúdos. Eu explico.


O processo prático do marketing de conteúdo e funil de vendas

Infográfico sobre como funciona o funil de vendas por meio do marketing de atração
Fonte: Resultados Digitais

  • O site do seu negócio precisa ter um canal de comunicação que atraia interessados. Os mais utilizados são blogs ou módulos de notícias.
  • Esses conteúdos, que geralmente são artigos e vídeos, são pautados para solucionar os problemas dos usuários. Veja bem. Não venda nada, apenas oferece conteúdo de alto valor gratuito.
  • Nesses conteúdos são oferecidos ainda mais informações aprofundadas por meio de e-books, mais vídeos, infográficos, entre outros. Em troca, para ter acesso a mais conteúdos úteis, o usuário deixa e-mail, nome e outras informações úteis para a empresa. Pronto, você gerou o que chamamos de Leads.
  • A partir do momento que a pessoa deixa contato para receber materiais, significa que houve interesse pelos conteúdos que oferece. Mande os materiais e continue mandando enquanto ele aceita. Quanto mais o usuário consumir suas informações, mais preparado estará para fechar negócio.
  • Por meio de sistemas de automação, basta avaliar o quanto de conteúdo o usuário acessou e se está pronto para fechar negócio. Em caso positivo, basta o comercial da sua empresa entrar em contato para efetuar a venda.
Repare que o processo é oferecer conteúdo gratuito, a pessoa é atraída para o canal (blog, Youtube, Facebook, entre outros), deixa contatos para receber mais conteúdos. Basta a empresa "educar" o usuário para fechar negócios futuramente. É uma publicidade que não invade os momentos das pessoas.

Esse tipo de marketing está atrelado, também, nas estratégias de SEO, pois ultimamente o algoritmo do Google busca mais qualidade nesse sentido, do que coisas técnicas apenas do site. Mas muito além da otimização, a principal função dessa área é "dar informação e solução para receber negócios em troca".


O marketing de conteúdo tem como objetivo conquistar o interesse das pessoas pelos conteúdos e informações para depois engajar vendas. Também é conhecido como marketing de atração, por que desperta o interesse pelos conteúdos ao invés de produtos ou marcas. O marketing tradicional simplesmente oferece produtos e serviços e muitas vezes em momentos inoportunos para os leitores ou telespectadores. Não é à toa que leitores de mídias impressas praticamente ignoram as propagandas - Jornalista Paulo Augusto Sebin

O sentido do marketing de conteúdo

Imagem ilustrativa para produtos digitais

Os usuários não querem mais simplesmente comprar. Eles pesquisam, buscam soluções para seus problemas para depois decidirem se compram um produto ou contratam um serviço. A produção de conteúdo com qualidade surge para atender essa demanda de usuários tão exigentes.

Tipos de canais

1. Produtos digitais

E-book
Uma das melhores ferramentas para atrair a atenção dos usuários. O principal objetivo é levar conteúdo de qualidade de alto interesse dos leitores. Em troca, os usuários deixam e-mails para receber o material, criando assim uma rede de contatos valiosos para a empresa.

Vídeos
Muitas pessoas procuram soluções por meio de vídeos, não em artigos escritos. Por isso, trabalho na produção de vídeos que tem como objetivo ganhar posição nos resultados orgânicos do Google e Youtube. O conteúdo de fato precisa solucionar os problemas das pessoas, pois assim há um melhor engajamento.

Palestra online ou webnário
Organizo palestras online ao vivo ou gravada. O conteúdo tem como objetivo solucionar problemas e em troca cria-se uma rede de contato muito rica. Além da palestra, também aplico recursos de divulgação para atrair os usuários.

2. Artigos e postagens

Houve um tempo que os blogs eram mal vistos e não havia expectativas para que desse certo. Erraram. Os blogs hoje são as principais ferramentas de divulgação na internet. As publicações de maiores sucessos são as que oferecem conteúdos de alta qualidade, que resolvem os problemas dos usuários. Não são apenas textos, mas devem oferecer vídeos, infográficos, podcast, entre outros. Crio artigos em geral focados na otimização.

3. Link Building

Estratégia adotada em SEO, mas muitas empresas procuram profissionais capazes de divulgar sites na web. É praticamente um misto de estratégias de assessoria de imprensa para portais de notícias com interações em sites populares, como fóruns, classificados online, comentários de qualidade, entre outros, que tenha como objetivo solucionar problemas dos usuários e obter backlinks de qualidade.

4. Conteúdos para e-commerce

A maioria das lojas online simplesmente cadastram produtos e pronto, achando que os usuários vão amar e comprar. Toda a página de produto envolve um processo de compra. Por isso presto assessoria para oferecer a melhor experiência para o usuário, como o uso adequado da imagem, oferta de vídeos relacionados, artigos e postagens sobre o produto, e descrição persuasiva e otimizada para mecanismos de pesquisas.

Comentários

Postagens populares

Texto para loja online - e-commerce

Assuntos deste artigo:
Texto de apresentação para loja virtualConteúdo para categorias e descrições de produtosTexto pronto, bem, depende do uso. Cuidado com conteúdo duplicadoQual melhor texto para divulgação da loja virtual em canais externos?O grande problema hoje é conteúdo duplicadoTipos de páginas da sua loja virtual 1 - Como fazer texto de apresentação para loja virtual O primeiro visitante do seu site precisa conhecer mais detalhes do seu negócio. Não adianta ter bom layout, produto bom e qualidade no atendimento. Acredite, não menospreze os conteúdos de apresentação do e-commerce, pois usuários buscam informações mais importantes da história da sua empresa, há quanto tempo está no mercado, dados de contato e localização para pesquisar a respeito do seu negócio.

E quais tipos de conteúdo de apresentação sua loja virtual precisa ter?
Vamos começar com o famoso Quem Somos Comece com uma história impressionante, e toda empresa tem uma boa história que fundamenta o início do negóc…

O que é SEO On Page e Off Page?

Entenda tudo sobre o que é SEO
A otimização de sites para os mecanismos de pesquisas passa por diversos processos. Criar ou manter um site que atenda todas as qualidades exigidas pelos mecanismos, principalmente o Google, não é uma tarefa fácil. Engana-se quem pensa que SEO os resultados são rápidos e tão pouco tem datas definidas para um projeto.


A otimização de sites tem começo, mas dificilmente tem fim. Isso mesmo. Caso já tenha ouvido falar em projetos de SEO com trabalhos em determinados meses, e pronto, é mentira. Além das ações para arrumar a casa, é sempre necessário uma continuidade na otimização, pois o algoritmo do Google está sempre em mudanças, concorrentes podem ganhar relevância de um mês para o outro, novas páginas que surgem em um site ou blog precisam ser otimizadas, entre outros.

Basicamente, a otimização é divida em: SEO On Page e SEO Of Page.
Carregando…
Solicite orçamento para consultoria de SEO O que é SEO On Page Antes, convido a assistir ao vídeo que explico em…

Como vender roupa infantil pela internet

Assuntos deste artigo:
Contextualização sobre o mercado de roupa infantil na internetVender roupa infantil na internet não é tão fácilOs 5 passos sobre como vender roupa infantil pela internetPortfólio: casos de sucesso de SEO, incluindo loja de roupa infantil online Contextualização sobre mercado de roupa infantil na internet
O mercado para público infantil é um campo fértil para vendas. O Brasil é um dos países que mais se consome produtos e serviços nesse segmento. Até algumas décadas, os papais iam para a cidade ou shopping e encontravam lojas especializadas para bebês e crianças para comprarem, principalmente, roupas.

Com o avanço da internet e pela praticidade proporcionada, as lojas virtuais passaram a ser ótimas opções para quem pretende comprar roupa infantil com preços mais baixos e ainda receber em casa sem preocupações.

De acordo com Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), as vendas de roupas, calçados e acessórios infantis o crescimento estimado f…

Links em fórum de discussão são ruins?

A cada ano surgem debates e mais debates sobre o uso de técnicas de link building na web. De fato, algumas ações davam certo, mas atualmente após tantas mudanças no algoritmo do Google muitas coisas de criação de links não funcionam. Isso é bom, por que ajuda a combater spam e ações maliciosas de muitos webmasters e analistas de SEO que fazem de tudo para obter relevâncias no Google.

Fale Conosco

Estamos sempre a disposição para tirar suas dúvidas relacionadas a SEO, Diagramação, Conteúdos para Web e outros serviços. Para entrar em contato, preencha o formulário disponível logo abaixo. Para contratar um dos serviços de marketing digital, conheça as nossas soluções.

Carregando...