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Marketing de conteúdo como estratégia de negócios

Costumo dizer que o marketing de conteúdo é uma junção entre o jornalismo, a arte de escrever textos persuasivos com estratégias de SEO e marketing digital

Na disciplina de jornalismo online ou webjornalismo já tinha observado algumas ações do que seria o marketing de conteúdo. Mas foi em 2011 com os primeiros conhecimentos de SEO que consegui ainda mais experiência sobre o assunto.

Tem como principal função divulgar produtos, serviços, marcas ou ideologias por meio de conteúdos informativos de qualidade, como artigos em portais especializados, postagens em blogs, vídeos, apresentações, palestras online ou presenciais, podcast, infográficos, redes sociais, entre outros. Talvez esse seja o marketing mais assertivo entre as estratégias das empresas por que consegue criar um engajamento maior devido ao valor de troca entre informação gratuita pelo valor atribuído da empresa.

Alguns dos materiais de marketing de conteúdo produzidos

Palestras e Webinar

Uma das melhores formas de interação com o público alvo. Importante oferecer conteúdo de alto valor e que desperte o interesse dos usuários além de devidas estratégias de divulgação para coletar inscritos.

Ao longo do tempo realizei diversas palestras online e presenciais. Vale ressaltar algumas das mais relevantes.

Click Summit - evento de Portugal


SEM Rush - maior ferramenta de marketing digital do mundo


Estratégias em redes sociais

Muitas pessoas acham que é fácil administrar negócios ou fan pages empresariais nas redes sociais. É uma tarefa que requer estudo, análises, projeções de investimentos, planos e produção de conteúdos estratégicos. Foi com essa experiência que consegui em poucos meses mais de 42 mil seguidores na fan page Receitas Culinárias no Facebook. Detalhe: sem investimento para impulsionar postagens, usando apenas estratégias e produção de conteúdos estratégicos.





Artigos para web

Por meio de parcerias com sites e blogs, escrevo artigos constantemente na web com o objetivo de divulgar serviços de empresas ou estratégias de link building (construção de links para sites para obter relevância no Google). Ao todo são mais de 100 artigos publicados em diversos canais.


E-books com temas atrativos

Um dos recursos de marketing de conteúdo mais utilizado principalmente para obter lista de e-mails, pois para baixar os materiais, o usuário precisa informar o e-mail. Pela K2 Comunicação, ajudei junto com outros profissionais a produzir o e-book Estratégias Básicas para um E-commerce de Sucesso.

Por se tratar de um conteúdo produzido para a agência, solicite download do material em http://k2comunicacao.com.br/blogs/e-book-estrategias-basicas-para-e-commerce-de-sucesso/


Slides e apresentações

Outra forma muito interessante de atrair usuários é usar apresentações de alta qualidade, com abordagens e aprofundamento das informações. Todo o conteúdo apresentado é estratégico, ou seja, tem como objetivo levar informação em troca de contatos ou marketing.


Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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