Marketing de conteúdo como estratégia de negócios
Costumo dizer que o marketing de conteúdo é uma junção entre o jornalismo, a arte de escrever textos persuasivos com estratégias de SEO e marketing digital
Na disciplina de jornalismo online ou webjornalismo já tinha observado algumas ações do que seria o marketing de conteúdo. Mas foi em 2011 com os primeiros conhecimentos de SEO que consegui ainda mais experiência sobre o assunto.
Tem como principal função divulgar produtos, serviços, marcas ou ideologias por meio de conteúdos informativos de qualidade, como artigos em portais especializados, postagens em blogs, vídeos, apresentações, palestras online ou presenciais, podcast, infográficos, redes sociais, entre outros. Talvez esse seja o marketing mais assertivo entre as estratégias das empresas por que consegue criar um engajamento maior devido ao valor de troca entre informação gratuita pelo valor atribuído da empresa.
Alguns dos materiais de marketing de conteúdo produzidos
Palestras e Webinar
Uma das melhores formas de interação com o público alvo. Importante oferecer conteúdo de alto valor e que desperte o interesse dos usuários além de devidas estratégias de divulgação para coletar inscritos.Ao longo do tempo realizei diversas palestras online e presenciais. Vale ressaltar algumas das mais relevantes.
Click Summit - evento de Portugal
SEM Rush - maior ferramenta de marketing digital do mundo
Estratégias em redes sociais
Muitas pessoas acham que é fácil administrar negócios ou fan pages empresariais nas redes sociais. É uma tarefa que requer estudo, análises, projeções de investimentos, planos e produção de conteúdos estratégicos. Foi com essa experiência que consegui em poucos meses mais de 42 mil seguidores na fan page Receitas Culinárias no Facebook. Detalhe: sem investimento para impulsionar postagens, usando apenas estratégias e produção de conteúdos estratégicos.Artigos para web
Por meio de parcerias com sites e blogs, escrevo artigos constantemente na web com o objetivo de divulgar serviços de empresas ou estratégias de link building (construção de links para sites para obter relevância no Google). Ao todo são mais de 100 artigos publicados em diversos canais.E-books com temas atrativos
Um dos recursos de marketing de conteúdo mais utilizado principalmente para obter lista de e-mails, pois para baixar os materiais, o usuário precisa informar o e-mail. Pela K2 Comunicação, ajudei junto com outros profissionais a produzir o e-book Estratégias Básicas para um E-commerce de Sucesso.Por se tratar de um conteúdo produzido para a agência, solicite download do material em http://k2comunicacao.com.br/blogs/e-book-estrategias-basicas-para-e-commerce-de-sucesso/
0 comentários:
Postar um comentário