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Assessoria de Imprensa em Londrina e todo o Brasil

Empresas, organizações de eventos e até profissionais procuram trabalhos de assessoria de imprensa para divulgar os negócios, produtos ou ações específicas. Ser notícia na mídia representa a presença para o maior número de pessoas possíveis, seja na imprensa local ou nacional.

Trabalho com assessoria de imprensa desde a minha formação como jornalista em 2009 com misto de conhecimentos de comunicação organizacional e marketing digital.

Mas além das vantagens básicas de se tornar notícia, a assessoria de comunicação também consegue obter resultados que vão muito além. Ser citado na internet, por exemplo, aumenta a relevância nos mecanismos de pesquisas, como Google e Bing, consegue mais contatos de pessoas interessadas, é lembrado por jornalistas para futuras pautas, e assim por diante.

Bom trabalho...

Trabalhos de assessoria de imprensa - repórteres entrevistando a fonte


Um bom trabalho na mídia precisa tornar a fonte como notícia para os jornalistas. Caso o profissional se interesse pela informação, certamente a empresa jornalística entrará em contato para produzir uma reportagem ou até mesmo usarão o release enviado como fonte principal ou secundária.

"Digo que um bom trabalho de assessoria de imprensa tem como foco principal criar um canal de comunicação entre o assessorado e os jornais, assim como a imprensa cria um canal com os seus leitores." - Paulo Sebin

Processos de trabalho

Inicialmente é feito um briefing, uma reunião com o cliente para saber com detalhes sobre o produto, evento, a pessoa, entre outros, para traçar os objetivos e assim identificar o que realmente pode ser notícia de interesse da mídia.

Com essas informações, são elaboradas as estratégias na seguinte forma:

  • Coleta de dados do cliente (para saber o que é notícia, os objetivos da divulgação)
  • Análise de resultados esperados
  • Seleção da imprensa: quais serão os jornais, rádios, TV´s, revistas, portais, blogs que receberão os releases
  • Análise de abrangência: local ou nacional.
  • Produção do release de apresentação, isto é, para que os jornalistas conheçam o novo trabalho de assessoria de imprensa.
  • Produção do primeiro release informativo. Nesse caso, o mais importante é que tenha menos marketing possível. São trabalhados com entrevistas de fontes envolvidas ou secundárias e ampla pesquisa que pode se estender para fora da empresa/cliente.
  • A partir de então, para cada novidade, novos releases são disparados.
  • Dependendo do caso, são produzidos e enviados press kit, materiais diretos entregues para as redações


Trabalhos qualificados para segmentos

  • Eventos e feiras
  • Produtos que podem ser notícias (passa por avaliações de possibilidades de pautas)
  • Organizações e movimentos populares
  • Hospitais
  • Indústrias
  • Pessoal: se o cliente tem algum trabalho ou ação relevante para se tornar notícia

Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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