Pular para o conteúdo principal

Sim, marketing na crise Covid-19 e coronavírus é fundamental

O marketing coronavírus e Covid

Eu atuo desde 2010 especialmente no marketing de busca e nunca vi uma crise igual a esta que vivemos com o surgimento do novo coronavírus, a doença Covid-19. Sem sombras de dúvidas o isolamento social é a principal medida a ser adotada para preservar a saúde das pessoas e tentar evitar a disseminação do vírus. Infelizmente há consequências para toda a cadeia dos negócios.

Neste artigo quero tratar sobre ações que a sua empresa pode e deve tomar agora para se prevenir para um futuro terrível, caso aqui no Brasil tenhamos saúde pública em colapso como na Itália, ou nos preparar para a bonança com o fim da pandemia e a retoma dos negócios.
  • A internet é a fonte ideal para investir agora;
  • Deve-se pensar em marketing agora com problemas de coronavírus?
  • O marketing de busca e o SEO (posicionamento orgânico nos buscadores) são mais aliadas do que nunca. Entenda lendo este artigo;
  • Agora devemos projetar o relacionamento com clientes e aquisição de novos leads qualificados;

Entenda por que a internet é o ambiente seguro para investir agora com Covid-19

As operadoras de internet se uniram no Brasil para poder oferecer mais agilidade na entrega de dados de internet, pois por conta da quarentena, as pessoas estão trabalhando de casa, com receio da doença e em respeito a determinações das autoridades. O consumo de conteúdos na internet aumentou bastante e seu público-alvo neste momento está ainda mais conectado.

A situação é interessante. Empresas que nunca se preocuparam em atuar no meio digital, agora estão buscando se inserir em pouco tempo. Até restaurantes pequenos estão tendo que lidar com campanhas de anúncios Google porque as pessoas estão pedindo mais e mais comida pela internet, buscando no Google e aplicativos especializados opções para não sair de casa.

Até no meio imobiliário, onde estou mais atuante pela agência K2, o comportamento dos negócios mudaram. As campanhas estão sendo revistas, por que agora não adianta campanhas de ofertas de empreendimentos, as pessoas estão mais preocupadas com a saúde. Se torna mais importante aquisição de novos leads e relacionamento estratégico com a base de leads.

Como pensar em marketing com a crise provocada pelo Covid-19

Como eu mencionei, o seu público-alvo está mais tempo conectado e impacta-los agora tem muitos benefícios. Mas não pense que vai vender normalmente seus produtos ou serviços. A ideia agora é impactar por branding e converter leads ótimos para nutrir agora e prepara-los para se tornarem clientes no momento certo, quando a pandemia estiver controlada.

O comportamento nas pesquisas Google


Sem dúvidas, novas tendências de pesquisas surgem nessas ocasiões. Adoro lembrar o ano de 2009, quando a pandemia H1N1 surgiu. Muitos segmentos tiveram problemas. Na época ocorreram aumentos em buscas sobre investimentos.

Tendência de onde investir agora na época da gripe A

O maior pico de busca sobre onde investir ocorreu no ano da gripe H1N1. Não é ao acaso, as pessoas nos mais variados segmentos passam a pesquisas alternativas em meio a crises graves.

Agora outro comportamento curioso:



Isso é interessante. Quem trabalha no setor imobiliário, podemos perceber pesquisas sobre como fica a situação do segmento com este problema da Covid-19. É a oportunidade que as empresas têm de posicionar conteúdos estratégicos, gerar leads e se relacionar para este público que busca respostas.

Um dos caminhos é SEO

Em meio a estas tormentas, a sua empresa pode focar na geração e otimização de conteúdos focados para o futuro. Tanto agora quanto após a pandemia, a curto prazo, as pessoas recorrem aos buscadores para encontrar conteúdos importantes sobre o mercado de segmento que atua com o cenário atuo.

As estratégias de SEO geram resultados a médio e longo prazos.  Curioso notar que novas intenções de buscas surgem após a recuperação de grande crise, principalmente esta causada pela pandemia.

Então é o momento de colocar a ordem na casa, investir no marketing de conteúdo e otimização para os buscadores e ser encontrado pelos usuários que buscam freneticamente informações.


Inbound Marketing e Relacionamento

Logicamente que, tanto via tráfego orgânico quanto o pago com campanhas de anúncios, não adianta só gerar tráfego né. O verdadeiro impacto para estas pessoas é lembrar da sua marca e gerar leads. Para muitos casos as conversões não vão ocorrer devido ao momento da crise. Por isso que o site da sua empresa precisa estar preparado para engajar os usuários e se converterem em leads.

É um processo de criação de materiais ricos, ofertas gratuitas, landing pages de qualidade para campanhas pagas, gatilhos nos conteúdos do seu blog. Do funil a seguir, temos que focar agora na crise do coronavírus nas etapas de tráfego qualificado, conversão em leads e relacionamento com a base. A parte comercial e vendas, muitos, serão consequência desse trabalho de agora quando a pandemia estiver controlada.

Processos de Inbound Marketing e a importância na crise coronavírus e Covid-19

Algumas empresas pensam em cortar ações de marketing como se isso fosse manter relacionamento com clientes e gerar mais negócios. Sendo assim, neste artigo, mostro que fazer marketing inteligente é a melhor estratégia para driblar essa crise tão séria na questão da saúde e econômica.

Eu sou Paulo Sebin, jornalista por formação, desde 2010 na área de SEO e sócio da agência K2. Estrategicamente, podemos vencer juntos essa crise.

Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista, sócio da agência K2 Estratégia Digital, uma agência que obtém sucesso em todos os projetos. Está entre as 10 melhores agências do Brasil pelo RD Station em 2 categorias. Focada no marketing imobiliário. Analista de SEO, desde 2010 experiência no mercado.


Certificado Inbound Marketing

Postagens mais visitadas deste blog

O que é SEO On Page e Off Page?

Texto para loja online - e-commerce

Links em fórum de discussão são ruins?

Como vender roupa infantil pela internet