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Palestra SEO para Ecommerce - estratégia de conteúdo para vender mais

No dia 19 de março de 2019 tive o prazer de ministrar palestra "estratégia de conteúdo para Ecommerce" promovido pela SEM Rush, com a participação de vários interessados sobre o assunto. Foram mais de uma hora de muito conteúdo com explicações claras sobre a estratégia de conteúdo para Ecommerce vender mais e também dicas de SEO para Ecommerce para conquistar as melhores posições nos buscadores.

Estratégia de conteúdo para ecommerce e SEO para ecommerce aumentar as vendas

Assista a palestra Estratégia de Conteúdo para Ecommerce

Principais assuntos abordados

Alguns empresários ainda têm preconceitos quanto a conteúdo para ecommerce. Algumas frases que já ouvi:
  • Minha loja não pode fazer com que o usuário se distraia com conteúdo. Precisa comprar.
  • Não tenho tempo para dedicar com conteúdo, preciso me dedicar ao ecommerce e vendas.
  • Blog é perca de tempo.
Mas nos dias de hoje o conteúdo é que constrói autoridade e confiança. Além do mais, contribui para conseguir os melhores posicionamentos nos buscadores. Sendo assim, conteúdo é essencial para aumentar as vendas da sua loja virtual, não há como fugir desse comportamento do meio digital.

SEO para Ecommerce


No final da apresentação apontei dicas e estratégias de SEO para conteúdo do ecommerce. Há quem pense que é possível otimizar conteúdos apenas de blogs, por exemplo. As descrições de produtos, categorias (departamentos) e até a página inicial precisa ter atenção e adotar estratégias modernas de otimização, como distribuição adequada de palavras-chave.

Um dos erros cometidos é a questão do conteúdo duplicado. A maioria das lojas virtuais não se preocupa com a descrição, simplesmente copia informações dos fornecedores ou até de lojas virtuais concorrentes. Sempre digo que você pode vender produtos iguais a outras lojas, mas o jeito que você vende é diferente, por isso que o conteúdo também precisa ser diferenciado.

Na palestra também abordo questões mais técnicas, como a necessidade de criar bons conteúdos para as categorias, links internos estratégicos, entre outros.

Persona e jornada de compra

Para fazer conteúdo adequado você precisa conhecer bem o seu público-alvo. Somente com a identificação da persona, com ampla pesquisa, é possível traçar bem qual é o perfil do público que a sua loja deve atingir.

A jornada de compra também precisa ser compreendida. Por exemplo, supondo que sua loja venda canecas personalizadas, precisa identificar qual é o comportamento do seu público na internet.
  • Em que momento surge o interesse por canecas?
  • Para que o usuário usa a caneca além de consumir bebidas?
  • Será que há interesse apenas por eventos, por empresas?
  • Quanto tempo duram as pesquisas?

Canais adequados para investir em conteúdo

Na palestra mostrei os canais possíveis para investir em conteúdo. Há casos que redes sociais não são úteis, outros nem blog. Há situações que o blog é a ferramenta principal, e outros uma boa comunicação por e-mail marketing. Tudo depende do nicho, persona, comportamento do usuário, tipo de produto ofertado.

Atirar em todos os canais não é o caminho, é preciso fazer bom conteúdo no canal adequado.


Espero que a palestra seja útil. Se deseja ter amplo sucesso de SEO para Ecommerce ou precisa entender como vender mais no ecommerce com estratégia de conteúdo, pode contar comigo. Entre em contato para eu analisar o cenário.


Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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