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3 dicas como divulgar dentistas pela internet

Como divulgar dentista na internet e aumentar pacientes para dentistasMilhares ou até possivelmente milhões de usuários na internet no Brasil buscam soluções médicas e odontológicas no Google ou Youtube. Especialmente no caso de dentistas, há quem busque por novos profissionais, pesquisam sobre problemas de saúde bucal, buscam por curiosidades da área, entre outros.

Bem, sabendo que a internet é uma ótima ferramenta para atração de pessoas interessadas para o seu consultório ou clínica, a grande pergunta é: como divulgar dentistas pela internet e assim atrair mais pessoas interessadas nas soluções odontológicas?

Neste artigo,  trato sobre:

  1. Seu site precisa aparecer no Google e Youtube;
  2. Cadastre sua clínica ou consultório nos diretórios locais;
  3. Não há como fugir dos blogs; 

1. Estratégias para exibir seu site no Google e Youtube

A primeira meta que precisa cumprir é ter sucesso nos resultados de pesquisa na internet. Experimente procurar no Google por dentistas aí onde você trabalha. Por exemplo, se você é dentista na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, procure por "dentista em Natal".

E aí, qual foi o resultado? Seu site pessoal, da clínica ou consultório odontológico apareceu na primeira página do Google? Não! Vixi, então está perdendo um monte de oportunidade de aumentar pacientes.

Como dentistas podem ter destaques nas buscas?

A estratégia adotada é marketing de busca. Aliás, consulte tudo sobre marketing digital para dentistas.

Há duas maneiras do seu site ser exibido nas buscas para quem busca dentistas. Pela parte orgânica e patrocinada.

A patrocinada nada mais é do que anúncios Google. Repare que as três primeiras posições são anúncios. Tudo é gerenciado pelo Google Ads, com organização de campanhas, grupos de anúncios, anúncios e lances de palavras-chave. O sucesso nessa estratégia está na otimização.

A parte orgânica nada mais é do que exibição de sites gratuitos no Google. Para conseguir posicionamento é preciso ter um bom trabalho de SEO, técnica que visa otimizar o site com bom conteúdo, HTML, velocidade de carregamento e outros detalhes para conseguir relevância para os buscadores.

2. Dentistas nos diretórios locais

Diretórios locais são as listas amarelas do passado. São sites que agrupam empresas de determinados segmentos. São ótimas opções para quem precisa divulgar dentistas na internet. Vamos a alguns exemplos.

Cadastre sua clínica no Google Meu Negócio


Trata-se de um diretório de empresas do próprio Google. Ele não é feito apenas para quem não tem site, apesar de ser útil neste caso, mas é feito para que empresas se destaquem nas buscas locais, no GPS do sistema Android ou mapas Google.

Por exemplo, numa busca que fiz por dentista na cidade onde moro, Londrina, eis o resultado:

Exemplo de como divulgar dentistas na internet


Para isso, siga as seguintes etapas.


  1. Acesse o site https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/
  2. Com a sua conta Google, entre
  3. Procure pelo nome da sua empresa odontológica
  4. Se não houver cadastro, haverá link para cadastrar
  5. No cadastro, insira nome do negócio, endereço, telefone, descrição, URL do site, fotos, entre outros
  6. Se não tiver site, o próprio sistema possibilita criar um com poucos cliques


Diretórios locais 


Existem diretórios mais famosos, como https://www.telelistas.net/. Porém, procure por diretórios locais, sites feitos para cadastrar empresas somente da cidade onde você atende.

Alguns desses sites são muito visitados e alguns deles permitem cadastros gratuitos. Alguns possuem parcerias com o Google para que o buscador colete algumas informações, o que pode contribuir para a relevância do site da sua clínica ou consultório odontológico.


3. Blogs

Por melhor que seja o seu site, mesmo que com trabalhos de marketing de busca para dentista obtenha bons resultados nos buscadores, você precisa ofertar um blog.

Somente nos blogs são possíveis produzir conteúdos de dúvidas dos usuários. Por exemplo, se alguém tiver dor num dente e desconfiar que seja cárie, vai pesquisa no Google e Youtube o que é cárie antes de procurar um dentista. É aí que o seu conteúdo de alta qualidade pode ser útil.

Nas redes sociais, os melhores artigos são compartilhados. Dificilmente o site institucional da sua empresa é campeão nas redes sociais, mas um bom artigo do seu blog, este sim tem mais chances de se tornar viral. Somente por estes motivos é importante oferecer um blog com artigos muito bem produzidos associados com o marketing de busca.

No processo de SEO (otimização para buscador), os artigos são feitos para atender a demanda de buscas, para atração de usuários qualificados a se tornarem pacientes.

Divulgar dentista na internet requer tempo, e ter sucesso com os conteúdos e nos buscadores leva mais tempo ainda. Certamente dentistas não têm tempo para gerenciar conteúdos e estratégias de marketing digital.

Exatamente por isso, profissionais capacitados são úteis para obter o melhor resultado nas buscas.
  

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Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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