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Marketing digital para loja de autopeças e mecânicas - SEO

Mais uma vez sempre digo que não há segmento no mercado que não possa se beneficiar da internet. Desde o início de 2018 venho trabalhado nas estratégias de marketing digital para loja de autopeças, a Peças e Autos, em ações realizadas pela agência K2 Estratégia Digital.

Na internet, tata-se de um negócio novo, lançado em 2018, mas a loja virtual pertence ao grupo Marajó, que atua na comercialização de carros desde a década de 1970.

No processo de marketing digital trabalho ativamente nas estratégias de SEO, otimização do site para mecanismo de pesquisa. O objetivo é gerar tráfego qualificado para que consequentemente aumente as vendas oriundas dos acessos orgânicos.

O desafio de SEO para loja de autopeças

A concorrência é bem alta, compete inclusive com milhares de vendedores no Mercado Livre. Mas no caso da Peças e Autos o problema se concentrou na geração de conteúdo de qualidade nas páginas de produtos. São mais de 10 mil peças que precisaram estar disponíveis rapidamente, o que culminou o surgimento de páginas com vários problemas de informação.

O primeiro passo foi organizar a casa. Com instruções assertivas, orientações foram passadas para ajustar nomes para atender a demanda de como os usuários pesquisam por peças na internet. A questão das descrições também foram passadas, para ofertar conteúdo de qualidade estratégico para atender as necessidades de SEO e claro, dos usuários.

Por que é importante loja de autopeças aparecer nas pesquisas?

Simples. Cada vez mais as pessoas procuram comprar peças na internet e recorrem ao Google, por exemplo.

Lista de palavras-chave sobre loja de autopeças no meio digital


Na imagem acima perceba que milhares de pessoas procuram por peças, inclusive na cidade onde elas moram. Se a sua empresa de autopeças não aparece nas buscas, bem, não há geração de tráfego no site e certamente está perdendo vendas e interações com pessoas interessadas no que a sua loja oferece.

E mecânica, é importante investir no marketing digital?


Claro que sim. Tente pesquisar por mecânica em (nome da cidade onde atua ou vive). Por exemplo, "mecânica no Rio de Janeiro". As empresas que aparecem na primeira listagem dos resultados certamente devem receber contatos ou visitas com ata frequência. Por isso que as mecânicas podem e devem investir nas pesquisas e marketing digital para aumentar a cartela de clientes que necessitam dos serviços e reparos nos automóveis.

O sucesso do marketing digital para loja de autopeças

Sempre digo que o importante em lojas virtuais não é o total de tráfego gerado, mas a qualidade. Do que adianta ter mais de 2 mil acessos só para palavra-chave "autopeças" se o nome de um produto em si pode gerar mais vendas em relação ao menor tráfego?

Exemplo de resultado de busca com ações de marketing digital para autopeças online


Acima é exemplo de que o nome de um produto que exibe o site em boa posição gera menor tráfego, mas em compensação atrai usuários já decididos no que quer e as chances de conversão aumentam bastante.

Metodologia de SEO

  1. Reuniões para definir estratégias e entender os problemas do negócio
  2. Pesquisa de palavras-chave para entender como as pessoas realmente procuram as peças que a loja oferta
  3. Análise de concorrentes, para entender os pontos fortes deles no meio digital
  4. Otimização técnica do site: em parceria com a agência desenvolvedora do site, foram aplicadas melhorias no HTML, categorização, velocidade de carregamento, elementos de indexação, entre outros
  5. Otimização do conteúdo: das páginas principais, incluindo produtos (os mais importantes) e categorias, houve melhorias nos conteúdos para inserção de palavras e qualidade dos textos
  6. Divulgações: em importantes canais, conteúdos foram disponibilizados para ajudar na construção da relevância.


Sem sombras de dúvidas o segmento de autopeças deve investir no marketing digital e assim atrair pessoas interessadas nas peças que oferta.

Conheça a loja Peças e Autos online.

Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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