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O que é Inbound Marketing para médicos e dentistas

O Inbound Marketing é o modo mais assertivo de atrair as pessoas certas para o que você oferece e associado a isso, se relacionar melhor com os usuários com a sua marca.

Em se tratando do meio digital, a área médica é fundamental, pois as pessoas procuram reputações dos médicos de dentistas, soluções para diversas enfermidades.

Sabemos que médicos e dentistas não podem anunciar livremente devido a regras dos Conselhos de Medicina e Odontologia. Por isso o Inbound Marketing se torna uma ferramenta mais eficaz para que possíveis pacientes conheçam suas clínicas ou consultórios, pois o marketing é envolvido com conteúdo de qualidade, informação de primeira, não ofertas invasivas.

Vídeo: como o marketing de busca é fundamental para sua clínica ou consultório


Entenda o que é Inbound Marketing


Modelo de estratégia do Inbound Marketing
Imagem: Resultados Digitais

Também é conhecido como marketing de atração. Tem como objetivo atrair usuários por meio de conteúdos de alta qualidade. Só atrair não basta. Cada visita precisa se tornar o que chamamos de lead, isto é, os usuários deixam alguma forma de contato e outras informações valiosas ao solicitarem para baixar algum material, assinar canal de notícias e informativos, entre outros.

Com esses dados em mãos, a sua clínica conseguirá enviar mais e mais conteúdos de alto valor, preparando os usuários para efetivamente confiarem e se tornarem pacientes.

O processo é complexo, porém, a taxa de conversão é muito maior por que você atraiu a atenção das pessoas pelo seu conteúdo e autoridade, no momento de interesse de cada pessoa. Se tivesse gasto com publicidade convencional, como TV, rádio e mídia impressa, o seu anúncio seria invasivo e a taxa de conversão e interesse seria muito menor.


Entenda o processo do Inbound Marketing para dentistas e médicos


Processo e metodologia do Inbound Marketing

Atrair usuários qualificados


Sua clínica deve ter canais de alta qualidade para atrair os usuários. Também são necessárias estratégias de divulgação dos conteúdos, não dos serviços ou produtos porque as pessoas procuram primeiro informações, lembre-se disso.

Produzimos conteúdos de alto valor no blog, nas redes sociais, infográficos, planilhas, e-books, artigos noticiosos, entre outros. Mas de nada adianta produzir tais conteúdos se ninguém encontrar. 

Aí entra o processo do Marketing de Busca, que tem como objetivo a sua clínica aparecer nos resultados de pesquisas no Google e Youtube para as palavras-chave mais relevantes da sua especialidade, tanto conteúdos de informação quanto das soluções médicas e odontológicas.

Para isso, há o SEO (posicionamento orgânico nos buscadores, como Google), e anúncios Google. Assim, você atrai as pessoas certas no momento certo.

Converter usuários em leads


Conteúdo bom e na publicidade online está atraindo um monte de gente. Legal, mas nada adianta usuários entrarem e saírem sem deixar informações. Agora entra o processo de oferecer conteúdo informativo e em troca os usuários deixam e-mails, nomes, e outros dados

Imagine que sua clínica ofereça um e-book ou vídeo que explica como identificar aparente cárie. Uau, as pessoas podem gostar disso e estarão dispostas a se cadastrarem para receber esse material gratuito.

O objetivo é garantir que boa parte dos usuários que visitam o site ou blog da clínica ou consultório se tornem contatos (leads), interagindo com possíveis pacientes.

Engajar

Processo que mantém a comunicação com os usuários. São oferecidos mais conteúdos e assim os usuários são nutridos até se tornarem pacientes ou estarem preparados para o processo de se tornarem pacientes.

Encantar

Não é por que se tornou paciente que deverá ser esquecido. É importante manter o envio de materiais de alto valor para quem já é paciente. Assim, ele procurará sua clínica quando necessitar, sem dar chances de procurar outro profissional médico ou odontológico.

Blogs, redes sociais, e-mails estratégicos e outros canais servem para manter a boa comunicação e relação com seus pacientes.


Todo esse ciclo tem como resultado um maior engajamento entre a sua especialidade com os usuários atraídos para o seu site ou blog, aumentando assim a cartela de pacientes.

Inbound Marketing para médicos e dentistas é o melhor caminho para o sucesso da clínica ou consultório


Há muitas discussões sobre a comunicação integrada de marketing, nada mais é que integração entre os setores de comunicação com objetivos e metas unificadas. Antes, era comum ter estratégias e orçamentos separados entre mídias, como TV, rádio, entre outros.

Como o consumidor se tornou mais exigente, ganhou voz, podendo ele pesquisar muitas informações antes de uma tomada de decisão, qualquer empresa (clínicas se aplicam) deve trabalhar com a imagem, criar e se tornar uma autoridade no segmento.

Para isso, é fundamental ter estratégia integrada de marketing, unificando orçamentos publicitários e estratégias entre todos os departamentos de comunicação e marketing com as vendas.

No âmbito digital, o Inbound Marketing é a solução ideal, pois agrupa todos os setores do marketing digital, como SEO, links patrocinados, redes sociais, e-mail marketing, entre outros, para geração de conteúdo de alto valor, ressaltando que todas as estratégias têm como objetivos atrair pessoas qualificadas, converter em contatos e clientes. Tudo fica mais fácil, barato e com muito mais conversão.

Entendeu o que é Inbound Marketing e como essa estratégia é muito mais eficaz para atrair futuros pacientes para sua clínica médica ou odontológica?

Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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