Pular para o conteúdo principal

Aumentar vendas no Google ou o tráfego: o que é mais importante para você?

O sonho de qualquer empresário que depende da internet para gerar negócios é ter o site nas primeiras posições dos buscadores para as mais importantes palavras-chave. Presos apenas nisso esquecem que o mais valioso em projeto de SEO é aumentar as vendas, base de leads ou qualquer outra conversão necessária.

Na maioria das vezes, já nas primeiras reuniões que tenho com clientes, listam algumas palavras-chave para conseguir bos posicionamentos nos buscadores. Entretanto, pesquisas e análises muitas vezes indicam que outras palavras-chave são mais viáveis e lucrativas.

Obviamente que sugestões podem sem feitas, principalmente com a experiência do empresário no ramo que atua, mas de maneira alguma poderá determinar quais termos são parâmetros de sucessos nas estratégias de SEO.

Como vender no Google com as palavras-chave certas


Deve-se realmente elencar as palavras-chave certas para compor os conteúdos do site, propor novas páginas essenciais, determinar categorizações úteis para os usuários.

Reunião inicial


O primeiro passo é ter uma reunião inicial com o cliente. O objetivo é entender o negócio, o perfil do cliente, público-alvo, os problemas que a empresa enfrenta, o que se espera da agência, quais objetivos e metas.

Pesquisas


Pesquisas de palavras-chave para compreender como os usuários procuram por produtos ou serviços que a empresa oferece. Após obter listagem, por meio do planejador de palavras do Google e ferramentas especializadas, eu determino os termos mais importantes para gear negócios avaliando:

  1. Relevância para o negócio
  2. Volume de busca por mês
  3. Concorrência da palavra-chave

Exemplo de como escolho palavras-chave certas para aumentar vendas no Google

Vamos supor que a sua empresa seja uma floricultura em Londrina.

Dá para imaginar que estar nas primeiras posições para o termo “flores” seja uma boa estratégia?

Categoricamente afirmo que é uma péssima ideia esforçar-se para tal termo. Quem pesquisa por “flores” no Google está a procura de comprar, apenas uma foto para algum material artístico ou definição na Biologia?

Esse termo certamente geraria uma grande quantidade de tráfego, mas passa a não ser relevante para o seu negócio, apesar da relação. A concorrência é enorme porque concorre com blogs, imagens, sites que não tem concorrência direta no mercado.

Já o termo "floricultura em Londrina" passa a ser mais interessante, porque o usuário provavelmente está a procura de uma empresa floricultura na cidade que vive. O que vai determinar para tornar cliente é a qualidade do site, conteúdo, preço, credibilidade e avaliações. Ainda assim a concorrência pode ser relativamente alta.

Ilustração sobre como escolher boas palavras-chave para aumentar vendas no Google


Os termos "floricultura Londrina centro" ou "floricultura Londrina 24 horas" são mais específicos ainda. Tem menor volume de busca, por outro lado, menor concorrência o que facilita o SEO. Você há de concordar que estes termos, no exemplo de empresa deste artigo, são mais adequados para aumentar das vendas na internet.

O bom projeto de SEO deve focar nos termos que gerem tráfego qualificado e caminhos mais curtos para o sucesso nos resultados de pesquisa.


Compreende que analisar bem as palavras-chave é o que determina o sucesso no aumento das vendas no Google? A prioridade não pode ser na quantidade do tráfego, mas sim na arte de atrair usuários certos para converter, vender mais.

Bem, o que é mais importante par você: aumentar vendas no Google ou aumentar tráfego no site meramente achando que isso fria aumentar as vendas? Tenho certeza que a primeira opção é a mais adequada para o seu negócio.

Vamos começar 2019 com aumento nas vendas fazendo SEO do jeito certo?

Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

Postagens mais visitadas deste blog

O que é SEO On Page e Off Page?

Texto para loja online - e-commerce

Links em fórum de discussão são ruins?

Como vender roupa infantil pela internet