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Acessos orgânicos caíram - causas das quedas de acessos do site


Recebi um convite para escrever parte de um artigo temático para o Halloween na SEM Rush. O título é 8 pesadelos de marketing de digital que você pode enfrentar. Fiquei responsável por tratar sobre SEO negativo, hoje uma das principais causas que quedas nos acessos orgânicos de sites, seja grandes ou pequenas empresas.

Você acredita que há concorrentes que investem tempo e dinheiro para executar ações que prejudicam posicionamentos nos buscadores? Sobre isso, copio a minha parte do texto original na SEM Rush.

Capa do artigo Acessos orgânicos caíram - queda de acessos Google

Se os acessos orgânicos caíram, uma das causas pode ser SEO negativo


SEO negativo é quando alguém, geralmente um concorrente, tenta intencionalmente diminuir a classificação do seu site nos mecanismos de busca.

Há diversas maneiras de se fazer isso, mas o método mais comum é utilizar técnicas baseadas em links de baixa qualidade, como criações de links em sites de conteúdo ruim, blogs e fóruns não relacionados, em sites de outra língua, em sites pornográficos, publicação de links com a mesma palavra-âncora em curto prazo em centenas de sites, etc.

Se os acessos orgânicos do seu site estão caindo drasticamente, como saber que está sendo vítima de SEO negativo?

Para se livrar e principalmente se prevenir contra essa assombração, as medidas a seguir podem ajudar:

  1. Google Search Console -  A ferramenta contém recurso de avisar o proprietário do site, via e-mail, quando o Google identifica ação malware. Também traz relatório de fontes únicas e páginas na internet que possuem links para o seu site. O surgimento repentino de fontes de baixa qualidade pode indicar ação de SEO negativo.
  2. SEMrush – ferramenta de backlinks - A ferramenta é capaz de mostrar lista completa de locais na internet onde possuem links para o seu site. Melhor do que isso, faz uma avaliação da qualidade dos links, mostra em gráficos a quantidade e período dos links. Qualquer alteração repentina pode ser sinal de SEO negativo.


Como agir contra esse pesadelo?


Após as descobertas desse problema, é hora de agir.

O primeiro ato é entrar em contato com os sites que possuem links suspeitos, pedir para remover ou aplicar o elemento rel=“nofollow” nos links. Mas nem sempre é possível estabelecer contato.

Se não der certo, deve-se pedir para o Google rejeitar os links ruins. Basta utilizar a ferramenta Disavow Links, do Google Search Console, que permite rejeitar os links ruins do seu perfil quando for incapaz de removê-los. Desta forma, o Google é notificado sobre os links que o buscador não deve considerar ao avaliar o seu ranking.


Esse trecho foi escrito por Paulo Augusto Sebin especialmente para a SEM Rush. Artigo completo sobre pesadelos do marketing digital, leia aqui.

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Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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