Pular para o conteúdo principal

Registro de domínio por cidade ajuda posicionamento local Google?

Recentemente o sistema de registro de domínios no Brasil abriu a possibilidade de registrar domínios com extensões de cidades. Esse modelo já é conhecido fora do país, por exemplo, domínios referentes a "New York" (cidade norte-americana) .NYC - referente a New York City. Aos poucos, novas cidades brasileiras estão recebendo a novidade.

O que é registro de domínio por cidade


Supondo que você tenha uma empresa prestadora de serviços em Florianópolis, agora é possível que você tenha um domínio .floripa.br. Por exemplo, "pizzariadojoao.floripa.br". Outro exemplo para a cidade de Londrina, que recebe a extensão .londrina.br.

Até a data desta postagem apenas 25 cidades são contempladas, mas essa lista pode aumentar com o tempo.

Resumo da lista de cidades possíveis de registrar domínios

Registrar domínio por cidade tem vantagem?


Acredito que sim, em dois aspectos.

Posicionamento no Google - Otimização SEO Local


A depender da pesquisa, o mecanismo de busca sempre tenta entregar nos resultados páginas relevantes de acordo com a localidade do usuário. Para quem mora em Londrina, por exemplo, se digitar no Google por "imobiliárias", a maioria do resultado será de sites de imobiliárias da cidade. Há diversos fatores que o Google utiliza para tal compreensão, como nome da cidade no título de página, no conteúdo, no domínio ou URL, cadastro no Google Meu Negócio, citação do endereço, entre outros.

Sem dúvidas a extensão de cidade no domínio é um sinal forte para os buscadores sobre a área de atuação da empresa, portanto, se o conteúdo for bem trabalhado e o site ter boa usabilidade, pode se beneficiar nos resultados de pesquisas.

Não é garantia de posicionamento favorável


O domínio do site é apenas um dos 200 fatores de classificação do Google. Houve tempos que ter a palavra-chave no domínio do site elencava bastante, hoje esse critério foi rebaixado, apesar de ainda ser útil. Ter a cidade como extensão é interessante, mas conseguir boas posições para as palavras-chave mais relevantes do seu negócio depende muito da qualidade do conteúdo, estrutura, navegabilidade, relevância, entre outros.



Identidade


Usuários podem ser cativados a acessar o site quando a extensão de domínio for relacionado com a região onde mora. Para uma pessoa que mora em Belém do Pará, é muito amigável encontrar um site associado a belem.br.

Consulte a lista de domínios possíveis em https://registro.br/dominio/categoria.html.



Por ser uma novidade no Brasil, ainda não se sabe ao certo como será o comportamento dos buscadores. A indexação deve ocorrer normalmente, a grande dúvida é se o algoritmo de busca dará algum tratamento especial para as novas extensões no Brasil.

Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

Postagens mais visitadas deste blog

O que é SEO On Page e Off Page?

Texto para loja online - e-commerce

Links em fórum de discussão são ruins?

Como vender roupa infantil pela internet