Pular para o conteúdo principal

Marketing digital para artesanato - caso Scrapbook

Empresa parceira que recebe ações de marketing digital
A cada ano, novos segmentos surgem para eu trabalhar com otimização de conteúdo, do site, para aumentar o tráfego e mais do que isso, as conversões. O segmento de artesanato está sempre aquecido, independente da situação financeira do Brasil. Muitos brasileiros e brasileiras adoram produtos artesanais, por que destacam ambientes.

Um dos segmentos mais interessantes no mercado brasileiro é Scrapbook, a arte de criar produtos de recorte. É possível criar cadernos, livro de receitas, convites personalizados, entre outros. E por conta do mercado ser favorável, as pessoas recorrem na internet para encontrar pessoas especializadas nesse segmento, produtos artesanais específicos. Tem a ala dos artesãos (profissionais e amadores) que buscam empresas especializadas em acessórios de artesanato.

É aí que entra a importância de estar em boas posições nos buscadores. As lojas fornecedoras de acessórios artesanais que aparecem em boas posições conseguem muito mais vendas, por que a internet é o canal mais utilizado para esse fim.

Marketing digital para artesanato

Otimização orgânica aos buscadores


Tanto para o artesão quanto para o fornecedor de acessórios artesanais, o primeiro passo é ter um site com sistema de qualidade. Quando digo sistema de qualidade me refiro a um sistema que seja possível receber ações mínimas de otimização. Por experiência, deparei com plataforma de sites que é impossível atender às exigências de qualidade do Google. Se você é um artesão pequeno, nem pense em ter site ou depender apenas da plataforma Elo7. É um bom exemplo de sistema que não permite otimização básica no HTML, na estruturação, Java Script, marcação de dados, entre outros. O primeiro passo é criar um site moderno, profissional.

Para obter bom resultado em pesquisas, importante é seguir as etapas:

  • Pesquisa de palavras-chave: diagnosticar os termos mais usados pelos usuários e aplicar nos conteúdos do site e elementos do HTML;
  • Análise de concorrentes: diagnosticar o que os concorrentes têm de especial para o sucesso nos resultados orgânicos;
  • Otimização técnica: todas as ações para melhorar a parte técnica do site, como tempo de carregamento, ALT das imagens, processo de indexação, prevenção contra conteúdo duplicado, erros de indexação e rastreamento, entre outros fatores.
  • Otimização conteúdo: a parte mais importante é revisar todo o conteúdo do site. Focar na qualidade, engajamento, aprofundamento do texto para atender os anseios do público-alvo
  • Divulgação na rede: para obter maior relevância, importante encontrar fontes de qualidade e criar processo de divulgação para que outros sites possam citar a sua marca.
Estou a frente do projeto de otimização para a Serilon Crafts - Artigos para Artesanato que visa aumentar a conversão orgânica, melhorar posições nos resultados de pesquisas para termos de pesquisa de melhor qualidade.

Redes Sociais


O segmento de artesanato encontra campo fértil para realizar bons negócios via redes sociais. Se você é artesão, ações de qualidade podem atingir o público alvo e assim aumentar as vendas. Se você trabalha com loja de acessórios para artesãos, as redes sociais estão cheias de profissionais que precisam da matéria-prima.

Para conseguir bons resultados na redes, é necessário criar campanhas de alto nível, que sejam ministradas por profissional capacitado para gastar o mínimo com maior conversão. Não basta postar por postar. Precisa ter estratégia digital.

Links Patrocinados


Muitos empresários buscam posicionamento orgânico para não investir nada em anúncios nos buscadores. Errado. Ações de Google AdWords complementam SEO, principalmente se houver integração de relatórios para compreensão das métricas.



Quando as campanhas são administradas por profissionais qualificados, a tendência é pagar menos pelo clique com maior taxa de conversão, atingindo o público certo com as intenções de buscas adequadas.







Comentários

Postagens populares

Texto para loja online - e-commerce

Assuntos deste artigo: Texto de apresentação para loja virtual Conteúdo para categorias e descrições de produtos Texto pronto, bem, depende do uso. Cuidado com conteúdo duplicado Qual melhor texto para divulgação da loja virtual em canais externos? O grande problema hoje é conteúdo duplicado Tipos de páginas da sua loja virtual 1 - Como fazer texto de apresentação para loja virtual O primeiro visitante do seu site precisa conhecer mais detalhes do seu negócio. Não adianta ter bom layout, produto bom e qualidade no atendimento. Acredite, não menospreze os conteúdos de apresentação do e-commerce, pois usuários buscam informações mais importantes da história da sua empresa, há quanto tempo está no mercado, dados de contato e localização para pesquisar a respeito do seu negócio. E quais tipos de conteúdo de apresentação sua loja virtual precisa ter? Vamos começar com o famoso Quem Somos Comece com uma história impressionante, e toda empresa tem uma boa história que fu

Como vender roupa infantil pela internet

Assuntos deste artigo: Contextualização sobre o mercado de roupa infantil na internet Vender roupa infantil na internet não é tão fácil Os 5 passos sobre como vender roupa infantil pela internet Portfólio: casos de sucesso de SEO, incluindo loja de roupa infantil online Contextualização sobre mercado de roupa infantil na internet O mercado para público infantil é um campo fértil para vendas. O Brasil é um dos países que mais se consome produtos e serviços nesse segmento. Até algumas décadas, os papais iam para a cidade ou shopping e encontravam lojas especializadas para bebês e crianças para comprarem, principalmente, roupas. Com o avanço da internet e pela praticidade proporcionada, as lojas virtuais passaram a ser ótimas opções para quem pretende comprar roupa infantil com preços mais baixos e ainda receber em casa sem preocupações. De acordo com Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção ( Abit ), as vendas de roupas , calçados e acessórios infantis o

Links em fórum de discussão são ruins?

A cada ano surgem debates e mais debates sobre o uso de técnicas de link building na web. De fato, algumas ações davam certo, mas atualmente após tantas mudanças no algoritmo do Google muitas coisas de criação de links não funcionam. Isso é bom, por que ajuda a combater spam e ações maliciosas de muitos webmasters e analistas de SEO que fazem de tudo para obter relevâncias no Google.

O que é SEO On Page e Off Page?

Entenda tudo sobre o que é SEO A otimização de sites para os mecanismos de pesquisas passa por diversos processos. Criar ou manter um site que atenda todas as qualidades exigidas pelos mecanismos, principalmente o Google, não é uma tarefa fácil. Engana-se quem pensa que SEO os resultados são rápidos e tão pouco tem datas definidas para um projeto. A otimização de sites tem começo, mas dificilmente tem fim. Isso mesmo. Caso já tenha ouvido falar em projetos de SEO com trabalhos em determinados meses, e pronto, é mentira. Além das ações para arrumar a casa, é sempre necessário uma continuidade na otimização, pois o algoritmo do Google está sempre em mudanças, concorrentes podem ganhar relevância de um mês para o outro, novas páginas que surgem em um site ou blog precisam ser otimizadas, entre outros. Basicamente, a otimização é divida em: SEO On Page e SEO Of Page . Carregando… Solicite orçamento para consultoria de SEO O que é SEO On Page Antes, convido a assistir ao

O que é Magento?

Para quem trabalha com comércio eletrônico já conhece a capacidade dessa plataforma na construção e trabalhos com lojas virtuais. Mas para os empresários que pretendem lançar suas empresas nesse mercado eletrônico, é importante saber, primeiramente, qual plataforma utilizar.