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Marketing digital para artesanato - caso Scrapbook

Empresa parceira que recebe ações de marketing digital
A cada ano, novos segmentos surgem para eu trabalhar com otimização de conteúdo, do site, para aumentar o tráfego e mais do que isso, as conversões. O segmento de artesanato está sempre aquecido, independente da situação financeira do Brasil. Muitos brasileiros e brasileiras adoram produtos artesanais, por que destacam ambientes.

Um dos segmentos mais interessantes no mercado brasileiro é Scrapbook, a arte de criar produtos de recorte. É possível criar cadernos, livro de receitas, convites personalizados, entre outros. E por conta do mercado ser favorável, as pessoas recorrem na internet para encontrar pessoas especializadas nesse segmento, produtos artesanais específicos. Tem a ala dos artesãos (profissionais e amadores) que buscam empresas especializadas em acessórios de artesanato.

É aí que entra a importância de estar em boas posições nos buscadores. As lojas fornecedoras de acessórios artesanais que aparecem em boas posições conseguem muito mais vendas, por que a internet é o canal mais utilizado para esse fim.

Marketing digital para artesanato

Otimização orgânica aos buscadores


Tanto para o artesão quanto para o fornecedor de acessórios artesanais, o primeiro passo é ter um site com sistema de qualidade. Quando digo sistema de qualidade me refiro a um sistema que seja possível receber ações mínimas de otimização. Por experiência, deparei com plataforma de sites que é impossível atender às exigências de qualidade do Google. Se você é um artesão pequeno, nem pense em ter site ou depender apenas da plataforma Elo7. É um bom exemplo de sistema que não permite otimização básica no HTML, na estruturação, Java Script, marcação de dados, entre outros. O primeiro passo é criar um site moderno, profissional.

Para obter bom resultado em pesquisas, importante é seguir as etapas:

  • Pesquisa de palavras-chave: diagnosticar os termos mais usados pelos usuários e aplicar nos conteúdos do site e elementos do HTML;
  • Análise de concorrentes: diagnosticar o que os concorrentes têm de especial para o sucesso nos resultados orgânicos;
  • Otimização técnica: todas as ações para melhorar a parte técnica do site, como tempo de carregamento, ALT das imagens, processo de indexação, prevenção contra conteúdo duplicado, erros de indexação e rastreamento, entre outros fatores.
  • Otimização conteúdo: a parte mais importante é revisar todo o conteúdo do site. Focar na qualidade, engajamento, aprofundamento do texto para atender os anseios do público-alvo
  • Divulgação na rede: para obter maior relevância, importante encontrar fontes de qualidade e criar processo de divulgação para que outros sites possam citar a sua marca.
Estou a frente do projeto de otimização para a Serilon Crafts - Artigos para Artesanato que visa aumentar a conversão orgânica, melhorar posições nos resultados de pesquisas para termos de pesquisa de melhor qualidade.

Redes Sociais


O segmento de artesanato encontra campo fértil para realizar bons negócios via redes sociais. Se você é artesão, ações de qualidade podem atingir o público alvo e assim aumentar as vendas. Se você trabalha com loja de acessórios para artesãos, as redes sociais estão cheias de profissionais que precisam da matéria-prima.

Para conseguir bons resultados na redes, é necessário criar campanhas de alto nível, que sejam ministradas por profissional capacitado para gastar o mínimo com maior conversão. Não basta postar por postar. Precisa ter estratégia digital.

Links Patrocinados


Muitos empresários buscam posicionamento orgânico para não investir nada em anúncios nos buscadores. Errado. Ações de Google AdWords complementam SEO, principalmente se houver integração de relatórios para compreensão das métricas.



Quando as campanhas são administradas por profissionais qualificados, a tendência é pagar menos pelo clique com maior taxa de conversão, atingindo o público certo com as intenções de buscas adequadas.







Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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