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O que é noindex tag no HTML e o que representa na otimização

Controlar o fluxo de conteúdos duplicados que muitas vezes são ocasionados pelos próprios sistemas de sites já foi um grande desafio, tanto para o Google encontrar uma saída para isso, quanto para os desenvolvedores. Nos dias de hoje há diversas maneiras de otimização para ofertar apenas conteúdo relevante para os buscadores e assim melhorar as relações com os motores de busca.

Um recurso que está causando confusão é o noindex como uma diretriz no HTML. A priori, inserir a linha HTML <meta name="robots" content="noindex" /> em páginas duplicadas do site seria a garantia de evitar a indexação por parte dos buscadores. Mas não é assim que funciona.

John Mueller, da equipe de engenharia do Google, publicou no Twitter que "noindex é uma diretriz de indexação, não controla o rastreamento". Fica claro portanto que a tag noindex é inútil para controlar páginas que devem ou não ser rastreadas. Ela apenas mostra para os buscadores para evitar a disposição nos resultados de pesquisa, mas dentro do conceito da arquitetura e estrutura do site, são rastreadas normalmente.

Postagem a respeito do que é noindex tag para otimização


Para isso, usa-se o recurso do Robots.txt ou canonical, mas tag noindex no HTML não deixará de ser apenas uma diretriz.

Apenar evitar que as páginas ruins do site sejam exibidas nos resultados pode ser uma má ideia para quem se preocupa com excelência na otimização de sites e resultados melhores nos buscadores. Também pode ser inútil para quem pretende evitar o total rastreamento em páginas privadas desprovidas de proteção. O mais prudente é controlar os rastreamentos por meio do arquivo Robots.txt ou canonical no HTML.

Exemplo de página duplicada por sistema de site


É comum em lojas virtuais trabalharem com filtros de limitação por preço ou característica. Por exemplo, www.seusite.com.br/categoria.html?filtro=menor-preco. Repare que originalmente o endereço do produto é www.seusite.com.br/categoria.html, o restante serve como simulação de tratamento por exibição de menor preço para o usuário. Isso é um problema para o Google por que qualquer combinação de filtro gera duplicidade.

Nesse caso, para mostrar que os buscadores não devem sequer rastrear tais endereços aplicados por filtros, aplica-se uma diretriz no arquivo Robots.txt do seu site, ou trabalha-se com canonical.

Entendeu agora o que é noindex e sua correta aplicação? Se estiver com dúvidas ou necessita de auxílio para otimização adequada e assim mais sucesso nos resultados de buscas, avalie uma consultoria em marketing de busca.

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Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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