Pular para o conteúdo principal

Marketing digital para farmácias - venda de medicamentos online

Logo das farmácias Vale Verde - marketing digital para farmácias online

As empresas buscam inovações para atingir um público cada vez mais exigente e que gosta de poupar tempo. Por isso que o mercado de farmácias está em crescente na internet. Muitos clientes, principalmente os mais jovens, optam por pesquisar preços de medicamente na internet e já aproveitam os canais para comprar com tranquilidade.

Com essa demanda surge a necessidade de investir em marketing digital para farmácias, ainda mais agora que há várias e várias farmácias presente no ramo online. As empresas que aparecem nas primeiras posições de resultados de pesquisa têm chances de conversão muito grande.

Um exemplo que costumo dar é a rede de farmácias online Vale Verde. Ainda no início de um projeto de marketing de busca, quando as campanhas de links patrocinados AdWords estavam ativas, a loja fatura muito alto em vendas. Mas qualquer problema nesse sentido, as vendas desaparecem.

Campanhas em links patrocinados para farmácias requer administração


O Google tem políticas específicas para o comércio de medicamentos, restringindo a venda para vários tipos de substâncias. Por isso que as campanhas de AdWords precisam ser administradas com muita cautela, muitas análises para evitar o bloqueio das campanhas. O mesmo vale para o envio de produtos para o Google Shopping, um dos principais canais para conversão. A empresa superou todos os problemas, entrou em conformidade com as políticas e agora está presente nos resultados patrocinados de forma qualidade com ótimo custo por conversão. A consultoria foi fundamental.

Otimização orgânica


Depender apenas de links patrocinados não é bom negócio. Por isso a empresa investiu na otimização orgânica para algumas linhas de produtos. Essa ação fez com que o site obtivesse aumento repentino nos acessos e nas conversões.

O projeto visou melhorias técnicas no site. Infelizmente o sistema da empresa - criado por agência terceirizada - não possibilita otimizações avançadas. O projeto estou com muitas outras possibilidades, como melhorias de conteúdo, links internos e divulgação da marca em canais relevantes para a construções de autoridade.

Investir em marketing digital para a venda de medicamentos online é fundamental para aparecer em pesquisas e atrair usuários qualificados, afinal, milhões de pessoas procuram por medicamentos pela internet todos os dias. Somente as empresas mais bem posicionadas conseguem angariar acessos e conversões.

Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

Postagens mais visitadas deste blog

O que é SEO On Page e Off Page?

Links em fórum de discussão são ruins?

Texto para loja online - e-commerce

Como vender roupa infantil pela internet