Pular para o conteúdo principal

Marketing digital para papelaria online - exemplo OHE

As papelarias eram exclusivamente procuradas em centros da cidade, ou nos bairros mais próximos dos clientes. Início de ano é uma correria enorme em busca de materiais escolares para os filhos. Com o avanço da internet surgiu uma nova demanda. As papelarias online, lojas virtuais que comercializam materiais escolares e produtos agregados. Muitas pessoas pesquisam por preços na internet e aproveitam a comodidade para realizarem compras e receberem produtos em casa, para evitar longas filas e tumultos dentro das lojas.

Marketing digital serve apenas para papelarias online que atendem o Brasil todo?


Não. Mesmo para as lojas virtuais que têm como foco uma determinada região ou cidade, é perfeitamente possível realizar marketing digital. O mesmo vale dizer para as papelarias que possuem apenas site institucional (não comercializa produtos diretamente pelo site), até mesmo para empresas que sequer possuem um site é possível, claro que de forma mais moderada e com menor retorno.

Existe um processo no marketing de busca, por exemplo, chamado otimização local. No caso dos resultados orgânicos, é possível realizar ações de SEO que focam o site da papelaria aparecer para os usuários localizados na cidade de atuação da empresa. O mesmo pode ocorrer nas estratégias de campanhas de links patrocinados.

E se a papelaria não tem um site, é perfeitamente possível trabalhar com cadastros em canais de alta qualidade para conquistar posições favoráveis nos resultados de busca.

Marketing digital para papelaria OHE


Recentemente realizei projeto de otimização (SEO) para a loja OHE, uma papelaria online que conta com diversos departamentos, como agendas, cadernos, canetas, lápis de cor, suporte para monitores em mesas, informática, entre outros. O empresário sentiu a necessidade de aumentar o tráfego orgânico qualificado, associado a estratégias melhores nas campanhas patrocinadas.

Para se ter uma ideia, a loja  obteve o maior pico de acessos orgânicos de sua história na sazonalidade do período de comprar por materiais escolares, acontecimento que aumentou a conversão.

Gráfico com estimativa de tráfego orgânico


Portanto, se sua papelaria está no mercado digital, o mercado é grande e tem enorme potencial. Para aumentar as conversões, importante ter estratégias de marketing digital que foquem na conversão obtida pela geração de tráfego qualificado nos buscadores e redes sociais.

Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

Postagens mais visitadas deste blog

O que é SEO On Page e Off Page?

Links em fórum de discussão são ruins?

Texto para loja online - e-commerce

Como vender roupa infantil pela internet