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Semana do Empreendedorismo Digital - Palestra para Empreendedor

Crachá de participação Paulo Sebin em palestras para empreendedor digital

Aconteceu entre os dias 25, 26 e 27 de outubro de 2016 mais uma edição da Semana de Empreendedorismo Digital, organização de palestras e oficinas promovido pela ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina). O evento teve como objetivo debater ideias e novidades do setor digital, um mercado que cresce a cada ano e abre oportunidades para empresários e empreendedores para entrar em determinados segmentos de mercado no ambiente digital.

Eu participei do último dia do evento que contou as palestras ministradas por Samantha Carvalho, fundadora da Queen Mobi, agência especializada em soluções digitais para dispositivos móveis, Rogério Salume, sócio da empresa Wine, a terceira maior do segmento de vinhos na internet, Vinícius Nunes, representando a Samsung Pay e por último Rafael Rez, especialista em Marketing de Conteúdo, com muito histórico no currículo.

Antes de mais nada é importante ressaltar que o evento é direcionado para empresas e empreendedores que têm pouco conhecimento das funcionalidades estratégicas digitais. Como sou jornalista especializado em SEO e marketing digital, pouca informação nova foi exposta para mim.

Seu cliente é móvel, e você?

Samantha Carvalho

A palestra deixou claro sobre a importância que qualquer site precisa ter uma versão responsiva, isto é, adequada para navegação em dispositivos móveis. Apontou números, estatísticas, casos de sucesso, dicas de usabilidade. E realmente, se o site do seu negócio não é adequado para dispositivos móveis, é altamente recomendado que invista nessa questão, pois além de ser amigável para o cliente (aumenta da taxa de conversão), também afeta posicionamento nos resultados de pesquisas, pois algoritmos do Google dão prioridade para sites que zelam pela qualidade nos dispositivos móveis.

A palestra pecou quando o assunto é otimização. A palestrante chegou a dizer que é mais importante focar na usabilidade do que alguns fatores tecnológicos. Discordo. Para ter maiores chances de sucesso nos resultados de buscas, é necessário ter um olhar clínico na tecnologia de desenvolvimento. Não citou nada a respeito da criação de sites acelerados para dispositivos móveis, a tecnologia AMP. Também não citou como criar arquitetura da informação e código HTML adequado para algoritmos Google.

Leia também: cuidados com otimização para celulares


Um Sonho que se tornou realidade

Rodrigo Salume

A palestra em nada acrescentou sobre estratégias de e-commerce e marketing digital. Mas se olharmos o ponto de vista motivacional, foi uma bela apresentação. O empresário contou como surgiu a Wine, uma loja de clube de vinhos. Hoje é a terceira maior empresa do segmento no mundo e a maior da América Latina, passando de um pequeno depósito bagunçado para uma moderna logística.

A principal informação a ser guardada foi: chega uma hora que é preciso parar se sonhar e ir atrás. Outra informação primordial é que a empresa derruba o paradigma, por meio da comunicação e marketing, de que vinho é gourmet ou precisa de certas etiquetas e condutas para consumir a bebida. Com boa estratégia comunicacional, revela a imagem de que o vinho pode ser consumido de forma natural, do seu jeito, como uma cerveja, sem precisar saber a degustação, analisar a rolha, ou coisas do gênero.

Samsung Pay

Vinícius Nunes

Nada a comentar a respeito, pois a palestra foi o tempo todo para mostrar como é o funcionamento da ferramenta de pagamentos via smartphones, como uma venda e marketing para os empresários presentes. Sem críticas, foi apenas um modelo de apresentação.

Marketing de Conteúdo

Rafael Rez

Foto de palestra sobre empreendedor digital

Tem um jeito muito didático de apresentar as estratégias do Marketing de Conteúdo. Certamente para quem tem a intenção de ser empreendedor digital, é sempre bom acompanhar os conteúdos desse profissional.

A palestra mostrou detalhes básicos e intermediário do Inbound Marketing, apontando pirâmides investidas, explicando como atrair, converter, fechar e engajar, ou seja, atrair usuários com conteúdo de qualidade e assim torná-los clientes pela sua autoridade.

Exemplo de pirâmide invertida no marketing de conteúdo - foto da palestra


Concordo com ele quando diz que as pessoas mais procuram informações antes de qualquer transação. Primordial que, por meio de uma landing page ou blog, a sua empresa seja fonte de informação para sanar os problemas dos usuários, e com isso, obtém maior fidelização de clientes.

Gosto de lembrar que há dois tipos primordiais de busca. Uma é transação e outra informação. Exemplo:

  1. Curso de empreendedorismo digital - o interessado procura comprar e participar de um curso a respeito.
  2. Como ser empreendedor digital - o interessado procura saber como se tornar empreendedor, se é lendo livros, fazendo curso, entre outros.


Logicamente seu site precisa oferecer conteúdo de transação (site de venda direta) e de informação também (blog, por exemplo), para atingir todos os níveis de interesses.

Se você é empreendedor e quer entrar na área digital, recomendo participar da Semana do Empreendedorismo Digital em Londrina. Para quem trabalha na área do marketing digital o evento pouco agrega valor ou conhecimento.

Leia mais sobre marketing de conteúdo

Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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