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Otimização para celular: cuidados com pop-ups

Um dado muito importante para quem trabalha com vendas na internet. A própria Google anunciou que aproximadamente 85% dos sites considerados de alta qualidade pelo mecanismo de pesquisa estão devidamente otimizados para dispositivos móveis. Isso significa que eles possuem páginas com conteúdo legível sem a necessidade de aplicar zoom para nítida visualização.

Buscando sempre melhorar as experiências dos usuários, foi anunciado que sites que usam e abusam de pop-ups (aquelas telas que surgem na frente do conteúdo para promover algo ou alguma ação) serão penalizados nos resultados de pesquisas.

No dia 10 de janeiro de 2017 haverá uma atualização no algoritmo para interpretar e rebaixar sites que utilizam determinados tipos de pop-ups. Os editores, webmasters e proprietários de sites e blogs têm, portanto, aproximadamente seis meses para adaptação.

Ninguém quer cair nos resultados de pesquisas, concorda? Boa parte do tráfego e vendas são dos resultados de buscas, então cuidados devem ser tomados contra prejuízos.

Pop-ups serão proibidos?

Não. Depende da maneira e objetivo.

Acompanhe os padrões permitidos

O recurso pode ser muito útil para os usuários, por isso o Google reconhece que podem ser otimizados para boas experiências.

Otimização para celular - pop-ups permitidos


  • Pop-ups que pedem autorizações do usuário para alguma ação e guarda a resposta da ação no histórico do navegador. Mesmo assim não pode cobrir todo o conteúdo acima da dobra de página.
  • Pop-up que solicita a idade do usuário para permitir ou bloquear a abertura do conteúdo, conforme faixa etária ou outro tipo de segmentação. Exemplo mais prático, quando é perguntado a idade do usuário para acessar destino conteúdo exclusivo para adultos. Importante ressaltar que a informação selecionada deve ser guardada em histórico do navegador para que o site não pergunte a mesma coisa já respondida pela mesma pessoa.
  • Pop-up menor que o conteúdo exibido acima da primeira dobra de página, localizado nas partes superior ou inferior da tela.


Os elementos pop-ups não otimizáveis

Otimização para celulares - pop-ups nada amigáveis para os usuários.

  • Elementos promocionais que cobrem todo o conteúdo da página de destino da pesquisa orgânica ou que surgem invasivamente durante a navegação do usuário.
  • Usar pop-up em que o usuário precisa converter. Exemplo mais clássico, obrigar o usuário a curtir ou compartilhar uma página nas redes sociais.
Esses são os novos cuidados que todos devem ter no processo de otimização para celular. Certamente somente isso não determinará o sucesso nos resultados de pesquisas, mas evita perder a qualidade.


Como o Google vai saber quando pop-up é amigável?

O robô de busca consegue ler e interpretar arquivos Java Script e os estilos CSS. Basicamente, tem a capacidade de entender o design do site e os principais comandos embutidos. É um processo considerado fácil de identificação. Ainda há pessoas que duvidam sobre a capacidade do mecanismo de pesquisa entender certas funções.

Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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