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Marketing médico e odontológico tem que ser digital

Invista em marketing digital para área médica e odontológica para atrair pacientes

Quando eu era criança, sofri muito com infecções na garganta devido a diversos problemas. Minha mãe procurava médicos especialistas nas velhas listas amarelas, espécies de catálogos impressos com endereços e números de telefones de empresas da cidade. Em 1995 houve a entrada frenética da internet no Brasil, e logo que a Google se tornou a principal fonte de pesquisas, as listas impressas foram substituídas pelos resultados de buscas na internet.

Sói aí já pode-se deduzir que toda área médica que deseja atrair novos pacientes, é fundamental ter uma forte presença na nos buscadores. A maneira mais eficaz de conseguir resultado satisfatório é ter um estratégia de comunicação e marketing médico ou odontológico focada para internet.

O marketing digital é indicado para qualquer empresa. Mas há determinados segmentos que se destacam pela tendência de busca local, isto é,  na cidade que a empresa está situada. As pessoas costumam procurar especialidades médicas e dentistas na cidade onde moram.

O site da sua clínica aparece na primeira página do Google?


Faça um teste. Supondo que sua área seja pediatria com atendimento em São Paulo, sabe-se que o termo de pesquisa "pediatra sp" é muito utilizado. Se sua clínica não aparece nas primeiras posições, lamento, mas é necessário agir com estratégias de marketing digital. Caso contrário, parabéns, porque certamente muitos agendamentos de consultas são marcadas graças a visibilidade no Google.

Gráfico com tendência de busca de Pediatria em São Paulo.

Estratégias de marketing digital médico e odontológico


Basicamente, há duas maneiras de ganhar visibilidade no Google.

1. SEO

Significa Search Engine Optimization (Otimização de Sites para Mecanismos de Pesquisas). São estratégias de melhorias que visam conquistar posicionamentos nos resultados de pesquisas. As estratégias são aplicadas no código HTML do site, estrutura de navegação, boas experiências para os usuários, e principalmente, conteúdo de alta qualidade. Também são usadas estratégias de divulgação em diversos canais da internet, pois é publicamente conhecido que um dos fatores de classificações do Google são citações e links na rede que levam para o site da sua empresa.

2. Adwords

São os anúncios no Google. O custo para investimento é bem menor do que outros tipos de publicidades, como nas mídias impressas, por exemplo. E melhor ainda é que os resultados são melhores também, com taxas de conversões altas e mensuráveis. Claro que o bom resultado depende da qualidade na gestão das campanhas publicadas. Gerenciar os anúncios no Google não é fácil. É necessário oferecer lances de cliques (o anunciante paga por clique), qualidade das páginas de destino, boa estruturação dos grupos de anúncios, segmentação, pesquisa adequada das palavras-chave, entre outros.


O marketing digital não para por aí


Há outras ações tão importantes quanto as citadas acima que gostaria de destacar.

3. Redes Sociais

Não é nada estranho divulgar sua clínica nas redes sociais. Estranho seria usar esse canal só para informar promoções, horários de atendimento, entre outros. Para atrair cada vez mais seguidores qualificados, ou seja, pessoas que podem se tornar pacientes, o conteúdo estratégico é fundamental. Deve-se oferecer conteúdo de qualidade, atrativo, informacional. O importante é engajar a marca da sua clínica pela autoridade por meio do conteúdo.

4. Inbound Marketing

Também conhecido como marketing de atração, o objetivo é atrair pessoas por meio do conteúdo de qualidade e manter contato com essas pessoas, oferecendo mais conteúdo até se tornar paciente. Esse processo é complexo mas com taxas de conversões extremamente altas.

A área médica proporciona grandes oportunidades para o Inbound Marketing. Conteúdo sobre saúde é sempre bem-vindo às pessoas. O processo funciona assim:


  • O site da sua clínica oferece conteúdos incríveis, como artigos em blogs, e-books, vídeo aulas, palestras online, entre outros.
  • Com otimização e investimentos em anúncios no Google e principais redes sociais, as pessoas são atraídas pelos conteúdos.
  • O material exclusivo é baixado pelos usuários, que deixam informações úteis, principalmente e-mail e telefone.
  • Essas contatos entram numa espécie de funil de vendas, passando por processos comunicacionais. O objetivo é educar o usuário e prepara-lo para se tornar paciente. 


Por que a taxa de conversão é tão alta? Simples de responder. Repare que as pessoas são conquistadas pelos conteúdos, o que gera uma autoridade e confiança.

Sugiro que acompanhe os artigos publicados no site Marketing Médico e Odontológico.

Vale ressaltar que existem normas éticas sobre o marketing médico e odontológico. É permitido porque toda clínica privada é uma empresa que precisa gerenciar receitas, pagar funcionários. Como toda empresa, é importante investir nas diversas formas da publicidade. Não é permitido gerar informações falsas e desqualificativas contra outros profissionais da área médica, oferecer tratamentos não reconhecidos pelos órgãos reguladores, como ANVISA. A saúde das pessoas é o primeiro dever.