CONTATO COMERCIAL AQUI

SEO fácil - livro ensina básico para otimização de site

Capa do livro SEO prático e muito fácil - seu site na primeira página de busca
O aprendizado em SEO é constante por que os algoritmos dos mecanismos de pesquisas são alterados com muita frequência. Todos os anos surgem regras novas e para os profissionais que atuam no segmento ou departamentos de marketing que investem nas otimizações dos sites das empresas precisam sempre se atualizar.

Para quem está começando a estudar sobre o assunto, a minha dica de leitura é o livro SEO Prático - seu site na primeira página de busca. O conteúdo mostra um SEO fácil de praticar, com linguagem simples e compreensível para todos. Não aborda detalhes mais aprofundados de HTML e tão pouco ações avançadas de link building (estratégias para obtenção de links na internet para aumento de autoridade).

Resumo do livro SEO Prático


1. Uma busca não é simples busca

Resume como o Google funciona e principalmente sobre as intenções dos usuários. Aponta o que é Page Rank e as mais recentes atualizações da Google.

2. Faça pesquisa de palavras-chave

Aborda as principais estratégias para fazer uma pesquisa de termos e mais do que isso, interpretar quais são de melhores valores para o seu site, mostrando inclusive uma fórmula para se obter o resultado.

3. Ferramentas básicas de SEO

Demonstra ferramentas mais populares e fáceis para se trabalhar com otimização. Na minha opinião, faltou citar muitas outras de qualidade. Mas é um começo para compreender principalmente sobre métricas.

4. SEO On Page

Mostra de forma resumida e básica principais otimizações do HTML, como uso das tags head, meta tags, otimização das imagens.

5. Estrutura de um site

Mostra a forma mais adequada de se organizar um site, como URL´s agradáveis, a organização de categorias e conteúdos, regra dos 3 cliques, entre outros. Também acho que faltou mostrar de forma mais ampla o correto funcionamento do canonical, declarações de linguagens, o conceito de W3C e HTML5.

6. Off Page SEO

Pontua de forma resumida técnicas para que as pessoas criem links para o seu site, como marketing de conteúdo, colaborador em blogs, interações em fóruns, materiais para a imprensa, entre outros.

Na minha avaliação ensina um SEO fácil para quem tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto. É uma ótima obra para pessoas que pretendem entrar nesse mundo, mas para empresários que pretendem melhorar ainda mais a otimização após muito trabalho, não recomendo.

O livro é vendido pela Casa do Código.


Foto do jornalista Paulo Augusto Sebin
Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Projetos mais importantes já realizados foram para o meu blog Saboreie Receitas, Assistência técnica de relógios Watch System e locações de móveis LPR. Assine o RSS e acompanhe postagens. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.