Pular para o conteúdo principal

SEO fácil - livro ensina básico para otimização de site

Capa do livro SEO prático e muito fácil - seu site na primeira página de busca
O aprendizado em SEO é constante por que os algoritmos dos mecanismos de pesquisas são alterados com muita frequência. Todos os anos surgem regras novas e para os profissionais que atuam no segmento ou departamentos de marketing que investem nas otimizações dos sites das empresas precisam sempre se atualizar.

Para quem está começando a estudar sobre o assunto, a minha dica de leitura é o livro SEO Prático - seu site na primeira página de busca. O conteúdo mostra um SEO fácil de praticar, com linguagem simples e compreensível para todos. Não aborda detalhes mais aprofundados de HTML e tão pouco ações avançadas de link building (estratégias para obtenção de links na internet para aumento de autoridade).

Resumo do livro SEO Prático


1. Uma busca não é simples busca

Resume como o Google funciona e principalmente sobre as intenções dos usuários. Aponta o que é Page Rank e as mais recentes atualizações da Google.

2. Faça pesquisa de palavras-chave

Aborda as principais estratégias para fazer uma pesquisa de termos e mais do que isso, interpretar quais são de melhores valores para o seu site, mostrando inclusive uma fórmula para se obter o resultado.

3. Ferramentas básicas de SEO

Demonstra ferramentas mais populares e fáceis para se trabalhar com otimização. Na minha opinião, faltou citar muitas outras de qualidade. Mas é um começo para compreender principalmente sobre métricas.

4. SEO On Page

Mostra de forma resumida e básica principais otimizações do HTML, como uso das tags head, meta tags, otimização das imagens.

5. Estrutura de um site

Mostra a forma mais adequada de se organizar um site, como URL´s agradáveis, a organização de categorias e conteúdos, regra dos 3 cliques, entre outros. Também acho que faltou mostrar de forma mais ampla o correto funcionamento do canonical, declarações de linguagens, o conceito de W3C e HTML5.

6. Off Page SEO

Pontua de forma resumida técnicas para que as pessoas criem links para o seu site, como marketing de conteúdo, colaborador em blogs, interações em fóruns, materiais para a imprensa, entre outros.

Na minha avaliação ensina um SEO fácil para quem tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto. É uma ótima obra para pessoas que pretendem entrar nesse mundo, mas para empresários que pretendem melhorar ainda mais a otimização após muito trabalho, não recomendo.

O livro é vendido pela Casa do Código.


Foto do jornalista Paulo Augusto Sebin
Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Projetos mais importantes já realizados foram para o meu blog Saboreie Receitas, Assistência técnica de relógios Watch System e locações de móveis LPR. Assine o RSS e acompanhe postagens. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.

Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

Postagens mais visitadas deste blog

O que é SEO On Page e Off Page?

Links em fórum de discussão são ruins?

Texto para loja online - e-commerce

Como vender roupa infantil pela internet