CONTATO COMERCIAL AQUI

Facebook para negócios com SEO na rede social


O Facebook anunciou uma grande novidade que irá atender uma das principais reclamações dos usuários da rede social e poderá ajudar na geração de novos negócios. Em breve, será liberado uma funcionalidade de busca universal chamada Search FYI, oferecendo links de postagens públicas de outras pessoas ou páginas.

Hoje, quando um usuário pesquisa dentro da rede social sobre algum assunto é possível encontrar principalmente sugestões de grupos, fan pages ou perfis. A proposta do Facebook é sugerir também notícias e postagens públicas de pessoas e páginas não seguidas pelo pesquisador.

São registradas aproximadamente 1,5 bilhão de buscas todos os dias dentro do sistema. Um número muito expressivo que pode tornar a rede social uma concorrente ainda mais direto do Google, afinal, os usuários não estão usando as mídias sociais apenas para seguir pessoas, mas encontrar conteúdos relevantes para elas.

Vai ser ótimo para negócios online


Essa mudança aumentará a abrangência de conteúdos e consequentemente a visibilidade e audiência para o seu negócio. O conceito básico de SEO (Otimização de Sites para Mecanismos de Pesquisas) é otimizar um site inteiro ou um conteúdo para que sejam compreendidos e bem posicionados nos resultados do Google e Bing. Esse conceito certamente será discutido também para obter melhores posições e sugestões orgânicas nas pesquisas realizadas dentro da rede social.

Nova oportunidade para SEO: dentro do Facebook


Pensar que é possível otimizar cada postagem para que apareça em pesquisas dentro da rede social é algo sensacional, pois unifica estratégias de analistas de mídias sociais com SEO, buscando produção de conteúdo de melhor qualidade e assim abre novas oportunidades de marketing e negócios.

Objetivos de SEO no Facebook para negócios


  1. Aumentar seguidores e curtidas na fan page de sua empresa. Se as suas postagens forem bem relacionadas com as palavras-chave utilizadas pelos usuários, o engajamento será muito grande.
  2. Será possível engajar sua marca com mais facilidade.
  3. Boas posições nos resultados de pesquisas do Facebook possibilitarão melhores investimentos em Facebook Ads, pois o anunciante poderá impulsionar as postagens que não conseguem boas posições nas pesquisas.
  4. Será possível aumentar curtidas orgânicas.
  5. Maiores possibilidades dos usuários compartilharem conteúdos de sua empresa. 


Como funcionará o Search FYI


Logo após os usuários inserirem palavras-chave no campo de busca, o Facebook irá mostrar as postagens mais populares ou notícias mais recentes e em seguida postagens dos seus amigos ou seguidores, juntamente com sugestões de grupos, perfis e fan pages. Após, apresentará links relacionados, sugerindo postagens públicas indexadas pela rede social.

Olha só que curioso, as sugestões são classificadas de acordo com 200 fatores de pesquisas, uma espécie de algoritmo parecido com o Google. Será possível otimizar cada postagem para ter a melhor posição possível nos resultados de pesquisas públicas do Facebook.

Exemplo do novo resultado de busca do Facebook para negócios


Certamente os usuários vão usar o Facebook para procurar produtos, serviços e conteúdos relevantes e já estou me preparando para uma possível nova demanda para otimização e geração de conteúdos. Sua empresa está preparada para essa mudança? Cuidado, concorrentes podem estar a sua frente. Acompanhe, em breve vou abrir novas oportunidades de SEO para que sua empresa possa aparecer para um universo ainda maior de usuários, tanto no Google e agora também no Facebook para negócios.