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Texto para loja online - e-commerce

Ilustração sobre texto para loja virtual


Assuntos deste artigo:
  1. Texto de apresentação para loja virtual
  2. Conteúdo para categorias e descrições de produtos
  3. Texto pronto, bem, depende do uso. Cuidado com conteúdo duplicado
  4. Qual melhor texto para divulgação da loja virtual em canais externos?
  5. O grande problema hoje é conteúdo duplicado
  6. Tipos de páginas da sua loja virtual

1 - Como fazer texto de apresentação para loja virtual

O primeiro visitante do seu site precisa conhecer mais detalhes do seu negócio. Não adianta ter bom layout, produto bom e qualidade no atendimento. Acredite, não menospreze os conteúdos de apresentação do e-commerce, pois usuários buscam informações mais importantes da história da sua empresa, há quanto tempo está no mercado, dados de contato e localização para pesquisar a respeito do seu negócio.

E quais tipos de conteúdo de apresentação sua loja virtual precisa ter?

Vamos começar com o famoso Quem Somos

Comece com uma história impressionante, e toda empresa tem uma boa história que fundamenta o início do negócio. Imagine que você seja dono(a) de uma loja de roupa de praia para obesos, e que o negócio surgiu exatamente por perceber carência no mercado para esse tipo de produto, e que o objetivo da empresa é oferecer opções legais de roupas de praia para quem está acima do peso, gerando qualidade de vida e prazeres no mar.

Legal né? Então conte exatamente o que fez a sua empresa surgir, a quem atende (público-alvo) e os grandes diferenciais em relação a outras empresas do mesmo segmento.

As pessoas gostam de histórias reais e bem contadas.

Missão, Visão e Valores

Eu sou extremamente crítico a esse recurso, não gosto, parece um robô que tenta descrever a empresa e os internautas têm outras mentalidades, mas alguns estudos apontam que é importante.

A missão descreve qual é o objetivo da empresa diante o cliente e a sociedade, no que pode contribuir com o coletivo.

A visão demonstra o que a empresa pensa a respeito do mercado que atua e qual o melhor trabalho para atender o mercado e público-alvo.

Os valores apresenta culturas principais dentro da organização.

Como disse, esse recurso acho pouco eficaz para realmente descrever o seu e-commerce.

Um bom exemplo de Quem Somos é da livraria Cultura.

Política de Privacidade, entrega de produtos, segurança

São páginas que descrevem como funciona a entrega de produtos, quais transportadoras parceiras, a média de tempo de entrega por região ou estado, a política de troca e devolução. Tudo isso precisa estar claro, até por que o Google só aprova anúncio se o seu site tiver essas informações claras.

Não é preciso um texto emocionante, é um ponto a ponto dos deveres e obrigações da loja e clientes quanto as políticas de entrega.

É importante a sua loja online descrever quais são os dispositivos de segurança usados, como a criptografia, como é a segurança contra roubo de dados, que não vende ou divulga dados de clientes para terceiros, entre outros.

Acredite, muitos usuários consultam essas informações para ter confiança necessária para comprar o primeiro produto do seu e-commerce.


2 - Conteúdo para categorias e descrições de produtos

Categorias

Não é recomendado criar categorias que contém apenas vitrine de produtos. Os usuários gostam de encontrar também informações adicionais que definem com precisão o que ele vai encontrar na página.

Conteúdo descritivo nas categorias também é uma forma de inserir palavras-chave relevantes e assim atribuir relevância para páginas para melhores posições nas buscas no Google.

Desenvolvo textos para as categorias de qualquer loja virtual, sempre pensando na qualidade da informação e focados em SEO.

Descrições de Produtos

Um dos erros mais comuns é publicar um produto com as mesmas descrições de outros sites ou de fornecedores. Primeiro, não oferece conteúdo de qualidade para o usuário. Segundo, o Google, por exemplo, detesta encontrar conteúdo duplicado. Mais do que nunca, a loja virtual precisa ser geradora de conteúdos.

Quando falamos em geração de conteúdo, é oferecer pelo texto a melhor experiência para o usuário, não apenas com detalhes técnicos, mas saber conversar com o cliente, exibir os diferenciais do produto.

Que ódio tenho quando encontro descrições secas. Converse com o cliente, use linguagem simples e que gere confiança.

3 - Texto pronto, bem, depende do uso. Cuidado com conteúdo duplicado


Percebo que muitos empresários, empreendedores ou responsáveis por e-commerce buscam por texto pronto para loja virtual e assim otimizar tempo. Bem, como analista de SEO tenho uma má notícia.

Se publicar textos prontos para o seu e-commerce, fatalmente não conseguirá posicionamentos nos resultados orgânicos no Google.

Já faz algum tempo que o buscador prioriza conteúdo de qualidade, e para ter qualidade, precisa ser inédito, ofertar informações, linguagem e comunicação que se destaque de outros sites que competem com você no mercado, juntamente com uso de palavras-chave relevantes.

Imagine que a sua loja virtual tenha na descrição de um produto o mesmo conteúdo do fornecedor, de outros e-commerce. Como a sua loja conseguirá ser melhor que os concorrentes, que podem ter mais relevância do que o seu site, tendo conteúdo igual?

Por isso que entre uma das ações de SEO é justamente criar texto para loja virtual que seja otimizado, alta qualidade, inédito, com estratégia.

4 - Bem, e qual o melhor texto para divulgação de loja virtual eficiente?

Depende do canal a ser utilizado. Como disse anteriormente, a primeira regra (dentre dezenas) para conseguir bons posicionamentos nas buscas é oferecer conteúdo estratégico e com a correta aplicação de palavras-chave. O Quem Somos precisa contar a história que fez sua empresa surgir, como pode contribuir com o cliente.

Mas quero retratar um pouco sobre texto para divulgação em canais externos da loja virtual.

Redes Sociais

O bom texto para divulgação de e-commerce nas redes sociais é aquele que realmente gera interesses dos usuários, seja cativante para usuários compartilharem, curtirem, se engajarem. Usuários das redes sociais não gostam de muitas ofertas e promoções. Os melhores conteúdos são os estratégicos para envolvimento e relacionamento.

Anúncios Google

O bom texto para divulgar seu e-commerce nos anúncios Google deve prestar atenção no título, que precisa já de imediato gerar curiosidade ou interesse pelo seu produto ou serviço. A descrição também precisa destacar o diferencial da empresa. Exemplo para o segmento de relógios:

Título: Relógios masculinos Technos - Partir de R$ 399,00
Descrição: Desde 1999 no mercado, contamos com grande variedade de relógios masculinos Technos. Escolha o seu.

Perceba que se o preço for competitivo, deve ser informado. A descrição destaca o tempo que a empresa está no mercado.

5 - O grande problema hoje é conteúdo duplicado


Infelizmente, a maioria das lojas online cadastram conteúdos (produtos, categorias, artigos, páginas estáticas, informativos) sem se preocupar com a qualidade dos textos e muito menos com a otimização dos mesmos para mecanismos de pesquisas. O sucesso dos negócios online estão atrelados a diversos fatores, entre eles, o conteúdo persuasivo.

Não podemos ignorar a atenção dos usuários. Eles estão atentos a todos os detalhes, principalmente na informação publicada na página. Desde 2012 crio para diversos projetos conteúdos para lojas virtuais, com técnicas que englobam marketing de conteúdo, informação e otimização para mecanismos de pesquisas.


Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista, sócio da agência K2 Estratégia Digital, uma agência que obtém sucesso em todos os projetos. Está entre as 10 melhores agências do Brasil pelo RD Station em 2 categorias. Focada no marketing imobiliário. Analista de SEO, desde 2010 experiência no mercado.


Certificado Inbound Marketing

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