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Texto para loja online - e-commerce

Ilustração sobre texto para loja virtual


Assuntos deste artigo:
  1. - Texto de apresentação para loja virtual
  2. - Conteúdo para categorias e descrições de produtos
  3. - Texto pronto, bem, depende do uso. Cuidado com conteúdo duplicado
  4. - Qual melhor texto para divulgação da loja virtual em canais externos?
  5. - O grande problema hoje é conteúdo duplicado
  6. - Tipos de páginas da sua loja virtual

1 - Como fazer texto de apresentação para loja virtual

O primeiro visitante do seu site precisa conhecer mais detalhes do seu negócio. Não adianta ter bom layout, produto bom e qualidade no atendimento. Acredite, não menospreze os conteúdos de apresentação do e-commerce, pois usuários buscam informações mais importantes da história da sua empresa, há quanto tempo está no mercado, dados de contato e localização para pesquisar a respeito do seu negócio.

E quais tipos de conteúdo de apresentação sua loja virtual precisa ter?

Vamos começar com o famoso Quem Somos

Comece com uma história impressionante, e toda empresa tem uma boa história que fundamenta o início do negócio. Imagine que você seja dono(a) de uma loja de roupa de praia para obesos, e que o negócio surgiu exatamente por perceber carência no mercado para esse tipo de produto, e que o objetivo da empresa é oferecer opções legais de roupas de praia para quem está acima do peso, gerando qualidade de vida e prazeres no mar.

Legal né? Então conte exatamente o que fez a sua empresa surgir, a quem atende (público-alvo) e os grandes diferenciais em relação a outras empresas do mesmo segmento.

As pessoas gostam de histórias reais e bem contadas.

Missão, Visão e Valores

Eu sou extremamente crítico a esse recurso, não gosto, parece um robô que tenta descrever a empresa e os internautas têm outras mentalidades, mas alguns estudos apontam que é importante.

A missão descreve qual é o objetivo da empresa diante o cliente e a sociedade, no que pode contribuir com o coletivo.

A visão demonstra o que a empresa pensa a respeito do mercado que atua e qual o melhor trabalho para atender o mercado e público-alvo.

Os valores apresenta culturas principais dentro da organização.

Como disse, esse recurso acho pouco eficaz para realmente descrever o seu e-commerce.

Um bom exemplo de Quem Somos é da livraria Cultura.

Política de Privacidade, entrega de produtos, segurança

São páginas que descrevem como funciona a entrega de produtos, quais transportadoras parceiras, a média de tempo de entrega por região ou estado, a política de troca e devolução. Tudo isso precisa estar claro, até por que o Google só aprova anúncio se o seu site tiver essas informações claras.

Não é preciso um texto emocionante, é um ponto a ponto dos deveres e obrigações da loja e clientes quanto as políticas de entrega.

É importante a sua loja online descrever quais são os dispositivos de segurança usados, como a criptografia, como é a segurança contra roubo de dados, que não vende ou divulga dados de clientes para terceiros, entre outros.

Acredite, muitos usuários consultam essas informações para ter confiança necessária para comprar o primeiro produto do seu e-commerce.Converse com Paulo Sebin pelo WhatsApp para falar sobre marketing digitalFALE COMIGO AQUI NO WHATSAPP PARA PODER AVALIAR OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE TRÁFEGO QUALIFICADO E CONVERSÕES PARA O SEU NEGÓCIO!

2 - Conteúdo para categorias e descrições de produtos

Categorias

Não é recomendado criar categorias que contém apenas vitrine de produtos. Os usuários gostam de encontrar também informações adicionais que definem com precisão o que ele vai encontrar na página.

Conteúdo descritivo nas categorias também é uma forma de inserir palavras-chave relevantes e assim atribuir relevância para páginas para melhores posições nas buscas no Google.

Desenvolvo textos para as categorias de qualquer loja virtual, sempre pensando na qualidade da informação e focados em SEO.

Descrições de Produtos

Um dos erros mais comuns é publicar um produto com as mesmas descrições de outros sites ou de fornecedores. Primeiro, não oferece conteúdo de qualidade para o usuário. Segundo, o Google, por exemplo, detesta encontrar conteúdo duplicado. Mais do que nunca, a loja virtual precisa ser geradora de conteúdos.

Quando falamos em geração de conteúdo, é oferecer pelo texto a melhor experiência para o usuário, não apenas com detalhes técnicos, mas saber conversar com o cliente, exibir os diferenciais do produto.

Que ódio tenho quando encontro descrições secas. Converse com o cliente, use linguagem simples e que gere confiança.

3 - Texto pronto, bem, depende do uso. Cuidado com conteúdo duplicado


Percebo que muitos empresários, empreendedores ou responsáveis por e-commerce buscam por texto pronto para loja virtual e assim otimizar tempo. Bem, como analista de SEO tenho uma má notícia.

Se publicar textos prontos para o seu e-commerce, fatalmente não conseguirá posicionamentos nos resultados orgânicos no Google.

Já faz algum tempo que o buscador prioriza conteúdo de qualidade, e para ter qualidade, precisa ser inédito, ofertar informações, linguagem e comunicação que se destaque de outros sites que competem com você no mercado, juntamente com uso de palavras-chave relevantes.

Imagine que a sua loja virtual tenha na descrição de um produto o mesmo conteúdo do fornecedor, de outros e-commerce. Como a sua loja conseguirá ser melhor que os concorrentes, que podem ter mais relevância do que o seu site, tendo conteúdo igual?

Por isso que entre uma das ações de SEO é justamente criar texto para loja virtual que seja otimizado, alta qualidade, inédito, com estratégia.

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4 - Bem, e qual o melhor texto para divulgação de loja virtual eficiente?

Depende do canal a ser utilizado. Como disse anteriormente, a primeira regra (dentre dezenas) para conseguir bons posicionamentos nas buscas é oferecer conteúdo estratégico e com a correta aplicação de palavras-chave. O Quem Somos precisa contar a história que fez sua empresa surgir, como pode contribuir com o cliente.

Mas quero retratar um pouco sobre texto para divulgação em canais externos da loja virtual.

Redes Sociais

O bom texto para divulgação de e-commerce nas redes sociais é aquele que realmente gera interesses dos usuários, seja cativante para usuários compartilharem, curtirem, se engajarem. Usuários das redes sociais não gostam de muitas ofertas e promoções. Os melhores conteúdos são os estratégicos para envolvimento e relacionamento.

Anúncios Google

O bom texto para divulgar seu e-commerce nos anúncios Google deve prestar atenção no título, que precisa já de imediato gerar curiosidade ou interesse pelo seu produto ou serviço. A descrição também precisa destacar o diferencial da empresa. Exemplo para o segmento de relógios:

Título: Relógios masculinos Technos - Partir de R$ 399,00
Descrição: Desde 1999 no mercado, contamos com grande variedade de relógios masculinos Technos. Escolha o seu.

Perceba que se o preço for competitivo, deve ser informado. A descrição destaca o tempo que a empresa está no mercado.

5 - O grande problema hoje é conteúdo duplicado


Infelizmente, a maioria das lojas online cadastram conteúdos (produtos, categorias, artigos, páginas estáticas, informativos) sem se preocupar com a qualidade dos textos e muito menos com a otimização dos mesmos para mecanismos de pesquisas. O sucesso dos negócios online estão atrelados a diversos fatores, entre eles, o conteúdo persuasivo.

Não podemos ignorar a atenção dos usuários. Eles estão atentos a todos os detalhes, principalmente na informação publicada na página. Desde 2012 crio para diversos projetos conteúdos para lojas virtuais, com técnicas que englobam marketing de conteúdo, informação e otimização para mecanismos de pesquisas.