Pular para o conteúdo principal

Dia do jornalista 7 de abril

No dia 7 de abril comemora-se o Dia do Jornalista. Para mim, é uma data especial por dois grandes motivos. O primeiro, por que como sou jornalista nada mais justo do que comemorar essa data para uma profissão tão importante em qualquer sociedade ou regime político. E o segundo motivo é por que eu nasci em 7 de abril de 1984, isto é, meu aniversário é na mesma data.

Alguns amigos e conhecidos das redes sociais me "acusam" de escolher o jornalismo só por que é meu aniversário, por misticismo. Nada disso. Eu juro que descobri o Dia do Jornalista no meu primeiro ano do curso de jornalismo, em 2006.

Como surgiu o Dia do Jornalista

7 de abril - dia do jornalista
A profissão foi comemorada em várias datas. No dia 24 de janeiro por ocasião da data do padroeiro da profissão, São Francisco de Sales (bispo e doutor da Igreja Católica) para homenagear os profissionais do jornalismo. O dia 29 de janeiro faz parte da história do Brasil, a data, de longe, mais citada nos calendários comemorativos brasileiros, mas ao mesmo tempo, a que menos tem referências à sua criação. Houve registros de muitas datas diferentes entre 1780 a 1829, sempre com motivos para homenagear alguma autoridade. Essas datas não são relevantes para discutirmos aqui, pois foram alteradas por diversas vezes.

O Dia do Jornalista é comemorado no Brasil no dia 7 de abril - acho que agora se fixou nessa data para sempre - , em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, brasileiro de origem italiana, que morreu assassinado por inimigos políticos durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa, em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830. Ele fundou um próprio jornal chamado Observador Constitucional e tinha como objetivo denunciar os abusos aplicados pelo Imperador D. Pedro I.

A morte comoveu muitos setores da sociedade e por isso se tornou um marco importante no jornalismo, para representar o repúdio a opressão contra a comunicação.


Foto do jornalista Paulo Augusto Sebin
Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.

Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

Postagens mais visitadas deste blog

O que é SEO On Page e Off Page?

Links em fórum de discussão são ruins?

Texto para loja online - e-commerce

Como vender roupa infantil pela internet