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Analisar backlinks de concorrentes diretos e indiretos

Exemplo de ferramenta para monitorar backlinks dos concorrentes

Fazer boas análises de concorrentes sempre é uma das melhores eficazes em marketing. Não poderia ser diferente no marketing digital. E não se restringe apenas em olhar o que a empresa faz, como age no mercado, como é a relação com clientes ou a qualidade de um website. Para cada área é possível fazer análises diferentes dos concorrentes diretos e indiretos de sua empresa.

Em redes sociais, por exemplo, pode-se adotar a estratégia de anotar em planilhas como eles agem nas redes sociais, quantos seguidores e quais redes, e principalmente em quais obtém maiores sucessos.

Também pode fazer análises de comportamentos dos concorrentes dentro do jornalismo, isto é, quais meios de comunicação eles aparecem.

No caso de SEO não é diferente. Antes de qualquer projeto, sempre analiso os sites concorrentes, não só de mercado mas também nos resultados de pesquisas. Entre as análises estão:


  1. On Page: verifico a estrutura do site, links internos, como trabalham com os conteúdos, números de páginas, categorias, postagens e produtos, meta tags, entre outros fatores.
  2. Off Page: analiso locais na web onde o concorrente está recebendo backlinks.

Ferramenta Open Link Profiler


Descobrir locais de backlinks não é uma tarefa fácil. Mas é necessário descobrir onde eles possuem links na web para determinar como têm sucessos nos resultados de pesquisa.

Existem diversas ferramentas, entre elas uma que prefiro muito chamada de Open Link Profiler.

Ferramenta Open Link Profiler exibindo dados de concorrentes indiretos e diretos
Exemplo de uma busca no Open Link Profiler


  • É possível verificar número de backlinks e também quantos links únicos.
  • Idade dos links, em quais anos ou períodos obteve maior número de backlinks.
  • Principais páginas que recebem links.
Há outras métricas interessantes que sempre utilizo. É muito importante sempre acompanhar concorrentes diretos e indiretos nos resultados de pesquisas, e isso faz de cada projeto de SEO com alta qualidade.



Foto do jornalista Paulo Augusto Sebin
Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.

Comentários

  1. Olá Paulo, você teria algum outro site nesse mesmo esquema para passar para nós?

    Esse site após algumas consultas expira o limite diário e ai não consigo mais seguir =/

    De toda forma muito obrigado pelo artigo, já me ajudou muito.

    Forte abraço, sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, há outras ferramentas sim conforme aponto abaixo:

    ► Backlink Watch
    ► SEM Rush
    ► Ahrefs
    ► Backlink Test

    ResponderExcluir

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Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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