CONTATO COMERCIAL AQUI

Links em fórum de discussão são ruins?

Imagem ilustrativa com desenhos debatendo sobre um fórum especializado de discussão.
A cada ano surgem debates e mais debates sobre o uso de técnicas de link building na web. De fato, algumas ações davam certo, mas atualmente após tantas mudanças no algoritmo do Google muitas coisas de criação de links não funcionam. Isso é bom, por que ajuda a combater spam e ações maliciosas de muitos webmasters e analistas de SEO que fazem de tudo para obter relevâncias no Google.


Mas mesmo com a inteligência aprimorada do Google ainda há profissionais, donos de sites e webmasters usando recursos não recomendados pelo Google e é exatamente por isso que muitos usuários perguntam no fórum oficial do Google por quê o tráfego está caindo. Ao analisar os sites dessas pessoas, usando ferramentas apropriadas de análise de backlinks, logo você encontra muitos links apontando para esses sites que não são naturais.

Nesse artigo falarei apenas dos fóruns de discussão, tipos de sites preferidos pelos analistas de SEO e webmasters para criar links.

Ação indevida em fórum de discussão


Os erros mais comuns de tentar criar links em fóruns de discussão são:


  1. Assinatura automática: na configuração de perfil do usuário, muitas vezes, é possível criar uma assinatura automática, possibilitando assim que logo após qualquer interação de postagem crie-se uma assinatura que pode conter o seu nome, uma frase de efeito e um link para o seu site. Se em um fórum de discussão você interagir 100 vezes, então o seu site terá 100 links em postagens diferentes do mesmo fórum. O problema é que nem sempre essas postagens contam com conteúdos totalmente relacionados com o seu negócio, deixando claro para o Google que é spam, não são links naturais.
  2. Link em fórum não relacionado: vamos supor que você tenha um site que vende aparelhos de ar condicionado. Seria mais sensato resolver problemas de usuários em fóruns que debatam sobre seu nicho de mercado. Mas ao invés disso, faz alguma interação em uma postagem que fala de alimentos saudáveis e cria um link para seu site. O que ar condicionado tem a ver com alimentos saudáveis?
  3. Site em campo de descrição: alguns fóruns permitem que coloquem um site vinculado com o seu nome. Isso gera problema sério por que vai criar links automáticos em qualquer interação que fizer, gerando assim links não naturais.

Fórum de discussão pode ajudar sim, desde que usado corretamente


Ajudar as pessoas certas em fóruns corretos indicando seu site pode ajudar os usuários e o Google vai gostar disso.



Links em fórum de discussão pode ser muito valioso quando ele realmente é relevante para o usuário, que ajude a resolver seu problema.

Em outra simulação, imagine que você tenha um site que fala sobre alimentação saudável. Em um fórum que tem como foco debates sobre saúde alguém posta a seguinte pergunta: quais são os melhores alimentos saudáveis? Nada impede que você crie uma lista de 10 alimentos bons com dados químicos e científicos sobre eles e no final pode recomendar seu site com um link, informando que tem mais informações exatamente sobre o que o usuário pesquisa.

Claro que não vai colocar link na assinatura, nada disso. Esse link estará lá uma única vez nesse fórum para realmente ajudar o usuário, sanando uma dúvida e dando a oportunidade de conhecer os seus conteúdos.

Isso não é ruim. Pelo contrário, creio que está contribuindo para o usuário e certamente isso não pode ser visto como spam por parte dos mecanismos de pesquisas.



Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.