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Empresa no Google Maps com SEO Local

Aparecer seu site no Google é de fundamental importância. Mas para determinados nichos de mercado ou de acordo com as necessidades de algumas empresas, é mais vantajoso estar bem posicionado no Google para os resultados locais ao invés de gerar um tráfego enorme vindos de todo o Brasil. Para quem não sabe, o Google está cada vez mais aprimorando a capacidade de exibir resultados de pesquisas personalizadas de acordo com as preferências dos usuários (através de históricos de pesquisas e ações no Google+) e também pela localização do usuário.


Tanto que para determinadas palavras-chave, uma pesquisa feita em São Paulo poderá retornar resultados de empresas daquela cidade ou estado, enquanto que se a mesma pesquisa for feita em Londrina poderá ter resultados bem diferentes. Por isso sua empresa certamente precisa investir em SEO Local e mais propriamente dito a primeira ação é ter a sua empresa no Google Maps, com bons conteúdos, comentários e avaliações.

Nesse artigo vou abordar duas questões:

  • Informações básicas que podem ajudar o seu site ser compreendido para determinado local, sem depender do Google Maps.
  • Como criar uma página local no Mapa do Google de forma eficiente e com bons resultados.
O norte americano Greg Gifford, especializado em marketing digital em redes sociais e marketing de busca, citou em um des seus artigos ações básicas para que o Google compreenda a localização de sua empresa e site através de conteúdos. Isso mesmo. Não depende apenas do Google Maps para aparecer bem posicionado na sua cidade, mas é possível por meio dos conteúdos do site trabalhar com essa compreensão.

Informações básicas para o SEO Local em seu site



  • Cidade e Estado na tag title: Sem dúvida um dos lugares mais importantes para incluir informações sobre a cidade / estado. Temos visto muitas pequenas empresas saltar para cima nos rankings locais com essa ação.
  • Cidade e estado em título H1: Não precisa ser necessariamente no H1, mas pelo menos em qualquer título do conteúdo.
  • Cidade e estado em URL. Obviamente, isso não pode acontecer em sua home page, mas em outras páginas, incluindo a informação de cidade / estado na URL pode ser um sinal poderoso de relevância local.
  • Cidade e estado em conteúdo: É importante incluir a sua cidade e informações do estado em seu conteúdo. Inclua endereço, fale um pouco sobre a relação da sua empresa com a cidade em questão.
  • Cidade e estado em alt tags: Certifique-se de que você tem texto alt em todas as suas imagens, e certifique-se de que você está incluindo informações de cidade / estado no seu texto alt.
  • Cidade e estado em meta descrição: essa tag não influencia no algoritmo para classificação, mas ainda assim é importante o conteúdo para o usuário.
  • Inclua um mapa do Google incorporado: Incluindo um mapa do Google incorporado também é importante, mas por favor certifique-se de fazê-lo corretamente. Você não quer apenas incorporar um mapa que aponta para o seu endereço. Importante incorporar Iframe de um mapa que aponta para o seu local de listagem do Google Plus, onde os usuários podem avaliar o seu negócio.

Claro que tanto na página do conteúdo quanto na página inicial é importante trabalhar exatamente com as palavras-chave que você avalia ser um bom negócio estar bem posicionado nos resultados locais.

Como otimizar sua empresa no Google Maps

No começo de julho de 2014 houve profundas mudanças nas relações de negócios com o Google. Antes os cadastros eram feitos pelo Places, mas agora tudo está englobado no Meu Negócio. Basicamente, você precisa ter um perfil no Google Plus e criar uma página para o seu negócio. É através dela que vai vincular o local do mapa com a sua empresa.


  • Com o seu perfil aberto, selecione Páginas. Lá poderá criar a página de local do seu negócio.

Selecione Páginas no menu de perfil do Google+


  • Escolha agora o tipo de página. Para criar um local no mapa é necessário escolher Estabelecimento ou Serviço
Para divulgar sua empresa na listagem do Google Maps, selecione Estabelecimento ou Serviços.



  • Após, digite no campo de busca o nome de sua loja ou negócio. Talvez apareçam empresas relacionadas. Selecione a opção para cadastrar a sua empresa.


Adicionar uma empresa no Google rapidamente no sistema.

Vai abrir uma tela para inserir dados da empresa, como nome, endereço, telefone, cep, cidade, estado, entre outros. Depois que fizer isso vai criar uma página.

Para otimizar, aumentando as chances de aparecer nos resultados de busca, siga as seguintes recomendações:


  1. Não limite o nome apenas da sua empresa. No nome, coloque também a palavra-chave mais importante. Exemplo: Termall - Loja de Refrigeração e Máquinas de Gelo, onde Termall é o nome da empresa, o restante são termos mais comuns para o nicho.
  2. Coloque uma boa descrição. Não apenas o que a empresa faz, mas crie um conteúdo realmente atrativo, com links para seu site. Use palavras-chave. Mas não exagere. Uma citação no texto já basta.
  3. Vincule a página com o seu site. Para isso, caso o site tenha o Webmaster Tools configurado com a mesma conta Google que abriu o perfil do Plus e da página, a vinculação é automática. Caso contrário, siga as instruções desse tutorial.
  4. Divulgue o seu Local para os amigos do Google+, participe de comunidades, interaja nos comentários para conseguir acessos, marcações +1 e comentários.



Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Se gostou do artigo sobre como colocar e otimizar empresa nos resultados verticais no Google Maps, compartilhe e siga-me Google+, Twitter e Facebook.

Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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