CONTATO COMERCIAL AQUI

Saiba o que é Google History

Logotipo do Google History. Entenda o que é esse recurso.
Você sabia que o Google armazena todo o seu histórico de pesquisa no mecanismo? Sim. Com o sistema Google History o usuário pode ter acesso a todas as pesquisas solicitadas, com detalhes sobre palavra-chave, data e horário. Também é possível filtrar por data, ou seja, se você quiser saber quais foram as suas movimentações no Google nos últimos 12 meses é possível.


Mas saber como funciona o Google History abre um debate. Será que o funcionários do mecanismo não monitora, de alguma forma as pesquisas solicitadas? Nesse artigo vamos falar o que é Google History e debater um pouco sobre essa funcionalidade.

Entenda o que é Google History


Basicamente é um recurso disponibilizado para o usuário consultar suas últimas ou todas as pesquisas realizadas no Google. É útil quando não se lembra de um conteúdo encontrado e deseja saber o site ou blog e até a palavra-chave utilizada.

Para acessar o seu histórico de pesquisa acesse http://history.google.com e faça login com a sua conta.
Em seguida, você terá acesso a uma lista com todas as palavras ou sites visitados por uma pesquisa no mecanismos de busca do mundo.

Modelo de resultado no History do sistema de históricos de pesquisas.


Dados são seguros?


De acordo com o Google, somente o dono da conta pode visualizar o histórico e não afirma que haja ação de funcionários ou ação humana para monitorar as pesquisas. Mas é óbvio que após as revelações de Edward Snodewn sobre a espionagem nos Estados Unidos é quase impossível não pensar na possibilidade de um monitoramento manual.

Pense. Se para conta é possível ter acesso a um histórico, claramente é possível associar as contas com esses dados. Por mais criptografadas que sejam, é claro que o Google pode sim acompanhar as movimentações.

Não podemos descartar a hipótese de usar isso para favorecer ações de SEO. Cada vez mais trabalham para que sites de alta qualidade apareçam bem posicionados nos resultados de pesquisas. Ter acesso as históricos das pessoas pode ser um dos critérios utilizados pelo algoritmo. Supondo que mil pessoas acessaram um mesmo site com palavras-chave diferentes em suas pesquisas em pouco tempo pode ser um sinal de relevância para o editor em questão. Confrontar dados históricos de pesquisa entre usuários deve ser interessante para os trabalhos de algoritmo do Googlebot.

Certeza mesmo sobre o quanto monitoram as pesquisas não saberemos. O que sabemos é que o Google History está aí, e todo o seu histórico está, em teoria, disponível somente para o dono da conta.


Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.