Pular para o conteúdo principal

Fim do Autor Foto no Google

O Google mal lançou a novidade de exibir o autor foto no resultados de pesquisa e agora há uma mudança retroativa nessa função. Foi anunciado o fim da exibição das imagens de autor nos resultados. Isso gerará um impacto negativo na relação de intenções dos usuários, afinal estava mais do que provado que ter a foto de quem é dono da postagem ou página incentiva o clique.


O anúncio foi feito pelo John Mueller do Google. Algo bem negativo para quem trabalha ou se preocupa com SEO pois logo que foi anunciado a possibilidade de exibir fotos de autor nos resultados houve trabalhos importantes para otimizar tal função, aplicando vinculações e interações na rede Google+. Além das imagens, também não serão exibidos números de seguidores nos círculos.

Mas o Google+ ainda é importante nas vinculações das páginas e websites. A foto não será mais exibida, mas os conteúdos ainda serão vinculados. O nome e a data da postagem serão exibidos com link para o perfil da rede Google+.

Exemplo de novas exibições de autor com a foto no Google.
Simulação feita pela MOZ COM
Ao olhar na simulação logo percebe-se um grande impacto visual no resultado. Ainda considero importante ter o nome vinculado, mas a ausência da foto do autor da postagem juntamente com o número de seguidores no Google+ perde o impacto ao clique.



Principal motivo para remover o autor foto nos resultados

Mais uma vez o Spam é o que pode ter motivado a decisão do Google. Muitos editores e webmasters publicaram fotos fakes, ou seja, não verdadeiras para serem exibidas nos resultados. Essa prática é vista pelo Google como spam. Exemplo mais claro disso, no Brasil por exemplo, são classificados adultos que colocam fotos de garotas como sendo donas dos sites ou dos conteúdos mas na verdade não são as garotas. Também há casos de pessoas com máscaras ou desenhos. A proposta de autor foto no Google não é essa.


Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.

Comentários

Postagens populares

Texto para loja online - e-commerce

Assuntos deste artigo: Texto de apresentação para loja virtual Conteúdo para categorias e descrições de produtos Texto pronto, bem, depende do uso. Cuidado com conteúdo duplicado Qual melhor texto para divulgação da loja virtual em canais externos? O grande problema hoje é conteúdo duplicado Tipos de páginas da sua loja virtual 1 - Como fazer texto de apresentação para loja virtual O primeiro visitante do seu site precisa conhecer mais detalhes do seu negócio. Não adianta ter bom layout, produto bom e qualidade no atendimento. Acredite, não menospreze os conteúdos de apresentação do e-commerce, pois usuários buscam informações mais importantes da história da sua empresa, há quanto tempo está no mercado, dados de contato e localização para pesquisar a respeito do seu negócio. E quais tipos de conteúdo de apresentação sua loja virtual precisa ter? Vamos começar com o famoso Quem Somos Comece com uma história impressionante, e toda empresa tem uma boa história que fu

Como vender roupa infantil pela internet

Assuntos deste artigo: Contextualização sobre o mercado de roupa infantil na internet Vender roupa infantil na internet não é tão fácil Os 5 passos sobre como vender roupa infantil pela internet Portfólio: casos de sucesso de SEO, incluindo loja de roupa infantil online Contextualização sobre mercado de roupa infantil na internet O mercado para público infantil é um campo fértil para vendas. O Brasil é um dos países que mais se consome produtos e serviços nesse segmento. Até algumas décadas, os papais iam para a cidade ou shopping e encontravam lojas especializadas para bebês e crianças para comprarem, principalmente, roupas. Com o avanço da internet e pela praticidade proporcionada, as lojas virtuais passaram a ser ótimas opções para quem pretende comprar roupa infantil com preços mais baixos e ainda receber em casa sem preocupações. De acordo com Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção ( Abit ), as vendas de roupas , calçados e acessórios infantis o

Links em fórum de discussão são ruins?

A cada ano surgem debates e mais debates sobre o uso de técnicas de link building na web. De fato, algumas ações davam certo, mas atualmente após tantas mudanças no algoritmo do Google muitas coisas de criação de links não funcionam. Isso é bom, por que ajuda a combater spam e ações maliciosas de muitos webmasters e analistas de SEO que fazem de tudo para obter relevâncias no Google.

O que é SEO On Page e Off Page?

Entenda tudo sobre o que é SEO A otimização de sites para os mecanismos de pesquisas passa por diversos processos. Criar ou manter um site que atenda todas as qualidades exigidas pelos mecanismos, principalmente o Google, não é uma tarefa fácil. Engana-se quem pensa que SEO os resultados são rápidos e tão pouco tem datas definidas para um projeto. A otimização de sites tem começo, mas dificilmente tem fim. Isso mesmo. Caso já tenha ouvido falar em projetos de SEO com trabalhos em determinados meses, e pronto, é mentira. Além das ações para arrumar a casa, é sempre necessário uma continuidade na otimização, pois o algoritmo do Google está sempre em mudanças, concorrentes podem ganhar relevância de um mês para o outro, novas páginas que surgem em um site ou blog precisam ser otimizadas, entre outros. Basicamente, a otimização é divida em: SEO On Page e SEO Of Page . Carregando… Solicite orçamento para consultoria de SEO O que é SEO On Page Antes, convido a assistir ao

O que é Magento?

Para quem trabalha com comércio eletrônico já conhece a capacidade dessa plataforma na construção e trabalhos com lojas virtuais. Mas para os empresários que pretendem lançar suas empresas nesse mercado eletrônico, é importante saber, primeiramente, qual plataforma utilizar.