Pular para o conteúdo principal

Fim do Autor Foto no Google

O Google mal lançou a novidade de exibir o autor foto no resultados de pesquisa e agora há uma mudança retroativa nessa função. Foi anunciado o fim da exibição das imagens de autor nos resultados. Isso gerará um impacto negativo na relação de intenções dos usuários, afinal estava mais do que provado que ter a foto de quem é dono da postagem ou página incentiva o clique.


O anúncio foi feito pelo John Mueller do Google. Algo bem negativo para quem trabalha ou se preocupa com SEO pois logo que foi anunciado a possibilidade de exibir fotos de autor nos resultados houve trabalhos importantes para otimizar tal função, aplicando vinculações e interações na rede Google+. Além das imagens, também não serão exibidos números de seguidores nos círculos.

Mas o Google+ ainda é importante nas vinculações das páginas e websites. A foto não será mais exibida, mas os conteúdos ainda serão vinculados. O nome e a data da postagem serão exibidos com link para o perfil da rede Google+.

Exemplo de novas exibições de autor com a foto no Google.
Simulação feita pela MOZ COM
Ao olhar na simulação logo percebe-se um grande impacto visual no resultado. Ainda considero importante ter o nome vinculado, mas a ausência da foto do autor da postagem juntamente com o número de seguidores no Google+ perde o impacto ao clique.



Principal motivo para remover o autor foto nos resultados

Mais uma vez o Spam é o que pode ter motivado a decisão do Google. Muitos editores e webmasters publicaram fotos fakes, ou seja, não verdadeiras para serem exibidas nos resultados. Essa prática é vista pelo Google como spam. Exemplo mais claro disso, no Brasil por exemplo, são classificados adultos que colocam fotos de garotas como sendo donas dos sites ou dos conteúdos mas na verdade não são as garotas. Também há casos de pessoas com máscaras ou desenhos. A proposta de autor foto no Google não é essa.


Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.

Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

Postagens mais visitadas deste blog

O que é SEO On Page e Off Page?

Texto para loja online - e-commerce

Links em fórum de discussão são ruins?

Como vender roupa infantil pela internet