Pular para o conteúdo principal

O que é Google Analytics?

Ferramenta para mensurar as métricas de um site. Saiba o que é Google Analytics.
O uso do Analytics se tornou algo tão comum entre os webmasters e donos de sites que é quase automático colocar códigos de monitoramento do Analytics. Mas eu recebo muitos pedidos de orçamentos para consultoria de SEO todos os meses e ainda tem pessoas e empresas que afirmam no formulário de contato que não tem Analytics instalado e configurado nos seus sites. Devido a isso, sinto a necessidade de resumir um pouco para explicar o que é Google Analytics.


Saiba tudo o que acontece com o Google Analytics


Basicamente, essa ferramenta tem a capacidade de monitorar as páginas de seu site, capturando dados importantes sobre o comportamento dos usuários. Com essa ferramenta, que é gratuita, o dono do site consegue acompanhar o que acontece na navegação. Os principais itens interessantes que podemos acompanhar são:

  • Origens de acessos: você consegue acompanhar de onde são os acessos. Se são vindos do Google, Bing, Yahoo, por algum link que fizeram em sites de terceiros, por e-mail marketing, acesso direto, por redes sociais, entre outros. Isso é importante para saber as principais fontes de acessos de um site, sabendo assim onde são seus pontos fortes e fracos.
  • Páginas mais acessadas: saber quais são as páginas mais ou menos acessadas é importante. Nas mais acessadas, pode-se trabalhar para que os conteúdos fiquem cada vez melhores. Nas páginas menos acessadas é ideal ter esse conhecimento para saber o que pode melhorar.
  • Taxas de conversão: há alguns recursos que são necessários implementações de códigos do Google Analytics dentro do seu site para acompanhar as conversões. Esse recurso é muito utilizado para saber se determinada visita gerou venda nem um ecommerce, por exemplo. Também é possível determinar quais fontes de tráfegos geram mais vendas. Mas as conversões não se restringem apenas às vendas, mas qualquer ação como deixar um e-mail para baixar um material, por exemplo, também pode ser uma conversão, um objetivo principal de uma determinada página.
  • Dados Geográficos: a ferramenta também mostra os locais de acessos, filtrados por país, estado e até cidade.
São mais de 500 opções e variáveis para estudar o comportamento dos usuários em seu site, mas acima estão os principais recursos analisados.

Como instalar o Google Analytics?



Agora você entendeu como funciona e o que é Google Analytics, mas você precisa saber como é a sua instalação básica. O processo é bem simples. Vou explicar abaixo como é realizada a instalação básica, isto é, para monitoramento simples, desconsiderando acompanhamento de conversão. Tenha em mente que é necessário ter uma conta Google para criação de um perfil.

Primeiramente você deve acessar a opção criar conta, botão localizado no topo direito de sua tela. Após, insira seu e-mail de conta Google e sua senha.

Exemplo de botão para criar conta no Google Analytics


Após, basta você fornecer algumas informações básicas. Se você tem mais de um site é possível criar várias contas com um único login, ou seja, poderá ter relatórios métricos para cada um dos sites em uma única conta Google.

Configuração inicial para uma nova conta do Analytics do Google.

Agora vem uma etapa muito importante. Você precisa colocar um código Java Script gerado pelo Anaytics em todas as páginas do seu site. Calma, você não precisa entrar em várias páginas para fazer isso. Recomendo que esse código seja colocado no rodapé (footer) do arquivo principal antes do fechamento </body> e </html>. Assim, como o rodapé é igual para todas, o código é impresso em todas as páginas de seu site.

Código de rastreamento do GA em Java Script - Google Analytics


Se você perder o código, não se preocupe. Basta entrar na sua conta e encontrar a aba configurações. Nela você poderá pegar o "código de acompanhamento JS".

Deu para entender o que é, qual a função e como funciona o Google Analytics? Se seu site não tem essa ferramenta, então coloque-a imediatamente e estude o comportamento dos usuários. 


Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.

Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

Postagens mais visitadas deste blog

O que é SEO On Page e Off Page?

Texto para loja online - e-commerce

Links em fórum de discussão são ruins?

Como vender roupa infantil pela internet