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Buscar como Google com renderização

Está cada vez melhor para quem trabalha com SEO e até mesmo donos de sites que tenham conhecimento sobre otimização acompanhar o comportamento dos robôs de busca em relação as páginas de um site. Foi lançado recentemente, no final de maio de 2014, uma nova funcionalidade presente no sistema de acompanhamento Webmaster Tools. A nova função se chama Renderização, presente no comando Buscar como Google.


Com essa finalidade o usuário consegue ter detalhes mais específicos sobre o comportamento do robô. O sistema Buscar como Google mostrava antes apenas como o robô fez a leitura do código fonte e se houve problema de acesso HTTP. Para ver previamente (antes de uma indexação) como será o comportamento na hora de indexar era necessário usar alguma ferramenta terceiriza, como a BrowSEO.


Benefícios da renderização


Com esse sistema é possível verificar os seguintes fatores:

  • Imagem da indexação

Quando o sistema vai buscar essa nova página é exibida uma imagem de como essa página será interpretada pelo robô de busca. Faça uma comparação entre esse resultado e a página no ar. Se houver muitos elementos diferentes ou faltando então o Google pode estar tendo dificuldade na hora de ler todo o conteúdo em questão.

Imagem de resultado do relatório após simular rastreamento como se fosse o Google.
Imagem de relatório da renderização sistema Buscar como se fosse o Google

  • Mais detalhes sobre Robots

O resultado é tão preciso que o relatório mostra até elementos Java e CSS que possivelmente estão bloqueados pelo Robots.txt. Também é possível apontar erros de acessos quanto há elementos externos da página ou internos também.

Mas há algumas coisas que naturalmente o Google não vai indexar. O recurso de comentários do Facebook direto na página de um produto ou postagem não serão exibidos por que o Facebook usa recurso de Iframe, não indexáveis para o mecanismo. Cabe avaliar o que realmente é um problema entre seu site e o Google com os recursos usados pelo sistema.

O recurso de simular rastreamento como Google é uma novidade e tanto que nos auxilia e ajuda a prever problemas de otimização.


Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.

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Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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