CONTATO COMERCIAL AQUI

Como monitorar backlinks de concorrentes

As ações de otimização são bem complexas por que são várias metodologias seguidas. Os princípios básicos de uma otimização de site são aplicar melhorias internas, como velocidade, conteúdo de qualidade e original, uso correto de meta tags, links internos, URL´s amigáveis, entre outros. Também há ações importantes que são feitas fora do seu site e essa é a parte mais difícil. É necessário convencer outras pessoas que possuem sites e blogs a criarem links para o seu site.



Mas a questão é onde encontrar boas fontes para indicar seus conteúdos. Para isso existem várias ferramentas online na internet que oferecem a possibilidade de encontrar backlinks criados para os seus concorrentes. Após ter essa relação, basta verificar a qualidade dos mesmos e trabalhar para que esses outros sites e blogs conheçam o seu site. O importante é que haja relação, isso aumenta a possibilidade de criarem links para suas páginas.

Ferramentas para encontrar backlinks de concorrentes




Como tudo na web, existem ferramentas pagas, com custos mensais, e também há ferramentas gratuitas ou parcialmente gratuitas. Nesse artigo vou apresentar duas opções interessantes. A primeira é o Backlink Watch, totalmente gratuita. A outra é Ahrefs, sendo a versão completa paga, em dólares, mas oferece uma versão gratuita limitada, tanto no número de backlinks exibidos quanto nas análises semanais.

Backlink Watch

Imagem de captura da página inicial do Backlink Watch.

Creio que seja a ferramenta mais usada para pesquisar os backlinks de concorrentes, obviamente por que é gratuita, mas também apresenta um ótimo relatório. Conta com limite de 1.000 sites, muitos domínios se repetem, mas mesmo assim é possível fazer uma boa pesquisa de monitoramento.

Seu funcionamento é bem simples. Basta inserir a URL do seu concorrente no campo indicado e aguardar. Se o concorrente em questão tiver muitos links, o carregamento final do relatório é demorado. Repare que a Ahrefs é a atual dona da ferramenta e talvez no futuro não seja mais gratuita.

Use a ferramenta e experimente.

Ahrefs

Tela inicial da Ahrefs para monitoramento de links dos concorrentes.

Como disse anteriormente, a versão completa da ferramenta é cara, mas para empresas e agências de marketing digital é interessante ter planos personalizados. Com uma conta simples, gratuita, também é possível usar e obter relatórios, mas os resultados são muito limitados.

Além dos backlinks, há outros relatórios importantes. Ele consegue contar qual é a sua relevância nas redes sociais, com o +1 do Google+, Curtir e Twitter. Também apresenta relatório básico de SEO, indicando melhorias nas páginas dos concorrentes. Isso é útil para saber se o concorrente faz um bom trabalho de otimização.

Outra funcionalidade interessante é que você pode cadastrar sites para monitoramento. Isso mesmo. Quase todos os dias você recebe um e-mail quando o site de seu concorrente - ou seu próprio site - recebe algum link na rede. Claro que essa função completa só funciona para membros pagantes.

Teste a ferramenta agora mesmo.

Essas são duas ótimas fontes para pesquisar links. Com relatórios nas mãos é possível melhorar e se destacar nas interações na web em relação aos concorrentes. Experimente e depois comente logo abaixo se gostou ou não das funcionalidades de cada uma.

Conhece outro site ou programa? Compartilhe conosco enviando mensagem ou deixando a sua mensagem no final dessa página.


Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.