Logotipo oficial da plataforma: saiba mais o que é Magento para lojas virtuais.
Para quem trabalha com comércio eletrônico já conhece a capacidade dessa plataforma na construção e trabalhos com lojas virtuais. Mas para os empresários que pretendem lançar suas empresas nesse mercado eletrônico, é importante saber, primeiramente, qual plataforma utilizar.


Há diversos modelos no mercado, sendo a maioria ferramenta paga ou alugada. Já o Magento é uma plataforma "Open-Source", onde webmasters e programadores podem sempre aprimorar a ferramenta e lançar novas atualizações. E o mais legal de tudo é que toda essa solução é gratuita.

Se você não sabe o que é Magento e se é útil para a construção de sua loja virtual, vamos explicar alguns pontos importantes.



Por quê sou a favor do Magento?

Muitas pessoas perguntam por quê eu sempre recomendo o uso do Magento para criação de lojas virtuais. É simples. Essa é uma das melhores ferramentas para se trabalhar com SEO. Se sua empresa se preocupa com posicionamentos nos resultados orgânicos do Google, por exemplo, o Magento conta com vários recursos que ajudam na otimização. Por ser código aberto, com muita frequência aparecem aplicativos e plugins que podem ser instalados facilmente no seu site, entre eles, os que auxiliam em SEO.

A plataforma também conta com navegação ótima para administrar páginas estáticas, categorias e produtos. Perfeita para trabalhar com URL`s amigáveis, inserção de ALT nas imagens, descrições ilimitadas, controle contra conteúdos duplicados, entre outros.

Vários clientes já me procuraram pedindo ajuda para fazer SEO para melhorar posicionamentos no Google, mas ao usarem ferramentas alugadas ou plataformas limitadas, fica inviável otimizar. Para quê reinventar a roda?

As principais críticas relatadas ao Magento

Os principais questionamentos levantados por webmasters são:


  • Lentidão: há relatos de lojas feitas com Magento são mais lentas no carregamento de páginas. De fato, isso é verdade, mas há soluções rápidas. Basta otimizar as imagens, compilar Java Script, entre outros recursos. A maior demora fica por conta do sistema administrativo, nem tanto na navegação da loja.
  • Atualizações constantes: com certa frequência anual, colaboradores sempre lançam novidades para a plataforma, muitas vezes, atendendo alguma demanda de mercado ou atualização de tecnologia. Para os lojistas que usam versão antigas pode ter muitas funcionalidades prejudicadas ou impedidas de implementas. É necessário manter a versão de seu Magento atualizada. o problema é que essa atualização sempre tira a loja do ar e se der problemas no processo, a dor de cabeça pode ser grande.
Para saber mais detalhes sobre o que é e como funciona o Magento, consulte o site oficial da plataforma.

Pequena Vídeo-Aula sobre a plataforma

Não é apenas com cursos básicos (seja online ou presencial) que você aprenderá a usar corretamente todos os recursos da plataforma. Mas o vídeo abaixo feito pela MX Cursos mostra algumas funções e assim você pode ter uma noção básica do ambiente de trabalho, caso nunca tenha visto. Repare que o menu de administração contém muitas variáveis. Se trabalhado de modo correto, a loja virtual pode ser um verdadeiro sucesso de vendas. Isso depende muito do desenvolvimento do site assim como a otimização com SEO.

- Caso não consiga visualizar o vídeo, consulte a vídeo-aula sobre Magento no Youtube.

Serviços complementares


Recomendamos para criação do site a agência de marketing digital K2 Comunicação. Essa agência é especializada na criação de sites com Magento. E o melhor de tudo é que sempre entrega projetos aptos para receberem ações de otimização e melhorias para os mecanismos de pesquisas.

Caso precise de ações de otimização, consultoria ou mais informações sobre SEO, entre em contato conosco para pedir orçamento.

Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.