Pular para o conteúdo principal

Dois lados de Link Building para SEO

Qualquer profissional de SEO que visa colocar site no Google para resultados orgânicos em posições favoráveis, sempre usou técnicas de link building. Apesar de ser uma estratégia ótima, a partir do segundo semestre de 2013 alguns cuidados devem ser tomados para que o efeito não seja indesejado.

Conheça a estratégia de Link Building

O link building é uma das melhores estratégias de SEO
Esse termo surgiu logo que começaram as discussões sobre SEO, as famosas otimizações para melhorar posicionamentos nos mecanismos de buscas. Segundo pesquisas e até experiências entre profissionais de SEO, entre eles, eu mesmo, a construção de links na web é um dos pontos mais importantes nas estratégias de SEO.

Link Building é uma técnica que visa pesquisar locais de alta qualidade para divulgar link de seu site. Atualmente, diretórios de sites, diretórios de links e alguns diretórios de artigos não são bem vistos pelo Google. As principais fontes para geração de backlinks são fóruns, artigos, postagens em blogs, classificados online, redes sociais, como o Google+, entre outros. 


Mas o link building é uma arte. O profissional que dispara a criação de links em qualquer lugar, sem uma prévia análise e pesquisa, comete um erro tão cruel que muitos projetos resultam em punições por parte do Google.

Ao usar fóruns, por exemplo, o ideal é pesquisar sempre postagens relacionadas aos conteúdos do site. Seu uso deve ser com moderação. O mesmo podemos falar de diretórios de artigos. Jamais divulgue o mesmo artigo para diversos diretórios. Importante usar o tempo para criar conteúdos diferenciados. 

Conteúdo é a melhor opção


As pessoas gostam de compartilhar ideias e conteúdos. Se seu site possui textos diferenciados, vídeos inéditos, infográficos curiosos, certamente vão divulgar nas redes sociais, blogs pessoais e até mencionar em fóruns e comentários. A primeira coisa que é preciso ter em mente são os conteúdos ofertados.

Não custa nada encontrar blogueiros que falam dos assuntos relacionados ao tema de seu site e entrar em contato avisando sobre seu conteúdos, que pode ser interessante. Também é válido criar infográficos inéditos e divulgar nas redes sociais. Há milhões de pessoas que também são produtoras de conteúdos.

Exatamente por isso que Matt Cutts não considera ações de link building como spam, desde que você ofereça conteúdos de qualidade e oferte para que os produtores de conteúdos, como blogueiros, sites noticiosos e participantes de fóruns escolham por livre vontade o compartilhamento de seus links. A consultoria de SEO precisa ter essa qualidade e ação estratégica para atender as regras dos buscadores.



Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.

Comentários

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

Postagens mais visitadas deste blog

O que é SEO On Page e Off Page?

Texto para loja online - e-commerce

Links em fórum de discussão são ruins?

Como vender roupa infantil pela internet