CONTATO COMERCIAL AQUI

Campanha Eu Voto Distrital toma o país

Logo da campanha Eu Voto Distrital
Ainda em 2007 começaram as discussões sobre o Voto Distrital. Naquela época, eram poucos os deputados e senadores que discutiam a ideia pelo simples motivo: ninguém tinha o interesse de fazer a reforma política. Mas o assunto chegou a ganhar força ainda no início de 2011, porém, não saíram de debates soltos no Congresso.

Dessa vez nunca se falou tanto nessa questão como agora no Brasil. Se dependesse dos políticos o projeto estaria na gaveta ou até mesmo queimada para nunca mais falar sobre o assunto. O que não esperavam é uma mobilização popular enorme que atingiu o país nesse semestre de 2013.



A cada mês cresce o número de pessoas interessadas na prometida reforma política, e certamente o ponto mais impactante seria uma mudança profunda na forma de votar e constituir a equipe de representante no Congresso.


Você sabe como é norma para eleger um deputado?


Duvido muito que você saiba todos os pontos e regras para eleição. Sabe aquele deputado que conseguiu uma cadeira no Legislativo por acaso? Na verdade, existem várias regras e cálculos partidários em que um deputado super votado acaba distribuindo o poder de seu eleitorado para outros do mesmo partido. Uma verdadeira barganha política.

Vantagens do voto distrital


Além de ser injusta a maneira com ocorre a eleição de um deputado, uma campanha política custa uma fortuna e os eleitores, muitas vezes, nem sabe em quem votou.

Supondo que você more em Curitiba, capital do Paraná. A população de Curitiba e toda a região metropolitana teria que eleger um deputado para representá-los. O mesmo aconteceria com Londrina e sua região distrital. A reforma na eleição no Brasil é vantajoso para todo mundo:

  • Bom para a população: Ao invés de votar em candidatos que pouco tem relação com a realidade de onde mora, você poderia eleger um candidato que represente exatamente a sua região. Assim fica mais fácil de cobrar e fiscalizar o represente.
  • Bom para conter a corrupção: o candidato não precisa percorrer todo o Estado da Federação para conseguir votos. Isso reduz os gastos de campanhas e limita a possibilidade de obter dinheiro para ter  vantagens.

Campanha Eu Voto Distrital


Esse vídeo institucional ensina muito bem a importância e o objeto real do voto distrital. Faz parte de uma campanha para coletar assinatura popular em prol do projeto. Depois de assistir ao vídeo, confira o site oficial da campanha Voto Distrital e participe.




Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.