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Google Webmaster Tools. Por quê é importante usar?

Ainda são poucos os donos de websites que sabem da existência do Google Webmaster Tools, por incrível que pareça. Essa importante ferramenta começou modesta. Lembro que logo no início de 2010, havia poucos comandos e os resultados não eram tão interessantes.

Mas o tempo passou e agora a ferramenta Google Webmaster Tools se tornou uma importante alidada para donos de sites, avaliando acertos e erros quanto também para profissionais de SEO, visando melhorias que o próprio navegador indica ou dá indícios de problemas.

Nessa postagem vamos pontuar apenas as principais opções que a ferramenta oferece e como trabalhar com as informações que nos disponibiliza. Certamente, se você é dono de um site e precisa de uma consultoria de SEO, para começar, precisa ter ao menos uma noção das funcionalidades de Webmaster Tools.



Funcionalidades principais do Google Webmaster Tools




Vamos abordar as seguintes funções para análise:

  • Erros de Rastreamento
  • Consultas de Pesquisa
  • Sitemap XML
  • Bloqueios de URL´s
  • Melhorias de HTML
  • Disavow Links
Em breve vamos disponibilizar um vídeo tutorial de cada função proposta. 

Erros de Rastreamento

A ferramenta do Google proporciona uma experiência formidável quando se trata de erros nas leituras de páginas. Isso é importante porque são vários tipos de problemas para encontrar. O mais comum são páginas que retornam 404. Isso significa que são URL´s que existiam mas que foram deletadas do site ou transferidas de local. 

Caso mude a URL de uma página, é importante fazer um redirecionamento para a nova URL. Essa ação leva tanto o usuário quanto o Googlebot para a nova página em questão. Essa função é feita no servidor de seu site. Na dúvida, consulte seu webmaster ou agência que programou o seu sistema.

Mas também podem ser identificados outros erros, como servidor não respondendo.

Consultas de Pesquisa

Uma opção importante no Google Webmaster Tools. Nela você consegue ver as palavras-chave que o mecanismo está compreendendo. No exemplo abaixo é de um blog sobre Receitas Culinárias (www.saboreiereceitas.blogspot.com). Se nessa listagem aparecesse palavras como "contato", falar com", o blog estaria com problemas, pois não há relação dessas palavras com o conteúdo proposto. 

Exemplo 1 - palavras indicadas no Google Webmaster Tools

Se no seu site aparecer termos que não tem muita relação com o seu nicho de mercado, é por que precisa de uma otimização e melhorar o conteúdo.

Sitemap XML

Esse é um arquivo com extensão XML que seu site deve ter. Se não tem deve providenciar. Trata-se de um arquivo com configuração padrão que possui todas as URL´s, ou as mais importantes de seu site. O arquivo precisa estar hospedado em seu servidor e a URL informada no Google Webmaster Tools. O mecanismo usa esse arquivo para compreender melhor as páginas de seu site.


Bloqueios de URL´s

Há determinadas páginas ou funções de nosso site que dão origem a conteúdos duplicados, um grande mal para que se ganhe relevância nos mecanismos de busca. Para evitar isso, você deve aplicar um arquivo chamado robots.txt. Repare que é um documento em bloco de notas. Deve estar localizado na raiz do site. Exemplo: www.seusite.com.br/robots.txt.

No caso de nosso exemplo, o blog Saboreie Receitas, o arquivo possui a seguinte configuração em texto:

User-agent: * - todos os robôs
Disallow: /search - não leia páginas com URL que tenham search
Disallow: /*? - não leia páginas com URL que tenham ?
Disallow: /?p= - não leia páginas com URL que tenham parâmetros p=
Disallow: /em-breve.html - não leia página com URL que tenha em-breve
Disallow: /_archive.html - não leia páginas com URL que tenham archive
Allow: / - o restante, pode seguir

Lá no Google Webmaster Tools, na aba URL Bloqueados, você terá o número de páginas que o Google não está seguindo.

Melhorias de HTML


Uma função sensacional que ajuda profissionais de SEO a identificarem problemas de otimização. É exibida uma lista de erros, caso houver, com duplicidades de títulos de páginas e meta descriptions. Geralmente, quando se tem mais de uma página com o mesmo conteúdo nessas tags são URL´s duplicadas, e precisam ser corrigidas o mais rápido possível. Também dá dicas quando um título de página por exemplo está pequeno ou grande demais.



Disavow Links


A opção mais recente da ferramenta. Com ela, é possível informar por meio de texto bloco de notas quais URL´s de sites externos que possuem links para seu website que devem ser ignoradas, não passar relevância. Basta inserir cada URL deseja por linha e enviar para o Google pelo o seguinte endereço: https://www.google.com/webmasters/tools/disavow-links-main (é preciso logar com a sua conta de gerenciamento Google).

É útil em casos de páginas com mal qualidade criarem links para você sem autorização. Páginas ruins podem indicar para o mecanismo que seu site também é ruim. Infelizmente há webmasters, TI ou profissionais de SEO que criam links em sites ruins para os concorrentes só para prejudicá-los. 

O Google Webmaster Tools teve uma jogada de mestre ao disponibilizar essa função. Para saber como trabalhar com a ferramenta, visite a seguinte documentação sobre Disavow Links.


Como usar Disavow Links?




Nesse vídeo, Matt Cutts, do Google, explica com mais detalhes como usar Disavow links em benefício para seu website.


Jornalista atuante em consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação, da cidade de Londrina - PR. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.

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Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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