Pular para o conteúdo principal

SEO Facebook é possível com Marketing Redes Sociais

Já ouvi muitos empresários e profissionais de marketing digital dizerem que as estratégias de SEO Facebook são apenas para gerar acessos vindos da rede social, mas que pouca coisa poderia ser feita para que uma Fan Page se posicionasse na primeira página do Google.

O fato é que há algumas ações importantes ao qual facilitam o GoogleBot considerar uma Fan Page relevante. E ter uma página de sua empresa bem listado no Google é tão importante quanto ter a URL de seu website oficial bem colocado nas buscas orgânicas.



Mas afinal, como fazer uma ação de SEO Facebook de qualidade?





Vamos dar informações básicas sobre o assunto. Claro que há outras técnicas de otimização para bons resultados.

Por muito tempo o GoogleBot indexava apenas a página principal de uma Fan Page. Hoje sabe-se que o mecanismo é capaz de pegar comentário de fotos, por exemplo. O princípio para uma boa ação de SEO Facebook é a mesma quando vamos otimizar uma página qualquer de um site.

Vamos partir de um exemplo prático. A palavra chave é "Redes Sociais". Repare que a Fan Page da empresa Exiboo está muito bem colocado no resultado orgânico, o que demonstra bom trabalho de Marketing Redes Sociais. Vamos estudar o caso:

Exemplo de um bom caso de SEO Facebook
Clique na imagem para ampliar exemplo de SEO Facebook - estudo de caso
Como essa empresa conseguiu colocar sua Fan Page aí? Certamente usou muitas técnicas de SEO. Vamos exemplificar apenas algumas delas:

  • URL personalizada
Antes de criar uma Fan Page, é muito importante que a URL tenha a presença de uma palavra-chave importante, aquela ao qual seja o seu foco. Como o objetivo era otimizar a palavra "Redes Sociais", veja que a URL neste caso está como facebook.com/redessociais.smo.seo. Inteligentemente, não?

  • Descrição da empresa precisa ser otimizada
Muita gente escreve uma descrição no Facebook sem inserir uma palavra-chave principal. Essa descrição complementa a página do Face e ajuda o mecanismo entender que tipo de conteúdo oferece. Portanto, se a palavra de nosso exemplo é "Redes Sociais", então a mesma precisa estar presente ao menos duas vezes no texto de descrição de sua Fan Page.


  • Publicação de conteúdo também precisa ser otimizado
Esse é talvez o ponto mais importante para uma boa estratégia de SEO Facebook. Quando compartilhar um link, é importante colocar um texto bem descritivo, com a presença da palavra-chave. Mas isso não pode ser feito para todas as postagens. Em média, para cada 10 postagens, 2 com descrição bem otimizada já é o bastante.

Espero que tenham gostado das dicas. Para as Fan Pages de suas empresa, mais atenção nos conteúdos criados e compartilhados na rede. 


Paulo Sebin trabalha com consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação. Especializado em Marketing Redes Sociais. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.

Comentários

  1. Posso te garantir que não houve seo para essa url aparecer nos índece do google. Apenas é, buscou apareceu. Se busca por uma palavra-chave e a mesma se encontrar na url do face, ela aparece nos índices.
    As url de fã page do facebook aparecem sempre numa pesquisa de forma automática, mesmo sem otimização. Isso porque as url do facebook tem um poder grande para aparecer nos índices do google.
    Minha análise!

    ResponderExcluir
  2. Maycon Lima Zanoni19/02/2013 07:13

    Cara, nunca pensei nessa questão de fazer SEO para Facebook. Entendi o que a Michelle disse, mas foi apenas um exemplo. Acho que é possivel sim fazer otimização para páginas do Face sim.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo Limanack06/03/2013 17:51

    Sensacional esse artigo. Eu nunca me preocupei ao postar conteudos na minha fan page e ainda não tinha ouvido falar sobre o termo SEO Facebook. Ótimo profissional vc é hein amigo...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o artigo!
    Mas esse é um assunto muito complexo, ainda há muito para eu ler!

    www.gabixbento.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gabix por ter entrado em contato. Fico feliz que tenha gostado do artigo. De fato é um assunto bem complexo e em breve escreverei mais sobre como otimizar páginas do Facebook para os mecanismos de pesquisas.

      Excluir
  5. Obrigado pelas informações.
    Escrevi um ebook que explica como Rankear no Google Utilizando o facebook, mas o enfoque era para a estratégia do que "pensar" para criar o conteúdo relevante.

    Agora com mais esses ítens, creio que vou utilizar para complementar o ebook.

    Se quiser ver, pode acessar meu site, no blog tem informações sobre o ebook. http://www.marlonrodrigomalachias.com

    Observando as dicas nesse seu post, vi que utilizei intuitivamente algumas delas e realmente dá resultado.

    Eu acrescentaria que para fazer o SEO no facebook, utilize o conhecimento de SEO para o Google ;-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

Postagens mais visitadas deste blog

O que é SEO On Page e Off Page?

Texto para loja online - e-commerce

Links em fórum de discussão são ruins?

Como vender roupa infantil pela internet