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Marketing para Facebook: grátis ou pagar?



Uma coisa temos que reconhecer: a maioria dos usuários da internet ou estão realizando pesquisas no Google ou estão compartilhando conteúdos e opiniões nas redes sociais, mais precisamente no Facebook. E nada melhor do investir em marketing digital onde as pessoas estão.

Sabendo disso, desde o primeiro semestre de 2012 houve um aumento super milionário em investimentos de marketing para Facebook. Já são diversas propagandas vinculadas nas páginas da rede social, seja empresas pequenas, médias ou grandes. 

Mas o objetivo deste artigo não focar em como fazer marketing para Facebook criando campanhas na rede social, com banner ou links patrocinados. O meu objetivo é mostrar o quanto é possível fazer um bom marketing para Facebook sem investir nos links patrocinados ou exibições de sua marca na rede. A melhor campanha é a interação com os usuários.


Sendo assim, há diversas agências que oferecem serviços de gerenciamento de redes sociais. Esse tipo de ação, no caso do Facebook, é bem mais barato do que pagar por cliques efetuados na rede social. Recomenda-se ter créditos iniciais estimados em mais de R$1.000,00, por exemplo. 



Abaixo vamos pontuar duas questões: Interação com o público x Custo por Clique

Gerenciamento Redes Sociais é o melhor negócio


  • Trabalhar com conteúdo e usuários por meio de Gerenciamento Redes Sociais


Com baixo investimento, profissionais como jornalistas, realizam o que chamamos de Gerenciamento de Redes Sociais. Esses profissionais (a agência K2 Comunicação onde trabalho oferece esse tipo de serviço) realizam campanhas de interação com os usuários, oferecem serviços e produtos sem forçar em marketing agressivo, aumenta o número de usuários seguidores de Fan Pages. Cria uma relação íntima entre a empresa e os usuários do Facebook.

Esse tipo de ação em marketing para Facebook é muito melhor, devido ao investimento e retorno.

  • Trabalhar com propagandas no Facebook

Não podemos dizer que não há retorno realizando investimentos em propagandas no Facebook. Os banners ou links patrocinados são bons para atrair o usuário. Entretanto dificlmente cria, dependendo das campanhas, uma relação de amizade com o usuário. 

Mas o ponto mais importante são os investimentos. Se sua empresa não possui profissionais para criação de artes e monitoramento das campanhas e investimentos de palavras-chave, já vai precisar contratar uma agência especializada em anunciar no Facebook.

Além, será necessário investir na exibição das propagandas. O empresário paga por clique. E uma coisa é certa: em um único dia, há centenas de cliques, gerando alto custo em marketing. Depende muito da eficiência da campanha para obter taxa de conversão favorável.

O que é melhor: investir em marketing para Facebook com gerenciamento de redes sociais feito por profissionais da comunicação ou criar links patrocinados dentro da rede social? Nossa solução é gerenciar redes sociais.




Paulo Sebin trabalha com consultoria de SEO para Google na agência K2 Comunicação. Produz conteúdos para web em geral, otimizados e com qualidade. Siga-me Google+, Twitter e Facebook.

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Jornalista Paulo Augusto Sebin

Jornalista formado em 2009 pela Unopar. Desde 2011 atua na área de marketing digital, especialmente como especialista em SEO e produção de conteúdos otimizados. Também atua na otimização de conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Especializado em Marketing de Busca. Trabalhou em projetos de assessoria de imprensa para diversas empresas e comunicação comunitária, principalmente em emissora de rádio comunitária. Fundou jornal impresso destinado para grupo de empresários lotéricos de Londrina.
Selo de Certificados Google do Paulo Sebin
Certificado Inbound Marketing

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