O que é SEO e como funciona SEO - Otimização de Sites

Saiba o que é SEO (Otimização de Sites) para pesquisas orgânicas

Saiba o significado de Search Engine optimization - Otimização de Sites

Ter um determinado site no ar não significa que ele esteja ativo na rede. Isso mesmo. Do que resolve ter um site, por mais lindo que ele seja, se não há visitantes? Mais de 75% dos usuários da internet pesquisam por produtos e serviços utilizando mecanismos de busca. O maior deles no Brasil é o Google.

Se o usuário pesquisar determinado conteúdo usando a palavra-chave mais relevante do seu negócio e seu site não aparece nas primeiras posições, certamente está perdendo a oportunidade de ter contato com milhares de possíveis clientes todos os meses.

Mas afinal, o que é SEO?



Significa Search Engine Optimization. Definindo para um bom português, são várias técnicas fundamentais para deixar seu site adequado para os mecanismos de busca, visando melhorar o posicionamento das páginas de seu site nos resultados orgânicos.

Mas SEO vai muito além de melhorar seu site nos mecanismos. Também é muito importante para melhorar a qualidade geral de todas as páginas online de seu site,  criando relações amigáveis com os mecanismos e com os usuários. Tenha em mente: a qualidade do conteúdo é fundamental.

Por que contratar consultoria de SEO - Otimização de Sites?

Agora que você tem uma noção sobre o que é e como funciona SEO, vamos saber como a Otimização de Sites é ótima pelo princípio básico:

Aumentar o número de visitantes qualificado.

Estar bem posicionado no Google resulta muito mais acessos às suas páginas, e consequentemente, aumentará as chances de contração de serviços ou venda de produtos, no caso de lojas virtuais.

Existem dois modos de seu site estar em posições privilegiadas:
SEO e Links Patrocinados - a diferença entre as ações de marketing de busca.
A cor verde são os resultados orgânicos.
A cor vermelha são links patrocinados




  • Links Patrocinados: é um leilão de palavras-chave onde o anunciante cria campanhas com grupos de termos buscados pelos usuários. Dependendo do número de solicitações, qualidade e investimento, o seu website aparecerá na primeira página do Google nas áreas publicitárias. O anunciante paga por cada clique recebido. Saiba como anunciar no Google.
  • Links Orgânicos: o alvo de SEO. Não é mais interessante ter visitantes no seu site sem investir nada por isso? Os resultados orgânicos são determinados por vários fatores, entre os principais são: qualidade do site, bons títulos de página, conteúdos de qualidade, presença de palavras-chave certas, entre muitos outros fatores. Estar bem posicionado resulta em muitos acessos para o site, sem pagar por clique.
Saiba o que é Search Engine Optimization, também conhecido como Otimização de Sites ou SEO.

Os primeiros resultados podem começar a aparecer a médio e longo prazo. Nenhuma agência ou profissional de SEO pode prometer e dar garantias absolutas de que o site estará na primeira página do Google, por exemplo. A otimização de sites não promete, melhora as chances do mecanismo de busca considerar o website relevante na rede.

Agora que você sabe o que é e qual o significado do marketing de busca, o SEO, conte com nossa consultoria e melhore a qualidade de seu website.


Processos da consultoria de SEO


  1. Reunião inicial para entender o cenário ideal, o que se espera de um projeto de SEO, os problemas atuais, objetivos, público-alvo, entre outros fatores;
  2. Pesquisas de palavras-chave mais relevantes do negócio, para atrair usuários qualificados;
  3. Análise de concorrentes para entender os pontos fortes e fracos no âmbito do marketing de busca;
  4. Otimizações internas do site, desde questões técnicas do HTML, estruturação, velocidade de carregamento, usabilidade, até pelas melhorias dos conteúdos;
  5. Otimizações externas, com a produção e divulgação de conteúdos de qualidade;
  6. Muitos relatórios para compreender os cenários, o que melhorar.
Cada ação tem um conjunto de metodologia que se estendem a longo prazo. Por exemplo, a otimização de conteúdo pode levar vários meses para conclusão. Os resultados são duradouros, pois tendo sucesso em posições com palavras-chave adequadas, certamente crescem os números de conversões.

Lembre-se: aumentar as vendas no Google é mais importante do que só aumentar o tráfego. Aumento de tráfego pode ser apenas uma consequência. O importante é gerar o tráfego qualificado.


Google considerada ações de SEO como Spam?

Definitivamente que não. Profissionais capacitados e responsáveis melhoram a qualidade do site. Isso é fundamental para o Google, que visa a satisfação do usuário. A otimização de sites ajuda o mecanismo a exibir sempre páginas de alta qualidade. Assim todos ganham: quem consulta pesquisa, o site, o Google.






é jornalista diplomado desde 2009. É especializado em SEO e produtos otimizados. Adora blogs, bem posicionados.