Assessoria de Imprensa em Londrina e todo o Brasil

Empresas, organizações de eventos e até profissionais procuram trabalhos de assessoria de imprensa para divulgar os negócios, produtos ou ações específicas. Ser notícia na mídia representa a presença para o maior número de pessoas possíveis, seja na imprensa local ou nacional.

Trabalho com assessoria de imprensa desde a minha formação como jornalista em 2009 com misto de conhecimentos de comunicação organizacional e marketing digital.

Mas além das vantagens básicas de se tornar notícia, a assessoria de comunicação também consegue obter resultados que vão muito além. Ser citado na internet, por exemplo, aumenta a relevância nos mecanismos de pesquisas, como Google e Bing, consegue mais contatos de pessoas interessadas, é lembrado por jornalistas para futuras pautas, e assim por diante.

Bom trabalho...

Trabalhos de assessoria de imprensa - repórteres entrevistando a fonte


Um bom trabalho na mídia precisa tornar a fonte como notícia para os jornalistas. Caso o profissional se interesse pela informação, certamente a empresa jornalística entrará em contato para produzir uma reportagem ou até mesmo usarão o release enviado como fonte principal ou secundária.

"Digo que um bom trabalho de assessoria de imprensa tem como foco principal criar um canal de comunicação entre o assessorado e os jornais, assim como a imprensa cria um canal com os seus leitores." - Paulo Sebin

Processos de trabalho

Inicialmente é feito um briefing, uma reunião com o cliente para saber com detalhes sobre o produto, evento, a pessoa, entre outros, para traçar os objetivos e assim identificar o que realmente pode ser notícia de interesse da mídia.

Com essas informações, são elaboradas as estratégias na seguinte forma:

  • Coleta de dados do cliente (para saber o que é notícia, os objetivos da divulgação)
  • Análise de resultados esperados
  • Seleção da imprensa: quais serão os jornais, rádios, TV´s, revistas, portais, blogs que receberão os releases
  • Análise de abrangência: local ou nacional.
  • Produção do release de apresentação, isto é, para que os jornalistas conheçam o novo trabalho de assessoria de imprensa.
  • Produção do primeiro release informativo. Nesse caso, o mais importante é que tenha menos marketing possível. São trabalhados com entrevistas de fontes envolvidas ou secundárias e ampla pesquisa que pode se estender para fora da empresa/cliente.
  • A partir de então, para cada novidade, novos releases são disparados.
  • Dependendo do caso, são produzidos e enviados press kit, materiais diretos entregues para as redações


Trabalhos qualificados para segmentos

  • Eventos e feiras
  • Produtos que podem ser notícias (passa por avaliações de possibilidades de pautas)
  • Organizações e movimentos populares
  • Hospitais
  • Indústrias
  • Pessoal: se o cliente tem algum trabalho ou ação relevante para se tornar notícia