3º WorkJor - Analista de marketing digital em Londrina

Palestrantes e organizadores do 3º WorkJor

No dia 11 de novembro de 2015 tive um enorme prazer de realizar uma palestra na 3º WorkJor da Unopar, um evento organizado pelo jornalista Reinaldo Zanardi. O tema do ano foi "A experiência profissional de jornalistas formados pela Unopar" nos meios digitais. A apresentação basicamente foi descrever minha trajetória profissional, motivar os alunos a encararem o medo do mercado de trabalho e passar algumas informações sobre o universo do marketing digital e a carência de profissionais para o segmento.

Apresentação no 3º WorkJor - analista de marketing digital em Londrina



Caso não visualize a apresentação, pode consultar em Assessoria de Imprensa em Londrina com SEO

Escolhemos jornalismo, mas nos apaixonamos pelas disciplinas

Certamente que o curso de jornalismo nos prepara para qualquer função, como TV, rádio, jornal impresso, jornal online, assessoria de imprensa, entre outros. Mas há sempre áreas de maior interesse. No meu caso, me encantei por assessoria de imprensa e jornalismo online. E durante minha trajetória no jornalismo, foram essa duas áreas que prevaleceram até o momento.

Planejam a profissão pelas disciplinas que amam
Se o mercado não abrir uma porta, abra você mesmo todas as janelas
TCC promissor visa mercado, e conseguir diploma fica para segundo plano
Essas foram as principais mensagens motivacionais que deixei durante a palestra.

Parece loucura, mas fui abrindo janelas para jornalismo e marketing digital em Londrina

Durante o curso de jornalismo, entre anos de 2006 a 2009, trabalhava em uma unidade lotérica de Londrina. Não tinha tempo para executar projetos do curso pois estudava durante a manhã e trabalhava à tarde e noite. Por isso, fiz proposta para implementar departamento de comunicação na empresa. A ideia foi aceita e logo lancei um jornal interno, sendo distribuído para clientes.

A aceitação foi ótima e não demorou para realizar projeto de comunicação externa, com assessoria de imprensa eficaz na divulgação de ganhadores das loterias e outras ações promocionais com muitos releases aceitos, isto é, que geraram reportagens.

TCC visa mercado

Outras unidades lotéricas perceberam que a comunicação pode dar bons frutos. Por isso, usei o TCC como uma oportunidade para lançar um jornal impresso próprio, titulado de Loterias em Foco. Com as fundamentações teóricas e práticas a todo vapor, o jornal entrou em circulação e durou dois anos, atendendo quase todo o segmento lotérico de Londrina.

Novos conhecimentos: marketing digital e SEO

Durante a circulação do jornal impresso Loterias em Foco, lancei um blog e um site oficial. Mas para gerar tráfego eu precisava aprender tudo sobre marketing de busca, no caso, como funciona campanhas do Google Adwords e SEO, otimização de sites para mecanismos de pesquisas.

Com esse conhecimento obtido, entrei em 2011 na agência K2 Comunicação, focada em marketing digital. Comecei trabalhando na produção de conteúdos, e logo me especializei em SEO.

Objetivos e o básico sobre SEO


Quando perguntei para os estudantes de jornalismo se sabiam sobre SEO, ninguém levantou as mãos. Já era esperado, por que a academia não prepara os profissionais efetivamente para o mercado de marketing digital.

Durante a palestra, apresentei informações básicas sobre SEO e as oportunidades novas no mercado apresentado para os futuros jornalistas.