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sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Como aumentar velocidade de carregamento do site para SEO e usuários

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Vivemos numa época frenética, onde tudo deve ser rápido por que parece nos faltar tempo. Há quem diga que não tempo para ir a academia, ler livro, etc. A internet avançou muito nos últimos anos e vivemos numa era que as pessoas desejam mais velocidade de conexão. Nos dias de hoje é frustrante tentar acesso a um site que demora muito tempo para carregar páginas. Os usuários desistem facilmente.


Exatamente por essa tendência que o Google anunciou em janeiro deste ano (2018) que a velocidade de carregamento será critério de classificação à partir de julho deste ano.

Se antes já era importante prestar atenção na velocidade de carregamento do seu site, imagine agora com novas exigências dos buscadores.

Como aumentar velocidade de carregamento do site

SEO e otimização da velocidade de carregamento de sites


Oferecer velocidade otimizada garante uma ótima experiência do usuário, contribui para aumento das taxas de conversão e satisfação e ainda favorece posicionamentos nos buscadores. Dicas de como melhorar a velocidade de carregamento do site.

Monitore a nota do Google Page Speed Insights e siga as instruções


A principal ferramenta de análise é sem dúvidas o Page Speed Insights.

Acesse o Google Page Speed Insights e insira o endereço URL da página que deseja avaliar. A ferramenta dará diversas informações, como nota média avaliada e sugestões para otimizar.

Vou compartilhar exemplo do meu próprio site.

Exemplo de análise e velocidade de carregamento Google Page Speed Insights


A gente sempre busca a perfeição, ter notas máximas, mas nem sempre é possível por limitações que geralmente algumas plataformas de sites oferecem. De qualquer maneira, considero o meu site com bom desempenho.

Quero destrinchar a respeito dos principais pontos que mais afetam o desempenho no Google.

Aproveitamento de caches dos navegadores

Aproveitamento de cache passa as instruções aos navegadores e buscadores a usarem cópias de arquivos presentes em pastas físicas disponíveis na hospedagem, o que otimizada o tempo de carregamento.

Observe o que diz o Google:

A busca de recursos na rede é lenta. O download pode exigir múltiplas viagens de ida e volta entre o navegador e o servidor, o que atrasa o processamento e pode bloquear a renderização do conteúdo da página, além de causar custos de dados para o visitante. Todas as respostas do servidor precisam especificar uma política de cache para ajudar o navegador a determinar em que situações é possível reutilizar uma resposta buscada previamente.

Dica: melhorar velocidade site Wordpress


Uma dica para quem trabalha com Wordpress. Há 3 plug-ins que trabalham com essa fator.
  • WP Total Cache
  • W3 Total Cache
  • Hummingbird

Compactação de imagens


Qual imagem você acha que o seu navegador vai concluir a abertura primeiro?


  1. Imagem com 1 Mb de tamanho em disco
  2. Imagem com 600Kb de tamanho em disco
  3. Imagem com 97Kb de tamanho em disco

Logicamente a opção 3 por ser menor. O Google avalia o tamanho das imagens e soma deles para concluir o carregamento das páginas.

No momento de criar uma imagem, no seu editor (Photoshop é líder né), certifique-se de salvar com configurações web.

Anda assim é importante usar o Tiny PNG. Basta subir a imagem original, executar a compactação e e use-as no seu site. Isso garante menor tamanho em disco sem afetar a qualidade do material.

Eliminar JavaScript e CSS de bloqueio de renderização no conteúdo acima da borda

O que diz o Google:

Antes de renderizar uma página, o navegador precisa buscar todas as partes indicativas de renderização do layout, estilos e efeitos, analisando a marcação HTML. Durante esse processo, sempre que o analisador encontrar um script ou CSS, ele tem que parar e executá-lo antes de continuar analisando o HTML.
É necessário evitar e minimizar o bloqueio de JavaScript, especialmente no caso de scripts externos que precisam ser buscados antes de serem executados. Os scripts necessários para renderizar o conteúdo da página podem ser inseridos in-line para evitar solicitações de rede extras, porém o conteúdo inserido precisa ser pequeno e executado rapidamente para ter um bom desempenho. 

Eu fico louco quando vejo no HTML vários arquivos de CSS e Java, principalmente quando muito deles são pequenos.

É necessário que os arquivos externos pequenos de CSS sejam inseridos in-line no HTML e no caso dos arquivos grandes é preciso inserir in-line a parte responsável por renderizar o conteúdo acima da dobra de página.

A escolha errada da hospedagem pode acabar com o seu site  - a critérios de SEO


Jamais opte por hospedagem compartilhada


A hospedagem compartilhada utiliza dezenas ou milhares de sites no mesmo servidor.

Vantagem

Redução de custos: o custo é compartilhado com todos os usuários do mesmo servidor. Ideal para quem está começando ou quando o site é muito pequeno deseja economizar.

Desvantagens

Vejo muitas.

  • Recursos limitados: memória RAM é menor, acessos simultâneos podem não suportar, etc.
  • Com SEO, é provável aumento de tráfego e tais recursos podem ser limitados e não aguentar o tráfego gerado.
  • A velocidade de resposta do servidor pode ser lenta  

Opte por hospedagem dedicada


O servidor será exclusivo para o seu site e a performance é melhor, com uma máquina exclusiva. A performance e o tempo de resposta são sempre melhores. Por outro lado, o custo é bem maior para manter o servidor dedicado.


Recurso AMP - dispositivos móveis


A AMP significa Accelerated Mobile Pages, ou Páginas Móveis Aceleradas. É um conjunto de configurações no HTML que otimiza o carregamento das páginas nos dispositivos móveis que otimiza o comportamento de Java Script, CSS, carregamento de recursos mais importantes, entre outros aspectos.

O assunto é extremamente complexo, por isso em breve vou escrever um artigo só sobre isso. No momento, recomendo a leitura dos tutoriais oficiais.

Espero que com este artigo possa ficar mais claro sobre como aumentar velocidade de carregamento do site e assim ter melhor desempenho aos usuários e buscadores.

Marcações ou categoria: Artigos SEO, Marketing de Busca, Marketing Digital, Todos
Imagem do jornalista Paulo Augusto Sebin

Escrito por

Jornalista especializado em marketing de conteúdo e SEO. Atua em comunicação organizacional e otimização de conteúdos para mecanismos de pesquisas. Já atuou em jornal impresso, assessoria de imprensa e emissora de rádio.


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