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terça-feira, 12 de setembro de 2017

Marketing digital para gamer - lojas e marcas - Caso AEROCOOL

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Não é difícil de imaginar que o mercado de gamers no Brasil esteja realmente crescendo muito. Uma rápida pesquisa no Youtube e logo você encontra centenas de canais especializados no assunto, e muitos deles com uma enorme audiência. E se tem tantos produtores de conteúdo para esse nicho, é por que há empresas investindo altos valores na publicidade.

A cada ano aumenta o número de usuários fanáticos por gamer, tanto para diversão quanto como profissão. Há quem dispute torneios no Brasil e no exterior.

Estima-se que em 2016 o mercado movimentou 99 bilhões de dólares em todo o mundo. A América Latina corresponde a 4%, com 4,1 bilhões de dólares, e o Brasil é líder no continente, com movimento de 1,3 bilhão de dólares.

AEROCOOL – projeto de consultoria de marketing digital e SEO

Logo oficial AEROCOOL - marca gamer

Projeto mais recente adotado para uma das maiores marcas do segmento, a AEROCOOL, uma marca gamer tailandesa que é representada no Brasil pelo grupo Hayamax. Logo após o lançamento do site brasileiro, surgiram diversas necessidades estratégias no meio digital.

  • Obter bom posicionamento nos buscadores;
  • Ter ações estratégias de divulgação nas redes sociais;
  • Marcar presença em grandes discussão digitais, como interações em vídeos do Youtube ou fóruns de discussão;
  • Parcerias com influenciadores para destacar a marca;

SEO é uma das melhores soluções


Para quem procura pela marca, sempre vai encontrar o site nos buscadores. O grande problema foi quando usuários procuravam por acessórios gamers com dúvidas sobre os produtos, sem ainda se importar qual marca.

O projeto de SEO visou melhorar o posicionamento do site AEROCOOL para intenções de busca por periféricos gamer em geral, como gabinetes e coolers, atingindo assim pessoas que ainda não conheciam a marca. Para isso, adotou os seguintes passos para melhorar os posicionamentos:

  • Consultoria para desenvolvedores no processo de criação do novo site;
  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Análises dos concorrentes;
  • Otimização técnica do HTML e da estruturação;
  • Otimização do conteúdo do site, com melhoras do texto, melhor engajamento e tratamento de palavras-chave;
  • Divulgação da marca para principais fontes relevantes na internet;
O resultado é melhor posicionamento, aumento no tráfego orgânico e maior alcance da marca, tanto para clientes finais quanto para novos revendedores.

Marketing digital para gamers - entenda conceitos básicos


Estratégias para canais no Youtube


De acordo com dados do Google, um dos assuntos mais procurados no Youtube é justamente jogos eletrônicos e gamers em geral. Milhões de usuários pesquisam assuntos sobre os jogos preferidos, e por isso os canais no Youtube fazem tanto sucesso e faturam alto por meio da publicidade e parcerias.
Mas não é tão fácil engajar e conquistar seguidores. Para isso, é necessário investir em bom estúdio, ótimos aparelhos de gravação, ambiente legal (não precisa ser tão profissional, mas ao menos temático). O mais importante, realizar ações de marketing digital. Para começar, deve-se preocupar com o marketing de busca.

Repare que o Youtube, assim como Google, utiliza algoritmo para posicionar vídeos em resultados de pesquisa. Para ter sucesso, é preciso adotar metodologias de otimização que tem os seguintes objetivos:

  • Otimizar a descrição do vídeo com as principais palavras-chave;
  • Tratar para que o vídeo tenha alta quantidade de horas de exibição e menos rejeição;
  • Usar as tags corretas;

Estratégias de otimização para sites de lojas e marcas gamers

A maioria dos usuários que pesquisam sobre jogos e compra de acessórios gamers utilizam o Google. E se o site da sua loja gamers ou sua marca não aparece nas primeiras posições, bem, terá que gastar muito mais com mídias patrocinadas para atingir o público.

O SEO é um dos melhores recursos do marketing digital por que aplica metodologias de otimização para posicionamentos nos buscadores.

  • Pesquisa de palavras-chave e análise de concorrentes;
  • Otimização técnica do site da empresa;
  • Otimização da arquitetura da informação e categorização;
  • Otimização do conteúdo do site, com melhor qualidade de texto e aplicação de palavras-chave;
  • Divulgação da empresa em canais relevantes da internet;

As redes sociais

As pessoas detestam encontrar somente ofertas, elas querem tiras dúvidas e dialogar. Por isso, organicamente, é recomendável compartilhar curiosidades, dicas, e não ofertas.

Para as mídias patrocinadas nas redes, como o Facebook Ads, importante oferecer materiais ricos gratuitamente para geração de leads, não apenas ofertas. Importante educar os futuros clientes.

Você tem um negócio no segmento gamer? Para começo de conversa, se para as principais palavra-chave o seu site não aparece nas primeiras posições do Google, então precisa urgentemente de ações inteligentes de marketing digital.

Marcações ou categoria: Marketing Digital de sucesso
Imagem do jornalista Paulo Augusto Sebin

Escrito por

Jornalista especializado em marketing de conteúdo e SEO. Atua em comunicação organizacional e otimização de conteúdos para mecanismos de pesquisas. Já atuou em jornal impresso, assessoria de imprensa e emissora de rádio.


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