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quarta-feira, 19 de abril de 2017

Contratar serviços de SEO é essencial para muitas empresas

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A indústria de SEO vale US$ 65 bilhões. Ainda diziam que SEO morreria

SEO vale UU$ 65 bilhões no mundo - importante contratar SEO para os negócios

Desde seus primeiros dias, otimização de mecanismo de busca (SEO) sempre foi desafiador para qualquer profissional de marketing e comunicação. Virou moda passageira? Marketing de busca estaria com os dias contados? Com o crescimento das redes sociais, otimização orgânica deixaria de ser importante?

Não somente sobreviveu ao longo dos anos como é próspero: De acordo com um estudo recente da Borrell Associates, as empresas gastaram US$ 65 milhões em SEO em 2016 . Isso é mais do que triplicar o que previam antes de 2010.

Além do mais, há previsão que a indústria de SEO continuará crescendo com estimativa de US$ 72 bilhões em 2018 e US$ 79 bilhões até 2020. O que impulsiona essa necessidade de investimentos por parte das empresas são as constantes mudanças nos algoritmos de buscas e tendências, e claro, muitos segmentos de mercado estão ganhando concorrência que investe na otimização e conquista por espaço orgânico nos buscadores.

Embora as estimativas podem ser falíveis, isso sugere que SEO cresceu ainda mais do que o esperado anteriormente, com uma trajetória para preservar esse crescimento bem no futuro. De fato, outra pesquisa recente de 357 profissionais de marketing descobriu que mais de 90% planejam aumentar seus orçamentos de SEO ou mantê-los no mesmo ano. Supondo que estas projeções são pelo menos aproximadamente precisas, há alguma coisa que vai parar SEO de crescer?

Fatores para o crescimento perpétuo de SEO


Vamos dar uma olhada em algumas das razões SEO pode continuar a crescer indefinidamente:


  1. Mais pesquisas de usuários. É provável que o número de pesquisas por usuário cresça bem no futuro. As gerações mais velhas, avesso à tecnologia, abrirão espaço para as gerações mais jovens, que dependem da tecnologia para tudo. Além disso, as tecnologias se tornarão mais rápidas e mais convenientes, permitindo ainda mais tráfego de busca para cada usuário em circulação.
  2. Mais usuários. O grande número de usuários de pesquisa também aumentará, aumentando os efeitos do crescimento de pesquisa por usuário. Isto é em grande parte devido à internet tornando-se mais acessível e mais disponível para diferentes regiões do planeta. O Brasil ainda conta com milhões de pessoas sem acesso à internet. Tendo boa política e melhorias na economia, há um enorme potencial de crescimento no país. De qualquer maneira, até 2014 o país registrou 110 milhões de usuários conectados. Um dia em breve, graças aos esforços do Google, Facebook e outras empresas, podemos desfrutar de disponibilidade universal da internet. 
  3. Mais pontos de venda para a visibilidade da pesquisa: hoje os buscadores Google e Bing dominam o mercado e as preferência. Os motores de busca alternativos certamente subirão. Pode-se destacar os motores de busca específicos de plataformas individuais, como os motores baseados na loja de aplicações, a Amazon.com ou a pesquisa no YouTube. Também podemos apostar no crescimento de buscadores mais segmentados.
  4. Diminuir o poder dos anúncios tradicionais: Os métodos de propaganda tradicionais estão morrendo há muito tempo, e eles continuarão diminuindo no poder até que eles acabem desaparecendo. Quando eles finalmente desaparecerem, uma série de empresas dependentes de anúncios tradicionais como um meio de aquisição de clientes não terá escolha, mas olhar para campanhas de marketing digital para complementar suas estratégias de aquisição se tornará uma obrigação para não morrer.
  5. Qualificação de SEO: Em todo o mundo há melhorias na criação e gerenciamento de campanhas de SEO mais intensas. Como um exemplo simples, o que costumava ser uma questão de preenchimento de palavra-chave e construção de link barato tornou-se agora uma intrincada estratégia de desenvolvimento de conteúdo e publicação. Quando eu comecei a trabalhar com SEO as coisas eram mais mecânicas. Hoje há uma maior dependência para geração de conteúdo, palavras-chave de melhor conversão (volume de acessos já não importa tanto), e tantos outros detalhes a serem analisados. Nunca precisou-se tanto de profissionais de comunicação para a eficácia das otimizações de sites.

Ao menos nos próximos 10 anos contratar serviços de SEO continuará sendo essencial para empresas e organizações sobre qualquer estratégia de marketing digital. Um Inbound Marketing não funciona se não houver posicionamento orgânico favorável. Também é difícil depender apenas de tráfego em links patrocinados pois os custos são altos e qualquer problema financeiro fará com que o site da empresa desapareça dos resultados.

Esse texto é uma adaptação à realidade brasileira, originalmente por Searh Engine Land.

SEO marketing o que é?


Quando os buscadores começaram a ser largamente utilizados, não demorou muito para que empresas percebessem que seria um bom negócio aparecer nas primeiras posições nos resultados de buscas. Esse conceito se fortaleceu com o crescimento do Google.

Pesquisadores começaram a estudar como era o comportamento do algoritmo do buscador e assim trabalhar dentro dos sites para que se posicionassem bem nos resultados de pesquisas. Antes bastavam detalhes mais técnicos, como inserção de repetidas palavras-chave, por exemplo, que bastasse. Hoje não é bem assim. São dezenas e dezenas de fatores que analistas precisam prestar atenção, principalmente no que refere-se a conteúdo de qualidade.

Desde então o SEO marketing digital cresce a medida que empresas passam a competir mais por resultados. Contratar uma consultoria de SEO se tornou uma das prioridades para muitas organizações. Infelizmente é uma profissão ainda não regulamentada no Brasil - e em boa parte do mundo para se dizer a verde - mas que contribui para sucessos e gerações de novos negócios para milhares de empresas.
Marcações ou categoria: Marketing de Busca, Marketing Digital, Todos
Imagem do jornalista Paulo Augusto Sebin

Escrito por

Jornalista especializado em marketing de conteúdo e SEO. Atua em comunicação organizacional e otimização de conteúdos para mecanismos de pesquisas. Já atuou em jornal impresso, assessoria de imprensa e emissora de rádio.


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