CONTATO COMERCIAL AQUI

O que é Sitelinks e por que Google removerá função no Console Search

Após 9 anos em execução, a Google anunciou que removerá do Console Search a possibilidade do dono do site remover sitelinks a serem eventualmente exibidos nos resultados de pesquisas.

O recurso possibilitava indicar para o Google que determinados URL`s não deveriam aparecer na listagem de siteslinks nos resultados de pesquisas, podendo webmasters, donos de sites e analistas de SEO filtrarem algumas páginas.

De acordo com a Google, os algoritmos melhoraram muito a capacidade de encontrar e escolher os melhores siteslinks de destaque nos resultados de buscas, e com isso, é desnecessário o próprio dono site tentar controlar o que é ou não exibido.

O que é Sitelinks

Ilustração para entender o que é Sitelinks nos resultados de buscas


São links adicionais com endereços de páginas internas de um site que podem ser exibidos nos resultados de buscas, dependendo de alguns fatores, como relevância do site, relevância para o usuário, estrutura e arquitetura de navegação. Caso a estrutura do site não permita que os algoritmos localizem bons links ou o sistema do Google considerar que é irrelevante para o pesquisador, os sitelinks são ignorados.


Sites com boa estrutura possuem categorias claras e objetivas, e é comum exibir os links dessas categorias para encurtar o clique do usuário. Esse elemento aumenta, muito, o CTR (clique divido pela impressão) por que chama a atenção do pesquisador.

Como ajudar o Google e entender sitelinks



  • Forneça uma estrutura clara para o seu site, usando as ligações internas relevantes e texto âncora que sejam informativos, compactos e sem repetições;
  • Permitir que o Google possa rastrear e indexar páginas importantes dentro do seu site. A dica é usar o recurso "Buscar e Renderizar" presente no Console Search (antigo Google Webmaster Tools) para verificar se eles podem ser processados ​​corretamente;
  • Se você precisar remover uma página de pesquisa completamente, use uma meta-name robots "noindex" na página em questão, é a maneira prática de agora evitar a exibição de sitelinks de baixa qualidade, quando isso ocorrer;

O recurso pode ser aplicado nas campanhas de Adwords, não é exclusivo em resultados orgânicos. Chama-se extensão de Sitelinks. O anunciante pode inserir respeitando várias regras. Por exemplo, não é permitido trabalhar com palavras-chave, caracteres especiais e marcas registradas. A dica é sugerir como a mesma estrutura de categorização do seu site.

A exibição em anúncios depende do índice de qualidade do seu anúncio, lance adequado, e sempre é exibido apenas no anúncio que estiver na primeira posição dos resultados de pesquisas.