AD (728x60)

Copyright Text

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

O que é Sitelinks e por que Google removerá função no Console Search

Compartilhe
Após 9 anos em execução, a Google anunciou que removerá do Console Search a possibilidade do dono do site remover sitelinks a serem eventualmente exibidos nos resultados de pesquisas.

O recurso possibilitava indicar para o Google que determinados URL`s não deveriam aparecer na listagem de siteslinks nos resultados de pesquisas, podendo webmasters, donos de sites e analistas de SEO filtrarem algumas páginas.

De acordo com a Google, os algoritmos melhoraram muito a capacidade de encontrar e escolher os melhores siteslinks de destaque nos resultados de buscas, e com isso, é desnecessário o próprio dono site tentar controlar o que é ou não exibido.

O que é Sitelinks

Ilustração para entender o que é Sitelinks nos resultados de buscas


São links adicionais com endereços de páginas internas de um site que podem ser exibidos nos resultados de buscas, dependendo de alguns fatores, como relevância do site, relevância para o usuário, estrutura e arquitetura de navegação. Caso a estrutura do site não permita que os algoritmos localizem bons links ou o sistema do Google considerar que é irrelevante para o pesquisador, os sitelinks são ignorados.


Sites com boa estrutura possuem categorias claras e objetivas, e é comum exibir os links dessas categorias para encurtar o clique do usuário. Esse elemento aumenta, muito, o CTR (clique divido pela impressão) por que chama a atenção do pesquisador.

Como ajudar o Google e entender sitelinks



  • Forneça uma estrutura clara para o seu site, usando as ligações internas relevantes e texto âncora que sejam informativos, compactos e sem repetições;
  • Permitir que o Google possa rastrear e indexar páginas importantes dentro do seu site. A dica é usar o recurso "Buscar e Renderizar" presente no Console Search (antigo Google Webmaster Tools) para verificar se eles podem ser processados ​​corretamente;
  • Se você precisar remover uma página de pesquisa completamente, use uma meta-name robots "noindex" na página em questão, é a maneira prática de agora evitar a exibição de sitelinks de baixa qualidade, quando isso ocorrer;

O recurso pode ser aplicado nas campanhas de Adwords, não é exclusivo em resultados orgânicos. Chama-se extensão de Sitelinks. O anunciante pode inserir respeitando várias regras. Por exemplo, não é permitido trabalhar com palavras-chave, caracteres especiais e marcas registradas. A dica é sugerir como a mesma estrutura de categorização do seu site.

A exibição em anúncios depende do índice de qualidade do seu anúncio, lance adequado, e sempre é exibido apenas no anúncio que estiver na primeira posição dos resultados de pesquisas.
Marcações ou categoria: Marketing de Busca, Marketing Digital, Todos
Imagem do jornalista Paulo Augusto Sebin

Escrito por

Jornalista especializado em marketing de conteúdo e SEO. Atua em comunicação organizacional e otimização de conteúdos para mecanismos de pesquisas. Já atuou em jornal impresso, assessoria de imprensa e emissora de rádio.


2 comentários:

  1. Ao utilizar o site link em dois dos meus sites no segmento de passeios em João pessoa percebi que dobraram meus cliques, mas também triplicou o meu orçamento diario. Existe alguma forma de limitar o valor de um grupo de sitelink? Fico muito grato pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não é possível limitar valor de um grupo de sitelink por que o mesmo está atrelado a campanha. Para isso você deve diminuir o orçamento diário no nível da campanha, mas como consequência poderá diminuir os cliques. Triplicar o orçamento diário pode ser um bom ou mal sinal.

      É bom sinal se o custo por clique for menor com aumento de tráfego e principalmente, conversão deseja.

      É um péssimo sinal se o custo por clique aumentar, por que aí o custo por conversão também aumentará.

      Recomendo que você avalie o índice de qualidade das campanhas e palavras-chave. Se estiver ruim ou regular, você deverá melhorar o seu site, tanto no conteúdo quanto nos incentivos à conversão.

      Analise também o CTR, se estiver baixo e a taxa de rejeição, se estiver alta, é por que alguma coisa está evitando do usuário converter e navegar no seu site.

      Excluir

 

Melhores do mês

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Siga-me por e-mail

Por que confiar em Paulo Sebin?

  • Especialista em SEO com dezenas de projetos de sucesso.
  • Sempre trabalhou mais de 4 anos por empresa.
  • Certificações Google e Comunicação Social
Copyright © Especialista em SEO e consultor marketing digital - jornalista Paulo Sebin | Layout feito por Templateism.com