CONTATO COMERCIAL AQUI

Posicionamento no Google com marcação de dados HTML

Há muito tempo que o Google utiliza o recurso de marcação de dados para entender melhor o conteúdo das páginas dos sites e também para exibir resultados personalizados. Provavelmente você já deve ter se deparado com algum resultado diferenciado nas pesquisas que realizada no Google. Por exemplo, quando procura por um determinado produto, no próprio resultado de pesquisa, são exibidos preços e avaliações de usuários (com pontuações e estrelinhas). Também é muito comum encontrar informações adicionais sobre receitas culinárias, como imagem do prato, avaliações, tempo de preparo, ingredientes, entre outras informações.

O processo parece simples, mas requer atenção. O Google, na maioria das vezes, utiliza marcação de dados no HTML para entender cada parte do conteúdo. As duas maneiras mais utilizadas são marcações Schema.org e J-SON, este último o meu preferido por que trabalha com Java Script. Calma, você não precisa ser um programador para implementar tal função. É isso que vou ensinar.

Posicionamento no Google com marcação de dados


Antes, algumas informações importantes. A Google afirma que as marcações no HTML não impulsionam posicionamentos, apenas dão algum destaque no resultado de busca. Ainda assim, é um recurso que deve ser utilizado, pois contribui para aumentar o CTR (taxa de clique dividido pela taxa de impressões). E digo mais, nunca acredite em tudo o que a gigante de buscas informar, pois há sim uma chance remota das marcações contribuírem para melhores posicionamentos no Google.

Mesmo com a devida marcação no HTML, o mecanismo de pesquisa não é obrigado a exibir o conteúdo por que depende de muitos outros fatores.

Como aplicar marcação de dados J-SON

Nada melhor do que usar um exemplo real, e para isso vou demonstrar caso de um blog meu, o Saboreie Receitas.

Primeiramente, observe na imagem abaixo como é exibida uma determinada postagem lá no resultado de pesquisa.

Modelo de posicionamento no Google com marcação de dados HTML


Podem perceber que é exibida uma imagem ilustrativa da receita, juntamente com a data da postagem e tempo de preparo. Essa imagem contribui para que os usuários acessem o conteúdo, pois chama mais a atenção.

Como aplicar?


Acompanhe exemplo do código presente na postagem da ilustração exibida acima.

<script type="application/ld+json">
{
  "@context": "http://schema.org/",
  "@type": "Recipe",
  "name": "Receita pão caseiro integral com castanha e aveia",
  "image": "https://2.bp.blogspot.com/-5VmVPS9Dq_c/V7Gxr7H7zHI/AAAAAAAAFr4/y_p_xgtT_VE4nxZb2JYZxZOg9rN5JIgQACLcB/s1600/pao-caseiro-integral.JPG",
  "author": {
    "@type": "Person",
    "name": "Saboreie Receitas"
  },
  "datePublished": "2016-08-15",
  "description": "Aumentou consideravelmente a procura por pães integrais. Eu, por exemplo, nos últimos dois anos tenho preferência pelos integrais. Compartilho logo abaixo receita de pão caseiro integral que é muito bom, perfeita para o lar e até mesmo para vender àqueles empreendedores.",
  "prepTime": "PT30M",
  "cookTime": "PT25M",
  "totalTime": "PT55M",
  "recipeYield": "10 pães médios",
    "recipeIngredient": [
    "400 ml de água morna",  
"25 gramas de fermento fresco para pão",
"100 ml de óleo",
"1 colher de sobremesa de sal",
"2 colheres de sopa de açúcar mascavo",
"1 xícara de chá de aveia (de preferência em flocos, mas em pó também fica bom)",
"Meia xícara de chá de gérmen de trigo",
"1 xícara de café de semente de linhaça",
"2 copos americanos de farinha de trigo integral",
"Farinha de trigo até dar o ponto",
"Castanha triturada a gosto",
"100 gramas de linhaça triturada"
     ],
  "recipeInstructions": "Primeiramente, triture a castanha e a linhaça. Após, em uma vasilha de sua preferência, misture o fermento com o açúcar para derreter e depois acrescente todos os ingredientes, inclusive a castanha e linhaça trituradas. Em uma superfície lisa e enfarinhada, sove bem a massa e deixe crescer até dobrar de volume. Modele os pães e coloque em forma de bolo forrada com papel manteiga. Deixe crescer novamente. Pré-aqueça o forno com temperatura aproximada de 180ºC por 10 minutos. Em seguida, coloque para assar em 200ºC por aproximadamente 25 minutos, mas sempre acompanhe por que esse tempo pode variar de acordo com o tipo de forno."
}
</script>

Não há muito o que explicar. O próprio conteúdo do Script ensina por si. A implementação pode ser manual, ou seja, no editor HTML do seu site ou blog, basta inserir o código acima substituindo apenas as informações de cada postagem (nesse caso, é uma receita). Também é possível, com auxílio de programador, criar um mecanismo que imprima o conteúdo personalizado de acordo com as informações da postagem.

Para outras marcações

Existem marcadores para páginas de produtos, notícias e artigos, eventos, entre outras. Para cada qual, consulte modelos oficiais disponíveis pela Google.