AD (728x60)

Copyright Text

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Meu site sumiu do Google, e agora?

Compartilhe
O Google passa por constantes transformações. Por isso digo que SEO é contínuo. Apesar de realizar projetos em único ciclo, ou seja, tem começo e fim, é sempre importante ter um processo contínuo de consultoria exatamente para não ser pego de surpresa. Pego de surpresa? Isso mesmo.

Posições orgânicas nos resultados de pesquisas é como uma moeda flutuante, ora o Dólar está mais caro frente ao Real, ora mais barato. De acordo com o Google, há mais de 200 fatores que classificação instalados no algoritmo do mecanismo de pesquisa, e são atualizados de acordo com as necessidades da companhia, tanto dos interesses comerciais quanto da qualidade, afinal, o Google é o buscador preferido pela enorme maioria exatamente pela qualidade dos resultados de pesquisas.
Se alguém disser para você, “olha, vamos fazer SEO, em alguns meses verá o resultado e pronto, conquistou posicionamento e nem se preocupe mais”, em parte é mentira. De fato, otimização de site gera bons resultados, mas a posição do seu site não estará congelado para sempre.

Meu site sumiu do Google, ai meu Senhor, o que fazer?


Digamos que sua empresa investiu forte em SEO há um ou dois anos, colheu maravilhosos frutos, muitos acessos, vendas, contatos, e de repente os acessos caíram pela metade, juntamente com as vendas. O seu site sumiu do Google, simplesmente caiu muitas posições.
Para quem percebeu isso após setembro de 2016 é por que foi atingido pelas avançadas atualizações do Google.

Setembro de 2016: aniversário de 18 anos do Google promoveu fortes mudanças

Otimização local

O Google aprimorou, e muito, os resultados por localização do usuário. Na prática, mais intenções de buscas o mecanismo entrega sites e conteúdos declaradamente locais. Exemplo prático.
A palavra-chave “feiras e eventos” sempre retornava páginas gerais, de âmbito nacional, grandes portais de diversas regiões do país. A partir de setembro de 2016, a mesma palavra-chave passou a exibir em muitas cidades resultados personalizados de acordo com a localização do usuário. O Google reúne páginas de sites registrados no Google Meu Negócio ou conteúdo que promove eventos locais e assim personalizada o resultado de busca, seguindo os critérios.
Imagem de resultado de pesquisa para Feiras e Eventos
Resultado da palavra-chave "feiras e eventos" em pesquisa realizada em Londrina. Meu Guru e LPR foram otimizados por Paulo Sebin. Agora, o resultado é mais local.


  • Cadastros no Google Meu Negócio
  • Citação de cidade no conteúdo da página, tanto no texto quanto nos títulos
  • Palavra-chave principal em diversos conteúdos do site declarado para determinada cidade, ou seja, no Google Meu Negócio

Atualização Penguin


Esse foi o nome dado a uma atualização que tem como objetivo encontrar e punir sites que possuem links considerados não naturais em diversos canais da internet. Um dos critérios utilizados para isso é contabilizar o número de links que utilizam o texto âncora perfeito, ou seja, palavras exata com a palavra-chave principal como link para o seu site.
Outros critérios são analisados, como quantidade de links em locais suspeitos, entre outros. É uma tentativa do Google para evitar Spam e assim manipular a relevância atribuída.
Antes, o Penguin era atualizado com frequência e agora faz parte do algoritmo Google em tempo real. Esse fator poderá fazer com o que seu site desapareça do resultado.

Negócios de nível nacional sofrerão quedas no mecanismo de pesquisa


Supondo que seu negócio esteja localizado em Londrina mas o site é de interesse em todo o Brasil e São Paulo é a principal fonte de tráfego. Se muitos dos seus concorrentes estiverem em São Paulo, eles eventualmente podem ser beneficiados para as buscas realizadas na cidade paulista, derrubando consideravelmente o seu site. Portanto, a concorrência para buscas orgânicas será muito maior. Caso o tráfego de seu site tenha caído drasticamente a partir de setembro de 2016, entenda que pode estar sendo afetado com essa radical mudança do Google. Cabe ao analista de SEO estudar, identificar e encontrar e melhor solução para que haja qualidade necessária e assim reverter tal situação tão negativa.


Há quem ganhe nessa história


Muitas empresas atendem a uma determinada região apenas. Nesse caso, concorrentes de níveis nacionais poderão sofrer quedas, dando mais espaço para empresas pequenas e médias que oferecem, principalmente, serviços na cidade onde atua.
Com bom conteúdo estratégico, site amigável com ótima estrutura e usabilidade pode se tornar uma ótima renda conquistando posições nos resultados de pesquisas locais, tornando-se, inclusive, referência no segmento.
Marcações ou categoria: Marketing de Busca, Todos
Imagem do jornalista Paulo Augusto Sebin

Escrito por

Jornalista especializado em marketing de conteúdo e SEO. Atua em comunicação organizacional e otimização de conteúdos para mecanismos de pesquisas. Já atuou em jornal impresso, assessoria de imprensa e emissora de rádio.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Melhores do mês

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Siga-me por e-mail

Por que confiar em Paulo Sebin?

  • Especialista em SEO com dezenas de projetos de sucesso.
  • Sempre trabalhou mais de 4 anos por empresa.
  • Certificações Google e Comunicação Social
Copyright © Especialista em SEO e consultor marketing digital - jornalista Paulo Sebin | Layout feito por Templateism.com