AD (728x60)

Copyright Text

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Como vender roupa infantil pela internet

Compartilhe
Foto de meninas na divulgação da loja EcaMeleca

O mercado para público infantil é um campo fértil para vendas. O Brasil é um dos países que mais se consome produtos e serviços nesse segmento. Até algumas décadas, os papais iam para a cidade ou shopping e encontravam lojas especializadas para bebês e crianças para comprarem, principalmente, roupas. Com o avanço da internet e pela praticidade proporcionada, as lojas virtuais passaram a ser ótimas opções para quem pretende comprar roupa infantil com preços mais baixos e ainda receber em casa sem preocupações.

De acordo com Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), as vendas de roupas, calçados e acessórios infantis deve crescer 6% ainda em 2016. Mesmo em período de crise que o país vive, em 2015, houve crescimento aproximado de 2,2% em comercialização de peças e 7,3% em monetizações reais. Outro dado interesse é que, segundo informações da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), as micro e pequenas empresas representam 90% do setor de vestuário no Brasil. Por isso é fácil encontrar lojas de pequeno porte na internet que fazem o maior sucesso.

Não se engane. Vender roupa infantil pela internet não é tão fácil


Qualquer empreendedor que observar esses números deve imaginar que o mercado brasileiro é fácil para conseguir vendas de roupas infantis. Nada disso. Para ter sucesso na internet, é necessário prestar atenção na concorrência. Basta fazer qualquer pesquisa no Google e logo descobrirá centenas de sites, desde lojas consagradas até menos conhecidas.

Passos para entrar na internet e crescer


1. Site moderno, amigável e responsivo


O desenvolvimento de um bom site é o primeiro passo para objetivar a venda de roupa infantil pela internet. Nem pense em contratar sistemas alugados pensando em economizar, pois a economia de hoje é seu fracasso amanhã. Invista em sistemas já conhecidos pela excelência em otimizar para mecanismos de pesquisas e que oferecem liberdades para alterar facilmente qualquer elemento do seu site. Não cometa o mesmo erro de muitos contratar sistemas padrões e alugados. Nesses casos, ao longo tempo, percebe-se que é necessário atrair usuários, para isso, há de ter investimentos em marketing digital. Se o sistema do site for ruim ou dificultar alterações importantes, dificilmente será encontrado no Google, por exemplo.

Desenvolva um site com sistemas amigáveis, como Magento ou Wordpress. Se preocupe com navegação amigável em dispositivos móveis, boa estruturação.

2. Otimização de Site - SEO


Colocar o site no ar de longe garante que receberá milhares de visitas mensais ou diárias. O Google precisa entender o quanto seu site é importante. O primeiro passo é desenvolver site moderno e amigável, mas ainda assim é necessário passar por um processo de otimização para conseguir as primeiras posições orgânicas nos resultados de buscas, que contemple qualidade no conteúdo, HTML que segue regras dos buscadores, conteúdo citado e referenciado na internet, entre outras ações que visam bons resultados nos buscadores com as principais palavras-chave do seu negócio.

Acredite: é um processo a longo prazo, mas com resultados sensacionais, pois mais de 90% dos usuários pesquisam produtos e serviços no Google.

3. Redes sociais


Cansei de ver empresas desperdiçarem dinheiro e tempo com ações erradas nas redes sociais. Os usuários não querem ver publicidades diretas. Elas querem acompanhar conteúdo de qualidade. E isso as empresas podem fazer, o que faltam para elas são profissionais qualificados para esse trabalho.

Crie conteúdo atrativo e que desperte atenção das pessoas. A venda é o segundo passo e virá naturalmente.

4. Publicidade Google


Aparecer no Google é a regra número um no processo do marketing digital, pois é o canal que mais atrai pessoas. É importante aparecer nos resultados orgânicos, conforme mencionei no item 2 desse artigo, mas o seu site não aparecerá bem posicionado para todas as palavras-chave, isso é impossível. Aí entra a publicidade no Google. Chamado de Adwords, é um sistema de leilão de palavras-chave ao qual você pode exibir seus anúncios nos resultados de pesquisas e também em sites e blogs parceiros da Google.

O processo é bem complexo, pois envolve configurações e acompanhamentos de campanhas e grupos de anúncios que, se bem cuidados, geram resultados memoráveis, que permite investir cada vez mais. Interessante notar que quando anuncia no Google, você só paga por clique (se a campanha for configurada para CPC "Custo por Clique").

Referência de uma boa loja de roupa infantil


A loja EcaMeleca Moda Infantil é contemplada com minhas ações de otimização. Projeto ótimo, pois envolve produtos para crianças. O tráfego orgânico cresce a cada semana, pois o processo de otimização melhora muitos aspectos estruturais do site, e claro, conteúdos. A loja é gerenciada por mulheres que viram o potencial crescimento nesse setor.

Se você deseja vender roupas infantis pela internet, é obrigatório prestar muita atenção no marketing online. Os visitantes precisam ser atraídos para eu site, mas para isso, precisa estar visível nos mais importantes canais, como buscadores e redes sociais.
Marcações ou categoria: Marketing de Busca, Marketing Digital de sucesso, Todos
Imagem do jornalista Paulo Augusto Sebin

Escrito por

Jornalista especializado em marketing de conteúdo e SEO. Atua em comunicação organizacional e otimização de conteúdos para mecanismos de pesquisas. Já atuou em jornal impresso, assessoria de imprensa e emissora de rádio.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Melhores do mês

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  • Logo oficial da agência K2 Comunicação - Marketing Digital
  • Logo oficial do portal de eventos Meu Guru

Siga-me por e-mail

Por que confiar em Paulo Sebin?

  • Especialista em SEO com dezenas de projetos de sucesso.
  • Sempre trabalhou mais de 4 anos por empresa.
  • Certificações Google e Comunicação Social
Copyright © Especialista em SEO e consultor marketing digital - jornalista Paulo Sebin | Layout feito por Templateism.com