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terça-feira, 17 de maio de 2016

Inbound Marketing para pequenas empresas é possível

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Inbound marketing para pequenas empresas

A situação política e econômica no Brasil não está nada fácil esse ano. Diversas empresas estão sentindo os efeitos, tendo que diminuir, inclusive, investimentos em marketing, um raciocínio completamente errado, afinal, como chegar ao seu cliente em tempos de crises se não divulgar?

É nesse cenário que o Inbound Marketing ganhou espaço e conquistou o interesse e confiança dos empresários de pequenas e grandes empresas devido a uma fórmula simples: melhor retorno sobre o investimento. Um dos segredos do Inbound é justamente conquistar o interesse dos clientes por meio do conteúdo de qualidade, isso faz toda a diferença no processo de vendas.

Planejamento do Inbound Marketing


É um processo a longo prazo que envolve diversas etapas do marketing digital para um pleno funcionamento, como nos seguintes exemplos:


  1. Identificação do público-alvo: ampla pesquisa de palavras-chave, intenções de buscas, análises de concorrentes, análises métricas, entre outros.
  2. Produção de conteúdo: definir quais canais de comunicação, se haverá um blog, vídeos, podcast, entre outros. Processo deve ser realizado por profissionais qualificados, como jornalistas, relações públicas, letras, profissionais de marketing e afins. Pode ser produzido por qualquer pessoa que tenha domínio sob seus produtos e serviços, mas precisa atender a uma boa escrita e às melhores práticas do marketing de conteúdo.
  3. Ajustes e implementações no site da sua empresa: em muitos casos é importante ter auxílio de desenvolvedores e designs. Se necessitar de um blog, por exemplo, haverá programação e layout.
  4. Estratégias de divulgação: do que adianta produzir conteúdo se os usuários não são atraídos? Deve-se definir quais canais de divulgação, como redes sociais (conteúdo orgânico e patrocinado), marketing de busca (resultados orgânicos e patrocinados nos principais buscadores, como Google), e-mail marketing, entre outros.
  5. Estratégias de conversão: atrair por atrair não adianta. Os usuários devem ser cativados a entrar em contato, baixar algum material complementar. Ajustes de layout e desenvolvimento são necessários.
  6. Análises e métricas: analisar é sempre importante, uma tarefa constante.
  7. Automação: é necessário ter um sistema eficiente para captura e classificação de leads. Esse processo facilita o controle de comunicação e marketing com os leads gerados. Agências especializadas são recomendadas.

Os usuários preparados para se tornarem clientes devem ser então abordados pelo departamento de vendas. A integração entre o Comercial e Marketing da sua empresa deve ser funcional.

São diversos profissionais envolvidos, como desenvolvedores, designs, analistas de SEO e Adwords, especialistas em redes sociais e geradores de conteúdos.



Inbound marketing para pequenas empresas, é possível?


Dependendo do segmento de mercado, as empresas não contam com equipes completas de marketing digital. Portanto, é muito mais econômico contratar uma agência full service, isto é, totalmente preparada para os processos de Inbound Marketing. Trabalho em uma agência que conta com analistas de marketing de busca, especialistas em redes sociais, desenvolvedores de sites, produtores de conteúdos e o mais bacana, é certificada pela Resultados Digitais, por isso conta com um dos melhores sistemas de automação de marketing do mercado, que proporciona mais e mais conversões para o seu negócio. É perfeitamente viável ter estratégias de Inbound Marketing para pequenas empresas com resultados incríveis.



Minha empresa é grande. Devo montar equipe própria?

Depende. É recomendado ter o apoio de uma agência que trabalha com Inbound Marketing o tempo todo, mas ter uma equipe própria tem lá suas vantagens e desvantagens.

Desvantagens


  • Alto custo

A mão de obra de muitos profissionais do marketing digital é elevada. Mas os grandes problemas são os encargos trabalhistas e sociais que incidem INSS, FGTS, 13º salário, Férias, entre outros. Se colocar na ponta do lápis, contratar agência especializada é a melhor solução.


  • Departamento vago

Sua empresa tem um analista de SEO eficiente, gera ótimos resultados porque consegue manter bom tráfego orgânico no site da sua empresa, maior parte dos leads gerados do Inbound Marketing ocorrem graças às posições orgânicas no Google e esse analista resolve deixar a empresa. São raros os analistas de SEO qualitativos no Brasil. Isso geraria uma dor de cabeça enorme para a sua empresa para encontrar essa mão de obra tão rara.

Vantagens


  • Prioridades são atendidas rapidamente

Os profissionais atendem às necessidades da sua empresa em tempo real. Você não dependeria do tempo disponível da agência.


  • Controle facilitado da gestão

A agência conta com sistema de controle interligado entre os profissionais da agência e gestores da sua empresa, isso facilita muito o controle dos trabalhos. Obviamente não substitui o contato onipresente entre as partes.

Para concluir, é perfeitamente possível investir em Inbound Marketing para pequenas empresas com baixos custos e o mais importante, com mais e mais retornos pela sua eficácia e estratégia.
Marcações ou categoria: Marketing de Busca, Todos
Imagem do jornalista Paulo Augusto Sebin

Escrito por

Jornalista especializado em marketing de conteúdo e SEO. Atua em comunicação organizacional e otimização de conteúdos para mecanismos de pesquisas. Já atuou em jornal impresso, assessoria de imprensa e emissora de rádio.


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